Algar Telecom

Perfil Corporativo

Companhia aberta, não listada em bolsa de valores, a Algar Telecom é uma empresa brasileira, pertencente ao Grupo Algar, que se diferencia pelo atendimento eficaz e relacionamento próximo ao cliente. Atua como controladora direta de seis subsidiárias, cujas soluções compõem um portfólio de produtos e serviços em três segmentos de negócios complementares.

O segmento de Telecom contempla telefonia fixa, internet banda larga (ADSL I, ADSL II, HFC, GPON e 3G), comunicação de dados, telefonia móvel, provedor de internet e TV por assinatura (DTH e cabo). A Algar Tecnologia responde pela oferta de serviços de Tecnologia de processos de negócios. Na área de Negócios complementares, a Engeset atua na construção e manutenção de redes de telecomunicações, e a Algar Mídia responde pela produção de listas, guias telefônicos e outras soluções convergentes de mídia. Em 2012, esses três segmentos representaram, respectivamente, 76%, 19% e 5% da receita bruta consolidada da Algar Telecom.

O portfólio de produtos e serviços, suportado por infraestrutura inovadora e de alto nível, atende a mais de 896 mil clientes no mercado corporativo e de varejo em todo o território nacional e está presente fisicamente em seis estados – Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná – e também no Distrito Federal. Todo o trabalho envolve uma equipe que somava, ao final do último exercício, 14.351 associados comprometidos com a Visão GENTE SERVINDO GENTE, herdada do comendador Alexandrino Garcia, fundador da CTBC (atual Algar Telecom) em 1954.

Do legado de crenças e valores do empreendedor também fazem parte atributos como gestão ética e transparente dos negócios, cultura de inovação, bem-estar dos associados e compromisso com o futuro do País, princípios que deram origem a uma sólida política de governança corporativa. As boas práticas são a base da gestão comprometida com o crescimento sustentável e a geração de valor a todos os stakeholders, o que levou a Algar Telecom a apurar, ao final do último exercício, a receita líquida consolidada de R$ 1.811 milhões.

Na Algar Telecom, acredita-se que negócios são passageiros, mas princípios e valores são perenes. E isso é o que diferencia e o que une seus variados negócios e os milhares de associados. Daí resulta o esforço contínuo e permanente para manter o jeito de ser Algar em todas as suas localidades de atuação e, consequentemente, assegurar a prática de sua missão, que é a de "desenvolver negócios e relacionamentos sustentáveis que gerem valor percebido".

Grupo Algar

O Grupo Algar, um dos mais sólidos conglomerados empresariais do País, foi constituído em 1954 com a fundação da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), hoje Algar Telecom. Batizada com as iniciais de seu fundador, Alexandrino Garcia, a holding reúne atualmente nove empresas em quatro setores de atuação: TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo. Para concretizar sua Visão, GENTE SERVINDO GENTE, o grupo conta com cerca de 21 mil associados distribuídos por escritórios em mais de 1.000 cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão e também no Distrito Federal.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2012 do Grupo Algar.

GRI: 2.5, 2.6, 2.7, 2.8