Algar Telecom

Mensagem da Administração

O ano de 2012, para a Algar Telecom, será lembrado como um ano de trabalho árduo, mas também de superação e muitos avanços. Foi um período em que convivemos com um cenário econômico e setorial desafiador. No mercado externo, a manutenção da crise na Europa, a desaceleração na China e o período de lenta recuperação vivenciado pelos Estados Unidos contribuíram para a queda das exportações e, consequentemente, para a diminuição da entrada de dólares no Brasil. No ambiente doméstico, como resposta natural a tais incertezas, a atividade econômica foi pautada pelo conservadorismo, sobretudo no primeiro semestre, finalizando com o decepcionante crescimento do PIB em 0,9%. Paralelamente, o setor de serviços continuou a sofrer a pressão dos custos com a manutenção e retenção de talentos.

Para nós, que somos a única empresa de telecom 100% brasileira, este cenário de adversidades foi ainda mais desafiador. A Algar Telecom apoiou-se em seu eficiente planejamento estratégico para tomar decisões acertadas, com o propósito de ganhar competitividade, aumentar a liquidez, manter os investimentos e continuar a crescer geograficamente e na carteira de clientes, chegando ao final de 2012 a 2,3 milhões de Unidades Geradoras de Receitas. Como resultado, a Companhia apurou receita líquida consolidada de R$ 1,8 bilhão e lucro líquido de R$ 141 milhões.

Importante reconhecimento conquistado pela Companhia deu-se no âmbito financeiro. O mercado respondeu de maneira extremamente positiva à nossa segunda emissão de debêntures. A oferta, enquadrada no Novo Mercado de Renda Fixa, superou o requerido e chegou a R$ 358 milhões. Porém, nos limitamos ao volume de R$ 294 milhões, que é o acréscimo de 35% permitido pela regulamentação. Concluímos o processo com uma concentração de investidores bastante pulverizada. O novo aporte financeiro possibilitou antecipar o pagamento de 97% do saldo a vencer até 2014 do primeiro lote de debêntures, emitido em 2007, alongando o perfil da dívida e mantendo em caixa o capital necessário para investimentos que garantirão a continuidade da expansão e a evolução dos negócios voltados ao segmento empresas.

O ano também trouxe novidades no ambiente operacional dos nossos negócios. Sempre à frente das novas tecnologias, demos continuidade e ampliamos a comercialização da ultra banda larga no varejo e incrementamos o nosso pacote de canais de TV por assinatura, que atualmente oferta mais de 170 canais, 44 deles em HDTV. Na área de relacionamento e atendimento, ampliamos o SAC 2.0, que agora integra outras plataformas de redes sociais, e passamos a contar com o Clube Corporativo Prime, formado para atender um grupo de clientes diferenciado, com potencial de consumir produtos e serviços das diferentes áreas de negócios da Companhia.

Na expansão Minas, área em que a Algar Telecom passou a atuar no varejo ao final de 2011 com a licença da Banda H, consolidamos a presença nas dezenove novas localidades, para os quais ofertamos pacotes que envolvem combinações de telefonia fixa, telefonia móvel 3G, internet rápida e TV por assinatura.

Foram determinantes para o expressivo aumento no mercado corporativo, que é um dos focos de crescimento da Companhia, os esforços para fortalecer a marca Algar. As ações estratégicas para o segmento visam soluções de qualidade a um custo competitivo e a proximidade de relacionamento com o cliente. Também neste sentido, inauguramos a casa Algar, em 2012, na cidade de São Paulo e, em 2013, outras inaugurações estão programadas. Isso nos aproximará dos nossos clientes atuais e potenciais, tornando a Companhia ainda mais competitiva e reforçando a estratégia de presença da Algar Telecom nestas capitais.

Com convicção, reiteramos que as conquistas de 2012, e também todas as outras que marcaram a trajetória da Companhia, derivam da maneira diferenciada com que atendemos os nossos clientes todos os dias, independentemente da sua localização geográfica. A Algar Telecom, assim como todas as empresas do Grupo Algar, guia suas ações pela visão GENTE SERVINDO GENTE. Tais palavras sintetizam com simplicidade um jeito de fazer negócios único, em que todos os investimentos em infraestrutura e capital humano focam um mesmo objetivo, que é o de ter qualidade e bom atendimento para satisfazer os clientes.

Toda esta dedicação e direcionamento foram fundamentais na superação dos desafios e no aumento da satisfação dos nossos clientes, que atingiu 86% no segmento empresas e 72% no varejo – índices considerados altos no setor. Além do desempenho dos profissionais da Algar Telecom, contribuíram para tal reconhecimento as nossas ações direcionadas à inteligência competitiva, as políticas de gestão de riscos estabelecidas pela Companhia e o aprimoramento do Programa Inovação, que permeia e cresce em toda organização e é peça-chave na busca por qualidade de produtos e serviços e de atendimento.

Estamos imersos na cultura de inovação. Prova disso é que, desde 2007, a Algar Telecom obteve mais de R$ 43 milhões de retorno com a criação de novas plataformas, processos e equipamentos, além de ganhos como a internalização do conhecimento e independência de fornecedores internacionais. Para fomentar ainda mais o tema, destinamos recursos para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, com potencial de reduzir custos e tornar a Companhia mais competitiva. Nesse sentido, todos os esforços levaram a Companhia a ser eleita a mais inovadora do setor de telecomunicações em 2012, segundo o ranking elaborado pela consultoria A. T. Kearney e publicado pela revista Época Negócios.

Igualmente reconhecida é a nossa política de valorização dos talentos humanos. Mantemos uma trilha de carreira com oportunidades claras de crescimento, um modelo de gestão baseado na meritocracia e a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar de nossos profissionais dentro e fora da Companhia. Neste sentido, o avanço mais significativo de 2012 foi a ampliação do PDI da Saúde, um programa para a promoção da qualidade de vida que inicialmente foi destinado aos executivos, para todos os associados.

Com a mesma dedicação, investimos em capacitação profissional. No último ano, merece destaque o programa Integrar, criado pela universidade corporativa do Grupo, a UniAlgar, especialmente para aproximar todos os associados da Algar Telecom aos objetivos estratégicos da Companhia. Em 2012, o aprimoramento dos profissionais contribuiu para o desenvolvimento dos serviços nos segmentos de Tecnologia de processos de negócios, centralizados na Algar Tecnologia, que teve o data center de Campinas (SP) ampliado em 30% de área para suportar o crescimento das operações, e da Engeset, que atua na área de engenharia de telecomunicações. Da mesma forma, na Algar Mídia, as atenções estiveram voltadas para a capacitação dos profissionais de venda nas especificidades das mídias eletrônicas, que têm grande potencial de crescimento em um futuro próximo.

O crescimento de nossas operações e também os outros avanços apresentados ao longo deste Relatório Anual derivam, ainda, das boas práticas de governança corporativa, que envolvem a atuação do Conselho de Administração, uma política de gestão de riscos que evoluiu bastante em 2012 e o compromisso com a sustentabilidade em todas as suas esferas.

Mais do que perenidade, o modelo de gestão da Algar Telecom busca a criação de valor a toda a sua cadeia de relacionamento. Assim, nossa política ambiental vai muito além do empenho para diminuir os impactos ambientais. O nosso propósito maior é o de oferecer condições e incentivos para que associados, clientes, fornecedores e comunidade também contribuam para o futuro do planeta. Este motivo, que internamente chamamos de Influência Verde, é sustentado por uma série de práticas que visam, por exemplo, eficiência energética, destinação correta de resíduos e redução da emissão de gases de efeito estufa. No âmbito social, a Algar Telecom investiu mais de R$ 5 milhões em 2012. Os recursos, fruto de investimento direto da Companhia e leis de incentivo fiscal, foram destinados para ações educacionais desenvolvidas pelo Instituto Algar e também para eventos culturais realizados em quinze cidades em que a Companhia está presente.

Iniciamos o ano de 2013 prontos para os próximos desafios. Acreditamos em um cenário econômico mais favorável, o que fomentará a demanda no nicho empresarial, para o qual temos a nossa estratégia de expansão. Visualizamos também que os novos investimentos, somados às medidas regulatórias da Anatel, possibilitarão à Algar Telecom competir de maneira mais agressiva no mercado de telefonia celular. Porém, não temos dúvida, o sucesso da Companhia estará sempre atrelado à capacidade de proporcionar uma experiência diferente ao cliente. Portanto, além de infraestrutura, continuaremos a investir fortemente em inovação e gestão de talentos humanos.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que fazem parte da história da Algar Telecom - clientes, conselheiros, acionistas, reguladores, governo, credores, associados e fornecedores – e reiterar o compromisso de ser uma Companhia diferenciada, na qual o prazer de servir para a construção de um mundo melhor é um sentimento que contagia a todos.

Divino Sebastião de Souza
Diretor Presidente da Algar Telecom

Luiz Alberto Garcia
Presidente do Conselho de Administração

GRI: 1.2, 2.9