Algar Telecom

Perspectivas

O cenário atual do mercado de telecomunicações no Brasil aponta boas perspectivas para todas as áreas de atuação da Algar Telecom e os resultados obtidos no último ano demonstram que a Companhia possui uma estratégia acertada e vencedora, capaz de garantir o seu crescimento sustentável.

Sempre à frente das novas tecnologias, a Algar Telecom está em fase avançada de migração da rede para a NGN (Next Generation Networks), capaz de escoar todo o tráfego de voz, dados e imagens em uma única rede, mais flexível e de alta capacidade.

O aprimoramento da infraestrutura de telecom é primordial para a evolução dos negócios nas áreas de concessão e autorização e, ainda, para alavancar a carteira de clientes corporativos, que é o principal driver de crescimento da Companhia. Em 2013, mantém-se a estratégia de expandir a atuação radialmente nas cidades ao redor do backbone existente e, ao mesmo tempo, fortalecer a marca para ampliar a sua penetração no mercado das regiões geográficas em que já atua. A inauguração da sede do Grupo Algar em São Paulo, em 2012, e outras inaugurações programadas para 2013, contribuirá para este propósito nos próximos anos.

Outro ponto favorável para aumentar a participação no mercado empresarial é o Clube Corporativo Prime, que atende os principais clientes de maneira unificada. A nova estratégia de venda, que mostrou resultados bastante positivos no último exercício, será ampliada para um maior número de clientes em 2013.

No segmento de Tecnologia de processos de negócios, a estratégia é continuar a investir em infraestrutura e na oferta de soluções inovadoras, desenvolvidas sob medida para os clientes. Em Negócios complementares, a Engeset, que tem função estratégica para o desenvolvimento do segmento de Telecom, conta com um mercado endereçável bastante favorável à sua expansão. A Algar Mídia, para continuar a ser um importante elo entre as pequenas e médias empresas e seu público alvo, tem como desafio o desenvolvimento das novas mídias eletrônicas. Seu maior potencial de crescimento está no segmento de mídia de exposição (ferramentas de voz e monitores instalados em áreas de grande circulação e concentração de pessoas), mas também devem trazer bons resultados em 2013 a unificação das equipes de vendas impressa e on-line que atuam nos segmentos de mídia de atualização (jornal) e consulta (listas).

Na área de governança corporativa, o ano de 2013 será voltado à execução dos planos de mitigação de riscos traçados nos últimos dois anos. Em sustentabilidade, a Algar Telecom mantém o compromisso de ser uma Empresa Verde, dando sequência às ações para a redução de energia e na emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), e de contribuir com a sociedade nas cidades em que atua, por meio das ações educacionais do Instituto Algar.

Tão importante para o futuro como a eficiência, a produtividade e a responsabilidade empresarial, o aprimoramento da qualidade de relacionamento seguirá, em 2013, como um dos principais desafios da Algar Telecom. A Companhia não tem dúvidas de que o seu diferencial é resultado da sua capacidade de proporcionar uma experiência diferente ao cliente. Para tanto, continuará a investir fortemente em inovação e gestão de talentos humanos.