Algar Telecom

Segmento de Negócios

Telecom

O segmento contempla varejo e corporativo, telefonia (fixa e móvel), internet banda larga, comunicação de dados, provedor de internet e TV por assinatura. Em tal segmento, a Companhia se utiliza de terceirização apenas para os serviços de help desk, antivírus e armazenamento. Nos serviços de voz para empresas, eventualmente, a Algar Telecom pode efetuar a compra de rede de terceiros (Last mile), mas não é usual.

Produtos e Serviços

Telefonia Fixa

Chamadas locais, longa distância nacional e internacional (CSP 12), telefonia pública e telefonia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet).

Telefonia Celular

Planos pós-pagos, pré-pagos e de terceira geração (3G), com serviços de videochamada e acesso à internet.

Banda Larga

Acessos ADSL (I e II), HFC e GPON (Gigabit Passive Optical Network), com velocidade máxima de 1 Gb por segundo, banda larga móvel 3G e internet ultra banda larga, com capacidade de transmitir dados de até 100 Mbps por segundo, disponibilizada via rede de cabo HFC (rede híbrida de fibra óptica e cabos coaxiais) e GPON.

Comunicação de Dados

Dados de alta velocidade para o mercado corporativo, que são ofertados por meio de uma moderna rede IP.

TV por Assinatura

Disponibiliza mais de 170 canais, incluindo 44 em HDTV que passaram a ser comercializados no final de 2012. A oferta se divide entre planos de TV via satélite, que em 2012 atingiram 115 municípios, e TV via cabo, com uma rede de 930 quilômetros de extensão nas cidades de Araguari e Uberlândia (MG).

Áreas de atuação

Na área de concessão, na qual atua desde 1954, a Algar Telecom atende o mercado residencial e corporativo de 87 municípios nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, região que abrange 2,9 milhões de habitantes e apresenta consumo per capita 16,5% superior à média nacional. O pacote de serviços contempla telefonia fixa e móvel, internet banda larga, comunicação de dados, provedor de internet, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 para chamadas de longa distância nacionais e internacionais.

Desde 2003, a Companhia também está autorizada pela Anatel a prestar serviços de telefonia fixa e dados em todo o País. Na área de autorização, o público estratégico é o mercado corporativo. A Companhia está presente atualmente em 70 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Paraná com soluções de telefonia fixa e dados.

O terceiro nicho de atuação da empresa é chamado de Expansão Minas e tem como foco o mercado residencial da Banda H, faixa de frequência para a prestação de serviços de telecomunicações na plataforma 3G que foi adquirida em leilão há dois anos. Desde o final de 2011, a Algar Telecom leva a dezenove cidades (de um total de 233 permitidas) pacotes que combinam os serviços de internet banda larga, TV por assinatura, telefonia móvel 3G e telefonia fixa.

Infraestrutura

O backbone da Algar Telecom consiste em rede circular de fibra ótica de longa distância, com 12 mil km de extensão, que passa pelas principais cidades dos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além de Brasília, no Distrito Federal. A região sudeste, onde está a maior parte da rede, é responsável por 55% do PIB do País. Desde 2010, a Companhia conta também com um POP (Ponto de Presença) Internacional na Nap of the Americas, designada para ligar o Brasil com o restante do mundo.

A Algar Telecom segue as legislações municipais, estaduais e federais que controlam a construção e liberação de antenas, fazendo consultas à Anatel, COMAR (Comando da Aeronáutica) e outros órgãos competentes. Pautada pela sustentabilidade, a Companhia prioriza a adequação das estruturas que já possui e o compartilhamento de antenas com outras empresas. Seu inventário considera todas as estruturas físicas, como antenas, torres e prédios, e também quais delas são compartilhadas com outras operadoras e/ou outras instalações (aluguel).

Ao final de 2012, do total de 1.629 estruturas físicas, 34% eram compartilhadas.

Tecnologia de processos de negócios

Algar Tecnologia

Atua no mercado corporativo desde 1998 oferecendo tecnologia de processos de negócios. Ao final de 2012, contava com mais de 10 mil associados e uma carteira de clientes diversificada, com cerca de 190 clientes de segmentos como saúde, financeiro, educação, indústria, utilities, mídia e entretenimento, e governo. A Algar Telecom, parceira e também um dos principais clientes, representava 9% da carteira total.

O portfólio de serviços da Algar Tecnologia está dividido em quatro especialidades:

Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI)

Serviços que visam proporcionar ganho de produtividade e oferecer a melhor relação entre os custos de TI e o desempenho dos negócios dos clientes. Para tanto, a empresa possui três data centers estrategicamente localizados – dois na cidade de Uberlândia/MG e um em Campinas/SP – interligados por fibra ótica e que servem a todo o Brasil e exterior. Em 2012, para atender a demanda, as instalações que suportam o data center de Campinas foi ampliado em mais de 1.000 metros quadrados, o que representou aumento de área de 30%.

Serviços gerenciados

A empresa faz o suporte e a gestão de serviços de TI e Telecom. Profissionais experientes e especializados nas principais tecnologias e práticas do mercado trabalham para proporcionar mais segurança às operações dos clientes e garantir que as funções de TI estejam disponíveis para todos os usuários da organização.

Aplicações de negócios

Com know how e uma equipe de profissionais certificados pelos principais players de mercado, a Algar Tecnologia oferece aplicações de negócios com soluções completas. Por meio de fábricas de software próprias ou de parcerias estratégicas com os maiores fabricantes de software do mercado, o serviço compreende o desenvolvimento e a sustentação de soluções apropriadas ao perfil dos negócios dos clientes. A metodologia da empresa é baseada nas melhores práticas de engenharia de software, gerenciamento de projetos e modelos de maturidade.

Relacionamento com o cliente

A Algar Tecnologia tem soluções de qualidade para que as empresas cuidem de um de seus maiores bens, que são os clientes. Sua equipe faz uso de tecnologias avançadas de suporte e das melhores práticas de mercado para aprimorar relações por meio de contact centers e também da web. Atualmente, a empresa mantém cerca de 7,5 mil posições de trabalho para operações de atendimento ao cliente, gestão de risco de crédito, televendas, back-office de negócios e gestão de experiência do cliente.

Negócios Complementares

Engeset – engenharia de redes e telecomunicações

Possui expertise para soluções completas de infraestrutura de tecnologia da informação e telecomunicação, o que abrange serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos, implantação e manutenção de redes. Desde que foi fundada, em 1991, a empresa já lançou mais de 20 mil quilômetros de rotas de fibra óptica e conta atualmente com 23 mil quilômetros sob sua manutenção.

A Engeset desempenha função estratégica para o desenvolvimento da Algar Telecom, mas mantém um mercado endereçável em expansão. Atualmente, sua diversificada carteira de clientes é atendida por profissionais altamente qualificados em 23 unidades de negócios espalhadas pelo País, incluindo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Campinas, Recife, Fortaleza, Brasília, Macaé, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Uberlândia, Uberaba e Franca.

Algar Mídia

No mercado há mais de quadro décadas, a Algar Mídia se posiciona como uma empresa transmídia, que proporciona soluções convergentes de interação entre seus clientes – sobretudo pequenas e médias empresas – e o público por meio de diferentes plataformas de informação, que estão distribuídas em três segmentos:

Mídia de atualização

Inclui o Correio de Uberlândia, jornal fundado em 1938, com tiragem média de 12 mil exemplares e público leitor prospectado em torno de 50 mil pessoas/dia, e seus produtos derivados: a versão on-line, que recebe em média 30 mil visitas únicas por dia, e as revistas encartadas nos exemplares ao longo do ano.

Mídia de consulta

Principal negócio da empresa, o segmento agrega a lista telefônica Sabe, com tiragem anual de 1.250 milhão, os guias Sei e Viver e o Netsabe (site de buscas com os conteúdos da lista e guias). Os produtos chegam a cerca de 250 cidades localizadas nos estados de Minais Gerais, São Paulo e Goiás.

Mídia de exposição

Frente de negócios mais recente, criada em 2011 para atender as novas demandas por soluções em meios digitais, e que demonstra grande potencial de crescimento nos próximos anos. Disponível para as mesmas cidades do segmento de mídia de consulta, a chamada de Mídia Digital Out of Home consiste em ferramentas off-line (voz) e on-line (monitores de informação com tela) instalados em áreas de grande circulação e concentração de pessoas, como supermercados, terminais de ônibus, academias, clínicas e hospitais. Ao final de 2012, a Rede Alooh contava com 640 telas digitais e, incluindo os serviços off-line, alcançava cerca de 4,5 milhões de pessoas/dia.

Algumas etapas dos negócios da Algar Mídia são terceirizadas, como a impressão (listas e guias telefônicos) e a distribuição de produtos (jornal Correio de Uberlândia, listas e guias impressos), além de softwares e plataformas de Mídia Digital Out of Home e internet.

GRI: 2.2, 2.7