Algar Telecom

Gestão de Riscos

O gerenciamento de riscos corporativos é parte integrante de todos os processos estratégicos e operacionais e visa preservar e criar valor para a Algar Telecom, seus acionistas e demais stakeholders. Alinhada com as melhores práticas de governança corporativa e também com as diretrizes do Grupo Algar, a Companhia mantém um comitê, que responde diretamente ao Conselho de Administração, e uma política de gestão de riscos estruturada e compartilhada com todas as partes envolvidas.

Para identificar, avaliar, classificar e elaborar os planos de ação para a mitigação dos riscos intrínsecos aos negócios do grupo, o Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos emprega a metodologia Enterprise Risk Management (ERM) ou, em português, Gerenciamento do Risco Corporativo, adotado pelo Committee of Sponsoring Organizations (COSO), organização internacional dedicada ao estabelecimento e disseminação de melhores práticas em gestão de riscos, controles internos e detecção de fraudes.

Cabe ao comitê monitorar o cumprimento das normas do Sistema de Gestão de Riscos do Grupo Algar, sempre reforçando os princípios do modelo de gestão – entre eles "Autonomia com Responsabilidade". Os conflitos de interesse devem ser identificados, avaliados e tratados de acordo com as boas práticas de governança corporativa.

Em 2012, a Companhia vivenciou um fortalecimento de sua política de gestão de riscos colocando em prática, na operação, os planos de ação para controle dos riscos estratégicos mapeados nos anos anteriores. Atualmente, a Companhia trabalha para a mitigação de diferentes tipos de riscos estratégicos na Algar Telecom, na Algar Tecnologia e na Engeset, que consideram a regulamentação do setor, o mercado, a gestão dos negócios, a disponibilidade de mão de obra, o fornecimento de matéria-prima, a inadimplência e outras possíveis situações adversas que podem impactar seus negócios.

Total de riscos estratégicos (casos em 2012)

Algar Telecom Algar Tecnologia Engeset
11 14 13

A Companhia possui uma Coordenação de Segurança da Informação, com equipe dedicada ao combate de fraudes. Não foram identificados, de 2005 a 2012, casos de corrupção.