Algar Telecom

Talentos Humanos

Os profissionais da Algar Telecom são chamados de associados e a área que trata das políticas voltadas ao público interno é a área de Talentos Humanos. Mais do que simples palavras, as designações escolhidas exprimem o profundo respeito com que são tratadas as pessoas que dão alma à Companhia e a todas as demais empresas do Grupo Algar. Além disso, está alinhada ao modelo de gestão Empresa-Rede.

O fundador do grupo, o comendador Alexandrino Garcia, sempre considerou cada trabalhador como um agente de transformação de fundamental importância para a perenidade dos negócios. Afinal, a disposição para desempenhar suas funções da melhor forma e o carinho e dedicação na hora de atender o cliente são atributos bastante pessoais. A partir deste conceito, com o propósito de fazer despertar o talento nato de cada um, desenvolveu-se de maneira muito espontânea uma cultura de valorização das pessoas que fazem a Companhia acontecer.

Para manter a motivação e a paixão por atender bem traduzidas na Visão GENTE SERVINDO GENTE, a área de Talentos Humanos atua, juntamente com a universidade corporativa do Grupo Algar, na busca de ferramentas capazes de valorizar cada integrante da organização nos aspectos pessoal e profissional, promovendo qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento de carreira.

Em 2012, a política de valorização de talentos da Algar Telecom foi novamente reconhecida por meio de prêmios. A Companhia foi listada no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil elaborado pela revista Época e entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil em TI e Telecom da revista Computerworld.

GRI: 2.10

Perfil dos Associados

A equipe da Algar Telecom é formada por profissionais com características aderentes ao DNA da Empresa (Inovação, Afinidade e Simplicidade) e às competências essenciais do Grupo Algar e que demonstram identificação com as estratégias e negócios da organização. Orientada pela Visão GENTE SERVINDO GENTE, a Companhia valoriza pessoas que gostam de desenvolver relacionamentos, demonstram prazer em ajudar, sabem trabalhar em equipe e apresentam um talento nato para inovação.

Tais critérios permitiram à Companhia e às empresas controladas constituírem equipes eficientes, voltadas para a geração e desenvolvimento de soluções inovadoras, com foco no cliente, na qualidade e preocupadas com a sustentabilidade. A Algar Telecom, em todos os seus segmentos, adota práticas de contratação de pessoas com necessidades especiais. Nos contact centers, por exemplo, há deficientes visuais na função de massagistas, contratados para colaborar nas ações voltadas ao bem-estar dos associados.

Telecom

O segmento que abrange os negócios de telefonia fixa, celular, banda larga, dados e TV encerrou o ano de 2012 com 1.816 associados.

Tecnologia de Processos de Negócios

O número de profissionais do segmento ao final de 2012 era de 10.096 ante aos 10.913 associados de 2011.

Negócios Complementares

A Engeset – Engenharia de Telecomunicações encerrou 2012 com 2.139 associados. Já o segmento de Listas e Guias (Algar Mídia), terminou 2012 com 300 associados.


Associados (relativo a 31/dez)

ASSOCIADOS EM TEMPO INTEGRAL 2010 2011 2012
Contrato por Prazo Indeterminado ou Permanente 4.989 6.224 6.385
Contrato por Prazo Determinado ou Temporário 31 22 8
Contrato de Terceiro Permanente 0 0 1
Contrato de Terceiros por Prazo Determinado ou Temporário 21 41 40
TOTAL de associados em tempo integral 5.041 6.287 6.434
 
ASSOCIADOS EM MEIO PERÍODO 2010 2011 2012
Contrato por Prazo Indeterminado ou Permanente 8.921 8.812 7.955
Contrato por Prazo Determinado ou Temporário 1 2 3
Contrato de Terceiro Permanente 0 0 0
Contrato de Terceiros por Prazo Determinado ou Temporário 4 1 93
TOTAL de associados em tempo integral 8.926 8.815 8.051
 
TOTAL (Associados Próprios+Terceiros) 13.967 15.102 14.485

Empregados PRÓPRIOS (relativo a 31/dez)
Faixa Etária
(Associados Próprios)
2010 2011 2012
>50 411 509 499
30 a 50 4.590 5.272 5.537
<30 8.941 9.279 8.315
Total 13.942 15.060 14.351

Rotatividade

Como está descrito ao longo deste capítulo, a Companhia possui uma série de ações voltadas para a valorização de talentos humanos, o que contribui significativamente para diminuir o turnover consolidado, que em 2012 foi de 61,1%%. O resultado reflete, principalmente, a rotatividade no segmento de Tecnologia de processos de negócios que, por conta da natureza do negócio de contact center, chegou a 59,1%. No segmento de Telecom, o índice foi de 20,0%. A rotatividade é menor ainda em Negócios Complementares - 2,9% na Engeset e 21,0% na Algar Mídia. A Algar Telecom não possui informação sobre a rotatividade por região.

Associados PRÓPRIOS (relativos a 31/dez/2011)

  Contrato por Prazo Indeterminado ou Permanente Contrato por Prazo Determinado ou Temporário
Total de Desligados % Total de Desligados %
Por Gênero        
Masculino 2.759 19,2% 3 0,0%
Feminino 6.014 41,9% 8 0,1%
Total 8.773 61,1% 11 0,1%
Faixa Etária
>50 141 0,9% 1 0,0%
30 a 50 2.449 17,1% 2 0,0%
<30 6.183 43,1% 8 0,1%
Total 8.773 61,1% 11 0,1%

GRI: LA2

Universidade Corporativa

Ferramenta estratégica no desenvolvimento humano e profissional de todos os associados, a universidade corporativa do Grupo Algar é a principal aliada da área de Talentos Humanos da Algar Telecom. Localizada em Uberlândia (MG), em uma área verde de 32.600 m2, a UniAlgar foi criada em 1998 com o propósito de contribuir com o desenvolvimento dos talentos humanos das empresas Algar e, consequentemente, com o crescimento sustentável de todas.

A instituição se diferencia das convencionais universidades por basear seu currículo em conceitos e práticas empresariais reais, com foco nas necessidades das empresas Algar. Além de treinamentos estruturados em cursos presenciais, o aprendizado é disseminado por ferramentas como cursos on-line, chats, fóruns de discussões, hot sites de conteúdo e rede social.

A UniAlgar dedica-se, ainda, a temas como disseminação da cultura empresarial, avaliação de desempenho, pesquisas de clima, gestão de saúde emocional e física dos associados, desenvolvimento pessoal e profissional e trilha de carreira. Em outras palavras, funciona como a catalisadora de todas as ações voltadas à promoção de um clima de trabalho agradável e com reais perspectivas para a construção de uma carreira de sucesso. Consequentemente, é também a detentora do conhecimento acumulado pelas empresas que integram o Grupo.

Para suportar suas atividades, a UniAlgar conta com excelente infraestrutura física. Por três edifícios estão distribuídos 17 salas de treinamento e outras cinco destinadas a reuniões, auditório com capacidade para 600 pessoas, biblioteca com mais de 4,5 mil títulos, restaurante, cybercafé e livraria.

O trabalho desenvolvido pela universidade corporativa contribui para o reconhecimento que os profissionais do Grupo Algar desfrutam no mercado e também resulta em prêmios. Em 2012, a UniAlgar foi eleita a melhor Universidade Corporativa do Brasil pelo IQPC, uma organização internacional de informação empresarial, que avaliou outras corporações nacionais e do exterior que atuam no País. 


GRI: 2.10

Relacionamento com o Público Interno

Treinamento e Capacitação

A qualificação e o desenvolvimento profissional dos associados é um dos pilares que sustentam o crescimento da Algar Telecom. A atualização dos conhecimentos melhora a qualidade profissional dos mesmos e, consequentemente, contribui para a sua empregabilidade. Por isso, a cada ano a Companhia amplia o volume de horas e recursos financeiros destinados a treinamentos. Em 2012, foram investidos R$ 12,8 milhões e o número de horas/aula atingiu 353 mil. O montante, referente à soma total de todos os segmentos da Companhia, representa um investimento médio de R$ 890,51 por associado. Quando observados apenas os números do segmento Telecom, verifica-se que o investimento médio por associado sobe para R$ 4.078,22.

Segmento Valor Investido
(em R$ milhares)
Horas/aula Valor investido por Associado (em R$)
Telecom 7.406,0 122.125 4.078,22
Tecnologia de Processos de Negócios 3.859,3 195.456 382,26
Engenharia de Telecomunicações 1.094,7 28.582 511,78
Listas e Guias 419,7 6.405 1.399,02
Total Consolidado 12.779,7 352.568 890,51

Os treinamentos atingiram profissionais de todos os níveis da Algar Telecom (Diretores, Coordenadores, Consultores e demais associados não executivos) e abordaram temas técnicos (74%) e comportamentais (26%). Também é bastante representativo o uso de ferramentas on-line para o aprimoramento das competências. Em 2012, a Companhia promoveu 9.190 treinamentos desta maneira, que envolveram 64,4 mil participações de associados.

Grande parte dos treinamentos é viabilizada pela UniAlgar e cursos específicos são realizados externamente. Em 2012, a universidade corporativa e a área de Talentos Humanos somaram suas habilidades com o propósito de criar um programa de desenvolvimento desenhado de acordo com as necessidades estratégicas da Algar Telecom a partir de sua missão, que é "Servir e integrar pessoas e negócios de forma sustentável". Surgiu, assim, o Programa Integrar.

Trata-se de um programa de educação continuada, com ciclos de até 36 meses, que, além de desenvolver talentos para alavancar os resultados da organização, visa promover a retenção e transferência do conhecimento-chave, por meio de profissionais que atuam como multiplicadores, e fornecer indicadores para o acompanhamento das metas.

Na primeira etapa, realizada entre agosto e dezembro do último exercício, o Programa Integrar envolveu 83,3% dos associados. Foram capacitados 47 multiplicadores e conferidas 15.326 certificações para os 1.685 associados distintos que participaram de ao menos um dos cursos do programa.

A parceria entre a UniAlgar e a área de Talentos Humanos da Algar Telecom também se repetiu em outros programas que estão em andamento. Um deles, na área de cultura comercial, capacitou os consultores Key Account Manager (KAM), que atuam no Clube Corporativo Prime, formado para atender um grupo de clientes diferenciado, com potencial de consumir produtos e serviços das diferentes áreas de negócios da Companhia. Em 2012, a Companhia também recebeu os primeiros 30 trainees do Programa Jovem Empreendedor, voltado a atrair, desenvolver e reter jovens talentos para a atuação futura nos seus diferentes negócios. A Algar Telecom também oferece oportunidades externas de formação e desenvolvimento, que são subsidiadas por meio da política de concessão de auxílio educação. Administrada pelo Comitê de Associados, a verba oferece subsídios que podem chegar a 50% do valor da mensalidade de cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado.


GRI: LA10, LA11

Saúde e Bem-Estar

Na Algar Telecom, a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais se traduz em uma série de práticas que vão muito além das exigidas por lei. Neste sentido, o maior avanço de 2012 foi a ampliação do PDI da Saúde - um programa para a promoção da qualidade de vida que inicialmente era destinado apenas aos executivos - para todos os associados da Companhia.

No programa, depois de avaliados nas dimensões clínica, física e nutricional, os associados passam a receber orientações e motivação constante para a adoção de práticas saudáveis capazes de combater o sedentarismo, a obesidade, o estresse e outros fatores que afetam a qualidade de vida. No caso dos executivos, o alcance do objetivo influencia o cálculo da remuneração variável. Em 2012, 100% dos executivos eram considerados ativos. Há dez anos, esse índice era de 34%. Entre os associados, a participação no PDI da Saúde chegou a 74% no último ano. A meta da Companhia é atingir a totalidade de seus associados até 2015.

Ainda no tocante à promoção da saúde e qualidade de vida, a Algar Telecom mantém, em sua matriz, uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeira, assistente social, técnico e engenheiro de segurança, e também promove uma série de ações específicas dentro do Programa Qualidade de Vida, como a ginástica laboral e os ambientes de massagem espalhados pela Empresa.

A Companhia também mantém a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em todas as suas unidades operacionais que têm, no mínimo, 51 associados, conforme prevê a legislação brasileira. A comissão constituída por representantes indicados pela Empresa e membros eleitos pelos associados tem a missão de observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir e/ou eliminar os riscos existentes. Em 2012, 92% dos associados estavam representados por esse tipo de comitê formal de saúde e segurança.

GRI: LA6

A política de benefícios da Algar Telecom contempla previdência privada (com coparticipação da Companhia nos cargos executivos), auxílio creche, vale alimentação e convênios de saúde diferenciados para cada região, com o propósito de oferecer as melhores condições de atendimento a todos os associados independentemente da área geográfica em que atuam. Adicionalmente, a Algar Telecom mantém convênio com UTI móvel para situações que demandam atendimento no próprio local e um fundo integrativo de livre adesão, que proporciona complemento em procedimentos médicos não contemplados pelo plano de saúde.

Em caso de afastamento médico superior a quinze dias, a Algar Telecom complementa em até 40% a renda do associado. O auxílio doença tem o propósito de possibilitar ao mesmo a manutenção do seu ganho, por um período de até dois anos. A Companhia oferece também um auxílio monetário para associados com filhos portadores de necessidades especiais.

Criada pelos associados e com livre adesão mediante descontos em folha de pagamento que variam de 1% a 10% (a critério do associado), a cooperativa de crédito da Algar Telecom prevê a liberação de empréstimos com juros subsidiados, menores que a faixa praticada no mercado financeiro, para a aquisição de bens. Os associados contam, ainda, com descontos especiais em produtos e serviços da Algar Telecom.

Outro diferencial da política de benefícios da Companhia é a gratificação de férias equivalente a um salário-base (o valor inclui a gratificação de 33% prevista em lei). Com foco no bem-estar e na satisfação dos associados, a Empresa também adota ações como sessões de cinema e teatro no horário de almoço, organização de campeonatos de futebol, caminhadas e outros eventos e possibilita horários de trabalho flexíveis e em sistema de home office, sempre que a função permitir.

TAXA DE LESÕES, DOENÇAS OCUPACIONAIS, DIAS PERDIDOS, ABSENTEÍSMO E ÓBITOS RELACIONADOS AO TRABALHO POR REGIÃO

  2010 2011 2012
Total de Trabalhadores (Próprios + Terceiros) =>
mesmo número do LA1
12.212 12.781 12.253
 
Lesões
Taxa de Lesões (TL) 0,06% 0,06% 0,11%
Número de Lesões 7 8 14
 
Doenças ocupacionais
Taxa de doenças ocupacionais (TDO) 1,11% 0,77% 0,19%
Número de Doenças Ocupacionais 136 98 23
 
Dias perdidos
Taxa de dias perdidos (TDP) ND ND ND
Número de dias perdidos ND ND ND
 
Absenteísmo
Taxa de absenteísmo (TA) ND ND ND
Dias programados para trabalhar ND ND ND
 
Absenteísmo
Numero de óbitos 0 0 0

No que refere à segurança no trabalho, o conjunto de ações adotado vem reduzindo significativamente o número de associados com doenças ocupacionais. Em 2012, foram registrados 23 casos, o que representa TDO (Taxa de Doenças Ocupacionais) de 0,19%. Em 2011 foram registrados 98 casos, com TDO de 0,77%. No que se refere às lesões, foram 14 casos em 2012 e 8 casos no ano anterior, o que representa um aumento na TL (Taxa de Lesões), que ficou em 0,11%. Os dados citados não incluem os números Engeset.

GRI: LA7

Para o cálculo da taxa de lesões e doenças ocupacionais, a Algar Telecom não considera trabalhadores terceirizados responsáveis por serviços de instalação e manutenção de antenas, estações-base e outras instalações. Neste caso, a conduta adotada é exigir dos fornecedores o uso de equipamentos de segurança, exames médicos e certificado de participação de Curso para Trabalhos em Altura de acordo com a NR8 para todos os trabalhadores. Visitas e auditorias nos locais de serviço são realizadas para verificar se as exigências estão sendo cumpridas.

GRI: IO3

No que se refere às políticas e práticas com relação à instalação de antenas, incluindo a consulta às partes interessadas, instalações compartilhadas e iniciativas para reduzir impactos visuais, a Algar Telecom baseia-se nas leis vigentes em cada município. Quando é necessária a construção de uma estrutura vertical, a Companhia primeiramente verifica a possibilidade de compartilhamento de alguma estrutura (torre) existente, sempre considerando se a mesma atende as necessidades de espaço de solo e altura disponível para os projetos. Quando realmente é necessária a construção de nova torre (para tecnologia celular), a Companhia contrata uma empresa homologada, que fica responsável por fazer todo o processo de licenciamento e a construção da nova estrutura de acordo com a lei vigente no município.

GRI: IO7

Construção de Carreira

A atração e a retenção de Talentos Humanos é um dos principais desafios das empresas que atuam nos segmentos de Telecom e Tecnologia de processos de negócios. Para se destacar em um mercado altamente competitivo, diferenciando-se por sua equipe qualificada e comprometida, a Algar Telecom conta com um sistema de remuneração justo, atrelado à meritocracia, e uma Trilha de Carreira clara, que permite ao associado visualizar suas possibilidades de crescimento.

Uma das ferramentas mais eficientes da Trilha de Carreira da Companhia é a avaliação de desempenho aplicada formalmente ao menos uma vez por ano. A análise, ao mesmo tempo em que mede o desempenho individual, resulta em um plano de desenvolvimento com metas para que cada associado possa conquistar seus objetivos. Em 2012, 10.367 dos associados receberam análise e acompanhamento formal de desempenho, o que representa 72,2%, número que não considerou os associados do segmento Telecom e do negócio de engenharia de redes, cujos programas de avaliação vão até maio de 2013. A meta é concluir 100% das avaliações de performance em 2013.

GRI: LA12

Outra maneira de valorizar o capital humano é buscar, na própria base de associados, pessoas qualificadas para assumir as novas vagas que surgem antes de divulgá-las ao mercado. Em 2012, 2.339 associados foram promovidos na Companhia, sendo 168 no segmento de Telecom, 1.709 no de Tecnologia de processos de negócios e outros 462 em Negócios complementares.

As promoções, que contribuem positivamente para o clima da empresa e, ao mesmo tempo, servem para lidar com um dos grandes gaps do setor, que é a escassez de mão de obra especializada, acontecem em todos os níveis. A identificação de profissionais com talento para assumir as posições-chave da Companhia, bem como a preparação dos profissionais, é contemplada por um programa específico, o Talentos em Desenvolvimento. Desde 2011, ano em que foi lançado, quinze talentos do segmento de Telecom e Tecnologia de processos de negócios foram promovidos, 20% do total de associados que participam do programa. Em outubro de 2012, esse mesmo programa foi implementado no negócio de engenharia de redes e conta com vinte e cinco profissionais.

Na Algar Telecom existe ainda outras iniciativas diferenciadas que contribuem para a empregabilidade e o planejamento para a aposentadoria, dentre elas se destacam o apoio de serviços de recolocação no mercado de trabalho, a capacitação e a assistência na transição rumo à aposentadoria.

A Companhia mantém bom relacionamento com os sindicatos – em 2012, 98% dos associados foram abrangidos por acordos de negociação coletiva. Na Algar Telecom, profissionais que desempenham função executiva, por terem políticas específicas de remuneração, não participam da negociação. Em abril de 2012, a Algar Telecom distribuiu R$ 13,9 milhões em bônus referente à participação nos lucros do ano anterior. A distribuição atingiu 89% dos associados.

GRI: LA4

Canais de Comunicação

O Grupo Algar, do qual a Algar Telecom faz parte, mantém diferentes canais de comunicação para interagir com seus associados. Um deles é a TV Algar, um programa de TV corporativo e exclusivo, que pode ser acessado pelo computador, celular ou por meio das televisões dispostas nos escritórios regionais. A Algar Telecom participa de todas as edições do programa, com pautas que interessam aos seus associados.

Os principais acontecimentos do Grupo Algar também são noticiados pelo Toda Hora, que consistem em frames com texto curto e informativo, acessados pelo computador e também divulgados pelas televisões instaladas nos locais de convivência.

A intranet específica para os associados da Algar Telecom, totalmente reformulada em 2012, integra informações como lista de contatos internos, calendário, Biblioteca de Procedimentos e Processos, links úteis e o Portal de Talentos Humanos, que é um canal exclusivo da área de Talentos Humanos, usado para divulgar a cultura da Companhia, os benefícios, novas vagas, a política de remuneração e outros temas pertinentes à área.

Os associados de todo o Grupo contam ainda com o Algar Net, canal de comunicação corporativo que inclui os serviços relacionados à solicitação de férias, extratos de remuneração e informes de rendimentos, e o Conect@, que é o canal de treinamento de Ensino à Distância (EAD), com cursos e treinamentos dirigidos e personalizados para cada associado.


Direitos Humanos

A Algar Telecom é contra todo e qualquer tipo de discriminação e adota todas as medidas cabíveis para evitar este tipo de conduta em seu negócio. Em 2012, a Ouvidoria recebeu a denúncia de dois casos de discriminação sexual ocorridos na Algar Tecnologia. A área de Ouvidoria apurou as denúncias, identificou as situações como procedentes e recomendou a demissão dos líderes que cometeram esses atos, o que foi executado pela Companhia. Além disso, como medida de melhoria, foram programados workshops com todos os líderes abordando os temas danos morais e assédio moral e sexual, que estão previstos para o primeiro semestre de 2013.

Desde que foi implantada, em 2004, a Ouvidoria da Algar Tecnologia já recebeu, registrou e apurou mais de 17 mil reclamações, denúncias e criticas, não apenas relacionados à discriminação, mas a diversos temas que importam aos associados. Com um fluxo que possibilita ouvir o cliente interno, apurar as manifestações e recomendar melhorias nos processos, procedimentos e desenvolvimento da liderança, a Ouvidoria contribuiu com muitas melhorias para a Algar Tecnologia e seus associados. É sua meta constante reduzir o número de reclamações junto a sindicatos, Ministério do Trabalho, inserções nas redes sociais e Procon, promovendo um ambiente de confiança para que os associados se sintam valorizados e tenham orgulho de pertencem à organização.

O Código de Conduta, válido para todas as empresas do Grupo Algar, estabelece como regra a não utilização e não aceitação de parceiros e fornecedores que atuam com trabalho escravo e/ou força de trabalho infantil. Em 2012, não foram identificadas ocorrências de trabalho infantil na Algar Telecom. Para evitar parceiros e fornecedores que atuam com trabalho escravo e/ou força de trabalho infantil, a área de segurança do trabalho exige uma documentação específica das empresas contratadas (carteira de trabalho, ficha dos associados, exame de saúde, comprovante de recolhimento de FGTS, PIS e COFINS), além de fazer visitas periódicas aos parceiros e fornecedores como o propósito de conferir se há ou não a existência de tais situações.

GRI: HR4, HR6, HR7