O jeito Eternit de construir

Conduta ética e transparência nos negócios

G4-DMA-Não discriminação | G4-DMA-Concorrência Desleal | G4-SO7 | G4-HR3 |
G4-DMA-Diversidade e Igualdade de Oportunidades | G4-58

A história de mais de 75 anos da Eternit está construída em uma sólida conduta ética e total transparência nos negócios, que podem ser avaliados pela força da marca e reconhecimento nacional. Reafirmando o compromisso da Companhia na construção de relações éticas e nos seus esforços em disseminar a cultura da transparência, não há registros de ocorrências de concorrência desleal, corrupção, práticas de truste ou monopólio contra a Companhia no exercício de 2015. Também não houve casos de discriminação.



CÓDIGO DE ÉTICA
E CONDUTA

76% foi o resultado do item "orgulho de pertencer" na pesquisa de clima,
a melhor pontuação do estudo

Estabelecido desde 2004, o Código de Ética prevê as regras de conduta definidas pela Companhia e é de conhecimento de 100% dos profissionais, seja por meio do plano de integração de novos colaboradores, pelo Manual do Colaborador, Intranet, treinamentos periódicos ou por meio das constantes comunicações internas.

Focada em construir relacionamentos sólidos com todos os seus públicos, a Eternit dividiu os capítulos do seu Código de Ética em pilares, estabelecendo premissas para a interação com cada um deles. Entre as principais diretrizes expressas estão o repúdio a qualquer forma de discriminação ou corrupção.

Os desvios em relação às normas previstas no Código de Ética são tratados por meio de ações disciplinares e, dependendo da severidade, podem ocasionar o desligamento do profissional. O guia prevê ainda mecanismos para proteger seus colaboradores em casos de denúncias.

Em 2015, foi realizado em todas as unidades da Eternit e na Precon Goiás o Workshop da Ética, que envolveu cada colaborador nas diretrizes de postura e comportamento previstas no Código de Ética. O objetivo foi atrelar o valor do indivíduo à prática da sua função e aos pilares da Eternit, fortalecendo a cultura da transparência na organização. O resultado pode ser mensurado pelo orgulho que os colaboradores têm da Companhia. Na última pesquisa de clima, este foi o item mais bem avaliado, com um índice de 76%.

O Código de Ética está pautado no princípio de igualdade de oportunidades de trabalho para todos os colaboradores, sem distinção de raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual e quaisquer outras formas de diversidade. Assim como todas as diretrizes, as relativas à diversidade devem ser entendidas, cumpridas e respeitadas de forma plena.


Além da fiscalização constante, o Grupo mantém os canais abaixo para denúncia de quaisquer desvios de conduta:
Eternit

• Fale com o RH
• Fale com o Presidente
• Fale com o Conselho

SAMA

• Programa Fale com o Diretor

Tégula

• Fale com o Diretor


Saiba mais no item Código de Ética e Transparência nos Negócios ou acesse o Código de Ética e demais políticas no site de RI (www.eternit.com.br/ri) na seção Governança Corporativa/Códigos e Políticas.



COMPLIANCE

G4-DMA-Combate à Corrupção | G4-45 | G4-57 | G4-SO3 | G4-SO4 | G4-SO5

Há um empenho rigoroso na conduta ética e na aderência às leis, regulamentos e políticas relacionadas às atividades exercidas pela Eternit. A questão corrupção, assim como todos os valores que envolvem a ética, foi consistentemente debatida em todas as unidades da Companhia, inclusive com a contratação de especialistas. Em 2015, o Grupo não teve registro, em nenhuma de suas empresas, de corrupção por parte dos colaboradores.

Fábrica Precon Goiás (GO)



Para reforçar o compromisso dos colaboradores com as normas e leis e a importância de se ter um envolvimento cada vez maior com a ética na criação de um clima organizacional positivo e um relacionamento responsável, a Eternit convidou instrutores e especialistas para discorrer sobre o tema em todas as interações da Companhia.

A Casa da Ética

G4-SO6 | G4-DMA-Políticas Públicas

Na SAMA, a ação foi desenvolvida por meio da continuidade da campanha Transparência, criada para garantir que não ocorram práticas inadequadas relacionadas à corrupção em sua gestão. Todos os processos da empresa passaram tanto por auditoria da controladora Eternit, como também por auditoria externa. E todos os colaboradores, terceiros e parceiros foram conscientizados durante o processo de integração e nos Diálogos Diários de Segurança (DDS). Para integrar os colaboradores de modo mais ativo em questões que envolvem compliance, a SAMA colocou urnas para recebimento de mensagens e participação anônima em toda a empresa.

Em 2015, não houve doações ou contribuições para políticos ou partidos.



Direitos Humanos

A soma das horas de treinamento das empresas do Grupo Eternit, relacionado a direitos humanos,
foi de 3.271.
G4-DMA-Práticas de Segurança | G4-HR2 I G4-HR7

Sendo um Grupo que preza pelas relações e respeito, a Eternit investe na propagação dos direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. No caso das empresas Eternit e Precon, os colaboradores recebem conhecimento das normas e procedimentos relacionados aos direitos humanos pelo Manual do Colaborador e repasses em treinamentos e comunicações internas. No caso dos novos admitidos, 100% são orientados durante o Programa de Integração. Em 2015, foram 1.843 horas de treinamento em políticas e procedimentos relativos aos aspectos de direitos humanos relevantes para as operações. No caso da SAMA, o treinamento sobre o Código de Conduta Ética, que envolveu 100% dos novos colaboradores, terceiros (fornecedores e segurança patrimonial) e estagiários contratados em Minaçu ou São Paulo, em 2015, abordou o relacionamento entre pessoas físicas e jurídicas, orientando-as e informando-as sobre as transgressões de leis dos direitos humanos. Os treinamentos totalizaram 1.420 horas.

Mineradora SAMA (GO)