O jeito Eternit de construir

Estratégia e investimentos

O crescimento sustentável só é possível com planejamento, investimento e excelência na execução. O ano de 2015 foi de consolidação dos investimentos.

A estratégia de crescimento sustentável da Eternit está estruturada em um plano de expansão e diversificação dos seus negócios (crescimento orgânico, orgânico diversificado e inorgânico). Hoje, a Companhia atua na consolidação dos investimentos realizados nos últimos anos, fundamentais para a garantia das suas metas de longo prazo, entre eles, a criação da CSC (Companhia Sulamericana de Cerâmica) e a Eternit da Amazônia. Estes investimentos estão em diferentes fases em seu ciclo de desenvolvimento, ajustando e avançando em itens como rompimento de barreira de entrada, no caso das louças sanitárias, e ajuste de capacidade e demanda para aumento de competitividade.


PLANO ESTRUTURADO DE EXPANSÃO E DIVERSIFICAÇÃO

Crescimento orgânico Crescimento orgânico diversificado Crescimento inorgânico
Aumento das atuais capacidades
nos segmentos de atuação
  Diversificação do portfólio, por meio do desenvolvimento, lançamento de novos produtos e na entrada em novos segmentos de negócios, usando a estrutura da própria Companhia ou a capacidade ociosa de terceiros Aquisição de empresas do segmento
de materiais de construção

A Companhia também tem buscado alcançar índices de excelência em eficiência e produtividade, principalmente na área industrial. Em 2015, o programa corporativo de melhoria contínua identificou mais de 40 projetos, conforme mencionado em Inovação. Para isso, foi fundamental o investimento em programas de capacitação e treinamento das lideranças, como o GoLíder, que disseminou os objetivos estratégicos do Grupo para toda a organização, atingindo até mesmo os níveis mais operacionais.

Qualidade é respeito e compromisso com os clientes.
A gestão da cadeia produtiva busca a contínua melhoria dos processos e produtos.

A Eternit tem na marca sua maior força, mas seu crescimento se respalda na localização estratégica das fábricas, que proporcionam maior eficiência logística, e do amplo canal de distribuição, disponibilizando os produtos da Eternit em mais de 15 mil pontos de revenda. Em 2015, houve um grande esforço da área comercial para manter uma base qualificada de distribuidores para garantir a pulverização e a presença em todo o Brasil. O abastecimento, inclusive das lojas de pequeno porte, é feito com o prazo médio de 72 horas (após a emissão da nota fiscal), uma vantagem bastante significativa em relação à concorrência.

As ferramentas de inteligência competitiva também têm um papel fundamental na agilidade da Companhia, pois utiliza dados geográficos e os analisa conjuntamente com a demanda por produtos e as tendências de mercado, disponibilizando o produto certo e em quantidade ajustada. Outras informações também são avaliadas, como o monitoramento do mercado, PIB, crescimento sociodemográfico, potencial de consumo, perfil de mercado, entre outros indicadores.

Como a qualidade é um dos principais motes da Companhia – e entendendo que ela deve se estender para todos os processos – a Eternit implementou processos de gestão na cadeia produtiva e a Companhia trabalha constantemente para desenvolver e ampliar os processos para que tudo melhore sempre, garantindo uma gestão eficiente.

Fábrica Eternit Rio de Janeiro (RJ)