Busca pela excelência

SAÚDE E SEGURANÇA

G4-DMA-Saúde e Segurança no Trabalho | G4- LA5 | G4-LA6 | G4-LA7 | G4-LA10

27%
de redução na taxa de frequência de acidentes em 2015

Reconhecida pelas boas práticas em saúde e segurança, ratificadas pela certificação OHSAS 18001, o Grupo tem o compromisso de propiciar um ambiente de trabalho saudável e seguro por meio de ações que visam prevenir, eliminar e mitigar o risco de doenças e acidentes do trabalho.

Além de treinamentos e campanhas constantes, todas as unidades contam com Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), Comitês de Segurança e Brigadas de Incêndio formados por colaboradores de todos os níveis hierárquicos, sendo que os registros de acidentes de trabalho no Grupo seguem as disposições técnicas e legais vigentes.

Total de colaboradores em comitês* Total de colaboradores em 2015 Porcentagem
416 2.260** 18,4%

* Brigada de emergência, CIPA e Comitê de Segurança + Mão de Ouro (Tégula)
** Considerados apenas os colaboradores CLT.

Qualidade de vida

A Eternit e a Precon Goiás, periodicamente, realizam mapeamento da saúde de seus profissionais para desenvolver o Programa de Qualidade de Vida, com o objetivo de melhorar a saúde e a integridade física e mental do colaborador. Fazem parte do programa a ginástica laboral nas unidades e incentivo à pratica de atividades físicas em clubes mantidos pela Companhia. Em São Paulo, o colaborador pode contar com o auxílio-academia. Outras atividades, como torneios esportivos e aulas de dança, também são promovidas em clubes, com apoio financeiro do Grêmio – Associação Recreativa dos Colaboradores da Eternit (ARCE).

A Companhia também se preocupa com a alimentação de seus colaboradores e busca incentivá-los à prática de hábitos saudáveis. As unidades, que possuem refeitórios, oferecem cardápios controlados para uma dieta balanceada, com desjejum e refeições. Em São Paulo, há o Carrinho da Saúde, que entrega lanches (frutas e alimentos saudáveis) duas vezes ao dia.

A Eternit realiza ainda a Semana da Saúde e dispõe de informativos sobre saúde e bem-estar, enviados periodicamente aos colaboradores por e-mail e inseridos em quadros de avisos. Em todas as unidades fabris, existem ambulatórios com médicos do trabalho que, além da realização de exames periódicos, acompanham a saúde dos colaboradores.

A SAMA também é reconhecida pelas inúmeras campanhas e ações durante o ano, como palestras sobre a destinação de resíduos sólidos de saúde, sobre drogas aos caminhoneiros que transportam mineral crisotila e sobre o uso controlado do mesmo, visitas de higiene e saúde nas áreas da empresa, entre outras iniciativas.

Excelência no processo

Em 2015 houve a redução de 27% da taxa de frequência de acidentes em relação ao ano de 2014. Já a taxa de gravidade foi de 127,82 (105,99 em 2014). Em 2015, não houve registro de óbitos de trabalho nas empresas da Companhia. No Grupo Eternit não houve multas significativas de valor monetário e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos.



G4-DMA-Saúde e Segurança do Cliente | G4-DMA-Rotulagem de Produtos e Serviços | G4-PR1 | G4-PR2 | G4-PR4| G4-LA6 | G4-LA8 | G4-DMA-Privacidade de clientes | G4-DMA-Conformidade | G4-PR8
Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero

Taxas de frequência e gravidade, por unidade – 2015

  Taxa de frequência Taxa de gravidade
Eternit 6,33 159,72
SAMA 2,55 69,62
Tégula 12,54 69,87
Consolidado 6,13 127,82

Saúde para os colaboradores

Entre as práticas adotadas e previstas estão a realização contínua de treinamentos, o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a manutenção constante de ambientes limpos e organizados.


Saúde para os clientes

A preocupação da Eternit com a saúde e segurança se estende para os rótulos dos seus produtos, que são constantemente analisados pelos laboratórios das unidades fabris em aspectos como resistência, durabilidade e manipulação. O Sistema de Gestão Integrado da Eternit e da Precon Goiás contempla o ciclo de vida de todos os produtos, avaliando os riscos nas diferentes etapas. Na Tégula, essa análise só não ocorre na fase de uso e serviço.

Não foram registradas em 2015 multas ou casos de não conformidade com a privacidade de clientes ou com regulamentos relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança dos consumidores.