A marca sobre forte alicerce

Ativos intangíveis

Força da Marca: com mais de 75 anos de história, a Eternit é hoje uma marca bastante conhecida no Brasil, principalmente por seu slogan: a marca da Coruja. Para dar ainda mais visibilidade, a mascote passou por uma modernização e foi amplamente utilizada em campanhas de divulgação. Em 2015, com o investimento em patrocínio esportivo, como foi o caso da Copa do Brasil (saiba mais em “Campanhas e patrocínios de 2015”), a repercussão foi ainda maior. A Precon Goiás, que desde 2014 adotou o Tucano como mascote por ser uma ave típica da região, também vem se firmando cada vez mais com uma identidade própria e independente.

Custo-benefício do fibrocimento: o fibrocimento fabricado com mineral crisotila destaca-se pela excelente relação custo-benefício. O segmento de coberturas é um dos maiores mercados da construção civil no País, e as telhas de fibrocimento apresentam demanda anual de aproximadamente 260 milhões de metros quadrados, cerca de 45% do mercado de coberturas no Brasil em 2015. Os produtos da Eternit são líderes nesse segmento e oferecem qualidade e durabilidade a preços acessíveis, favorecendo o consumo de classes sociais com menor poder aquisitivo.

Eficiência logística: 72 horas é o prazo médio da Eternit para a entrega de produtos a qualquer revenda do país (após a emissão da nota fiscal). A eficiência logística da Companhia é hoje uma vantagem competitiva bastante relevante para os mais de 15 mil canais de vendas (saiba mais em “Estrutura Operacional e Presença de Mercado”).

Diversificação: a estratégia de diversificação do Grupo confere mais sustentabilidade aos negócios e promovem à Companhia mais aderência dos seus produtos às necessidades dos clientes e às mudanças decorrentes das tendências, inovações e alterações naturais de mercado.

Aplicação de telhas de fibrocimento

Estoque de telhas de fibrocimento e caixas d’água de polietileno



SATISFAÇÃO DE CLIENTES

G4-PR5

Baseando-se na criação de diálogo constante e manutenção de relacionamentos sustentáveis, a Eternit realiza pesquisas para medir a satisfação de seus clientes anualmente. Fundamentada na metodologia NPS (Net Promoter Score) e destinada basicamente a proprietários de lojas, gerentes de compra e compradores, a pesquisa é feita por uma empresa externa. Em 2015, o resultado foi de 54,1 pontos, 18,9 pontos a menos que no ano anterior.

No caso da SAMA, a pesquisa é feita a cada dois anos. Realizada em 2015, o resultado da Sama foi de 62,8% muito satisfeito, 36,4% satisfeito e 0,8% insatisfeito. A SAMA possui um questionário de avaliação da satisfação do cliente, tanto para o mercado nacional como para o mercado externo.

Já a Tégula aplica mensalmente uma pesquisa amostral junto aos seus clientes e, semestralmente, junto aos seus distribuidores e representantes, visando monitorar e aprimorar seus produtos e serviços. As pesquisas são realizadas em todas as regiões de atuação da empresa. Os seus resultados são analisados pelo departamento de marketing e divulgados a todos os departamentos envolvidos (vendas, industrial, qualidade, entre outros). Além disso, a empresa disponibiliza um telefone 0300 e e-mails específicos para que o cliente tenha oportunidade em contatar a empresa no momento mais adequado.

As sugestões e/ou reclamações eventualmente feitas são devidamente analisadas e os clientes recebem os comentários juntamente com a indicação das ações preventivas e/ou corretivas.