O jeito Eternit de construir

Governança Corporativa

G4-34

O MODELO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA ADOTADO PELA ETERNIT ESTÁ BASEADO NAS MELHORES PRÁTICAS DO MERCADO

Em busca constante pela transparência no relacionamento
com todas as partes relacionadas (stakeholders).

Estar em constante evolução, aprimorando o modelo de gestão e proporcionando a edificação permanente dos seus negócios faz parte da história da Eternit. A Companhia, ao longo dos seus mais de 75 anos de história, busca as melhores práticas do mercado, principalmente no que tange à ética e à transparência, valores considerados pilares pela Eternit. A postura, reconhecimento e solidez no mercado brasileiro comprovam que a sua trajetória de crescimento está embasada em uma conduta sustentável e com transparência na prestação de contas à sociedade.



Estrutura de governança

Listada desde 2006 no Novo Mercado, segmento especial de listagem da BM&FBOVESPA, a Eternit procura adotar práticas que superem a Legislação Societária Brasileira, o Regulamento de Listagem no Novo Mercado e exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em constante processo de amadurecimento e evolução, a estrutura de Governança da Companhia objetiva prestar contas com transparência, garantindo a perenidade da Companhia, e atuar com respeito ao meio ambiente, criando valor para toda a sociedade. As diretrizes, dispostas no Estatuto Social, são claras, sólidas e evoluem continuamente, garantindo a perspectiva da Companhia no longo prazo. A Companhia foi também uma das pioneiras no País a adotar, ainda em 2007, as normas de contabilidade International Financial Reporting Standards (IFRS).

Em 2015, a estrutura de governança era composta pelo Conselho Fiscal, Conselho de Administração e seus Comitês de Assessoramento: Comitê de Auditoria, Controladoria e Tesouraria; Comitê de Divulgação, Responsabilidade Socioambiental e Jurídico; Comitê de Planejamento Estratégico e Comitê de Recursos Humanos, além da Diretoria e das áreas de Controles Internos e Auditoria Interna.

Estrutura de governança em 31/12/2015

G4-34 | G4-LA12

* Acumula função
** Acumula função

Para mais informações sobre a estrutura de Governança Corporativa, acesse www.eternit.com.br/ri na seção Governança Corporativa/Administração.



Membros da governança, por categoria funcional, de acordo com gênero e faixa etária em 2015


Quantidade por categoria Abaixo de 30 anos De 31 a 50 anos Acima de 51 anos
Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino
Conselho de Administração 1 - 3 - 3 -
Conselho Fiscal* - - 8 - 2 -
Diretoria - - 2 - 4 -
Comitês 1 - 6 - 8 1

* O Conselho Fiscal é composto por 5 membros efetivos e 5 membros suplentes.



CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

G4-34 | G4-35 | G4-40 | G4-41 | G4-42 | G4-43 | G4-44 | G4-45 | G4-50 | G4-51 | G4-52 | G4-53

O Conselho de Administração (CA), eleito pela Assembleia Geral Ordinária (AGO), é um órgão autônomo de natureza colegiada que, entre outras funções, estabelece as diretrizes estratégicas da Companhia. O seu funcionamento, as suas responsabilidades e o seu relacionamento com a Diretoria Executiva e demais órgãos sociais são definidos pelo Estatuto Social e Regimento Interno. Em 2015, o mandato do CA e da Diretoria Executiva passou de um para dois anos, regra que valerá a partir da eleição de 2016.

Composto por até sete membros, 100% dos conselheiros de Administração em 31 de dezembro de 2015 eram independentes, conforme conceito adotado pelo regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA. O Conselho realiza, no mínimo, seis reuniões por ano, havendo reuniões extraordinárias sempre que necessárias ou quando convocadas por um dos seus membros. Em 2015, foram realizadas seis reuniões e as principais pautas discutidas foram estratégia, investimentos, a questão jurídica do mineral crisotila, saída do programa de American Depositary Receipts (ADRs), programa de recompra de ações, entre outros assuntos.

Para manter a integridade das decisões e atender à Lei das Sociedades por Ações, os membros do CA não podem votar ou atuar em negócios nos quais tenham interesses conflitantes com os da Companhia.

Avaliação do Conselho: Anualmente, o Conselho de Administração fará a avaliação de seu desempenho, visando aprimorar suas funções, a partir de critérios previamente definidos. A avaliação de desempenho contempla ainda o desempenho individual de cada conselheiro, de modo a garantir o alinhamento com os interesses de curto e longo prazo da Companhia e de seus acionistas.

Remuneração do Conselho: Os membros do Conselho de Administração fazem jus à remuneração fixa e/ou variável. A remuneração fixa está atrelada a participação efetiva nas reuniões do Conselho, ou seja, as ausências dos membros do Conselho de Administração nas reuniões deliberativas terão como consequência o não pagamento de seus honorários no mês correspondente. A remuneração variável é de até 1% do lucro líquido do exercício anterior, que é paga após a aprovação do balanço em Assembleia Geral Ordinária.

Para informações detalhadas sobre a remuneração dos conselheiros, consultar o Formulário de Referência, disponível nos sites da CVM (www.cvm.gov.br) e de Relações com Investidores (www.eternit.com.br/ri).



Construindo Relações

G4-35 | G4-38 | G4-39 | G4-40 | G4-41 | G4-42 | G4-43 | G4-44 | G4-45 | G4-49 | G4-50 | G4-51 | G4-52 | G4-53

Fale com o Conselho: a Eternit possui um canal de comunicação exclusivo com o Conselho de Administração. Por meio do site institucional (www.eternit.com.br/fale-com-o-conselho), acionistas e outros interessados podem esclarecer dúvidas, criticar, elogiar ou fazer alguma sugestão.



Membros do Conselho de Administração em 31/12/2015


Nome Cargo Membro desde
Luis Terepins Presidente do Conselho – membro independente* 2011
Lírio Albino Parisotto Conselheiro independente* 2004
Marcelo Munhoz Auricchio Conselheiro independente* 2011
Leonardo Deeke Boguszewski Conselheiro independente* 2014
Marcelo Gasparino da Silva Conselheiro independente* 2014
Luiz Barsi Filho Conselheiro independente* 2015
Raphael Manhães Martins Conselheiro independente* 2015

* Conforme regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA.

Os currículos dos Conselheiros podem ser consultados no site de Relações com Investidores (www.eternit.com.br/ri).



Comitês de assessoramento

O Conselho de Administração conta com quatro comitês de assessoramento, constituídos de acordo com o Regimento Interno da Companhia: Auditoria, Controladoria e Tesouraria; Divulgação, Responsabilidade Socioambiental e Jurídico; Planejamento Estratégico e Recursos Humanos. Os comitês se reúnem anteriormente às reuniões do Conselho de Administração, sendo que reuniões extraordinárias poderão ser solicitadas e agendadas por qualquer membro do Comitê. São formados por Conselheiros, Diretores e outros profissionais. Os comitês têm o objetivo de auxiliar o CA em tópicos relevantes, sendo que os temas tratados são definidos em pauta prévia. Após cada reunião, um relatório é elaborado pelo secretário do comitê.


Comitê de Auditoria, Controladoria e Tesouraria: tem por atribuição examinar e aprovar os assuntos relacionados às áreas de Controladoria, Financeira, Contabilidade, Controles Internos e Auditoria, tanto interna quanto externa, oriundos da Diretoria para submetê-los à deliberação do Conselho de Administração, quando necessário, além de propor diretrizes estratégicas das áreas que compõem este comitê.


Comitê de Divulgação, Responsabilidade Socioambiental e Jurídico: responsável por examinar e aprovar os assuntos relacionados às áreas Socioambiental, Relações com Investidores, incluindo ainda Governança Corporativa, Comunicação, Imagem Institucional e Jurídica – oriundos da Diretoria –, para submetê-los à deliberação do Conselho de Administração, quando necessário, além de propor assuntos estratégicos das áreas que compõe este comitê e com enfoque especial à questão do mineral crisotila.


Comitê de Planejamento Estratégico: tem a missão de examinar e conduzir os assuntos relacionados à área de Desenvolvimento e Novos Negócios, incluindo Planejamento Estratégico, oriundos da Diretoria para submetê-los à deliberação do Conselho de Administração, quando necessário, além de propor diretrizes estratégicas para o crescimento do Grupo Eternit.


Comitê de Recursos Humanos: é dever deste comitê examinar e conduzir os assuntos de remuneração, sucessão, avaliação de desempenho e outros relacionados à área de Recursos Humanos oriundos da Diretoria para submetê-los à deliberação do Conselho de Administração, quando necessário. Também é responsável pela operacionalização do Plano de Aquisição de Ações da Diretoria.




CONSELHO FISCAL

G4-34 | G4-46

Desde 2013, os acionistas têm deliberado em Assembleia Geral Ordinária a instalação do Conselho Fiscal, que tem como principal responsabilidade fiscalizar a situação financeira e contábil da Companhia. Em razão de sua instalação, o Conselho Consultivo, órgão de apoio ao Conselho de Administração, permaneceu vago no período de 2015.

Para informações detalhadas sobre a remuneração dos conselheiros, consultar o Formulário de Referência, disponível no site da CVM (www.cvm.gov.br) e de Relações com Investidores (www.eternit.com.br/ri).


Membros do Conselho Fiscal em 31/12/2015


Nome Cargo Membro desde
André Eduardo Dantas Membro efetivo (Coordenador) 2013
Geraldo Vinícius dos Santos Membro suplente 2015
Paulo Henrique Zukanovich Funchal Membro efetivo 2013
Daniel Cupponi Membro suplente 2013
Robert Juenemann Membro efetivo 2015
Felipe Luckmann Fabro Membro suplente 2015
Benedito Carlos Dias da Silva Membro efetivo 2015
Pedro Paulo de Souza Membro suplente 2015
Luciano Luiz Barsi Membro efetivo 2015
Daniel Vinícius Alberini Schrickte Membro suplente 2015



DIRETORIA EXECUTIVA

G4-36 | G4-39

A Diretoria Executiva é o órgão responsável por instituir as políticas de gestão de acordo com as diretrizes do Conselho de Administração, atuando de acordo com o Estatuto Social e seu próprio Regimento Interno. A Diretoria se reúne sempre que necessário para alinhamento e tomada de decisão de assuntos de execução estratégica, além de acompanhar os resultados e promover a sinergia entre as áreas e empresas do Grupo.


Nome Cargo Membro desde
Nelson Pazikas Presidente e Diretor de Relações com Investidores 2013
Flávio Grisi Diretor de Recursos Humanos 2004
Marcelo Ferreira Vinhola Diretor Comercial 2004
Rubens Rela Filho Diretor de Mineração 2004
Rodrigo Lopes da Luz Diretor Administrativo-Financeiro 2014
Welney de Souza Paiva Diretor Industrial 2014

Para informações detalhadas sobre a remuneração dos conselheiros, consultar o Formulário de Referência, disponível no site da CVM (www.cvm.gov.br) e de Relações com Investidores (www.eternit.com.br/ri).



CONTROLES INTERNOS

A área de Controles Internos Corporativa se reporta ao Presidente da Diretoria e é responsável por proteger os ativos da empresa por meio da adoção de normas administrativas e da correta aplicação dos procedimentos previstos para cada atividade das empresas do Grupo, garantindo alinhamento interno com respeito às particularidades dos negócios. Em 2015, a área de Controles Internos aplicou o CSA (Auto Avaliação de Controles) no processo de manutenção das documentações de funcionamento obrigatórias das unidades Eternit e Precon, visando apoiar às unidades no aprimoramento da gestão dos controles internos.



AUDITORIA INTERNA

A Eternit possui uma área de Auditoria Interna Corporativa, uma área independente, que está subordinada ao Presidente da Diretoria e realiza atividades de verificação previstas em calendário anual para validação do cumprimento de suas políticas, procedimentos, código de ética e exigência legais, além de atender solicitações da Diretoria, Comitê de Auditoria, Controladoria e Tesouraria, do Conselho de Administração e/ou Conselho Fiscal, visando à adequação de todas as práticas e atividades da Eternit, suas controladas e controlada em conjunto.

Em 2015, 100% das empresas do Grupo foram auditadas. A consistência das informações geradas é criteriosamente avaliada nesse processo. Como resultado, são detectados todos os pontos de não conformidade e oportunidades de melhorias nos processos, incluindo os que não têm perda financeira.



AUDITORIA EXTERNA

Os serviços de auditoria externa, relativos às demonstrações financeiras anuais e de acordo com as determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), são prestados, desde março de 2012, pela Ernst & Young Auditores Independentes S.S.



A Política do Sistema Integrado (PSI) está fundamentada nas seguintes diretrizes:

Política e diretrizes

G4-DMA-Combate à Corrupção | G4-DMA-Políticas Públicas | G4-SO3

A Eternit entende que para construir relações permanentes é preciso estabelecer diretrizes claras para os negócios, que vão sustentar a interação entre a Companhia e seus diversos públicos. Em 2006, a Eternit e a Precon Goiás estabeleceram o Programa Excelência em Gestão (PEG), reformulado, em 2012, para Sistema Integrado.

Fornecer produtos e serviços de qualidade, visando a satisfação dos clientes.

Preservar o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais gerados pela nossa atividade.

Garantir a saúde e integridade física de seus colaboradores e prestadores de serviços em nossas atividades, inclusive assegurando o uso seguro do amianto crisotila.

Assumir o compromisso público de defesa e proteção aos Direitos Humanos, Direito da Criança, Direitos Fundamentais do Trabalho, combate à Corrupção e promoção de boas práticas de Governança Corporativa, em cumprimento a todas as exigências aplicáveis às nossas atividades.

Valorizar o capital humano, atendendo aos instrumentos internacionais relacionados às práticas trabalhistas e à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, entendendo que seus colaboradores são fundamentais para suas conquistas.

Atuar com ética na relação com a sociedade, acionistas, fornecedores e clientes, buscando a sustentabilidade dos seus negócios.