Algar Telecom

Ativos Intangíveis

São considerados ativos intangíveis os bens que não podem ser mensurados em números e, portanto, não estão presentes nos demonstrativos econômico-financeiros. Tais ativos representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da empresa. Dentre os ativos intangíveis que a Algar Telecom consolidou ao longo de mais de cinco décadas de atuação se destacam:

Força da marca

Detentora da marca CTBC, a Algar Telecom é a mais antiga concessionária de telefonia do Brasil, reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e satisfação do cliente desde sua fundação, em 1954. É uma empresa de capital nacional que faz parte do Grupo Algar, holding que atua nos setores de TI/Telecom, Agronegócios, Serviços e Turismo. Em 2012, a sólida imagem que a Algar Telecom desfruta no mercado foi determinante para o sucesso na sua segunda emissão de debêntures, cuja procura foi cerca de 65% acima do projetado.

Excelência tecnológica

A excelência tecnológica e a oferta de serviços inovadores figuram entre os principais diferenciais que reforçam o posicionamento da Algar Telecom, o que é essencial em um setor em que grandes players mundiais controlam grande parte do mercado. A excelência tecnológica é resultado da cultura de inovação da Companhia, conforme descrito no capítulo correspondente.

Capital humano e intelectual

A Algar Telecom é reconhecida pela equipe altamente qualificada e comprometida com os seus clientes. Tal reconhecimento reflete a crença na capacidade transformadora e no envolvimento das pessoas que dão vida à Companhia, traduzida na Visão GENTE SERVINDO GENTE, e apoiada em uma política de valorização de talentos bastante estruturada, que tem como principal catalisadora uma universidade corporativa. A UniAlgar está presente em todo o processo de desenvolvimento humano e intelectual de cada associado e também faz a gestão do conhecimento acumulado, multiplicando-o por todas as empresas Algar.

Clima de trabalho

A sustentabilidade de uma empresa também depende da satisfação de seus Talentos Humanos. A Companhia empenha-se permanentemente para propiciar aos seus associados um ambiente saudável, do qual todos tenham orgulho de pertencer. A efetividade de suas ações – bem como o desenvolvimento de novas estratégias que visam aprimorar o ambiente de todas as suas unidades - é medida por uma Pesquisa de Clima e Engajamento quantitativa, realizada anualmente, e qualitativa, realizada a cada dois anos. Em 2012, a adesão à pesquisa chegou a 95% dos associados, com representantes de todos os níveis hierárquicos. Para 93% deles, a Algar Telecom trata seus associados com respeito e 96% afirmaram que estão comprometidos com as metas e objetivos de sua área. O índice geral de satisfação ficou em 67%.