Algar Telecom

Sociedade e Meio Ambiente

A Algar Telecom acredita que inspirar pessoas para a prática de atitudes sustentáveis pode mudar o futuro do planeta. A mesma convicção é compartilhada por todas as empresas do Grupo Algar, que é signatário do Pacto Global – iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O movimento para inspirar pessoas da Algar Telecom reúne práticas que envolvem todos os públicos com os quais a Companhia se relaciona e está apoiado em três pilares de sustentabilidade: econômica, ambiental e social.

Para garantir a sua sustentabilidade econômica, a Companhia mantém um modelo de gestão eficiente e uma sólida política de governança corporativa, que possibilita, no presente, a tomada de decisões acertadas que irão definir o futuro da Companhia.

O pilar ambiental da sustentabilidade é tratado por uma gestão consciente, com práticas voltadas a envolver toda a rede de relacionamento na missão de preservar o ecossistema. Além disto, a Companhia obteve a manutenção da Certificação ISO 14001, emitido pelo Bureau Veritas Certification, em reconhecimento de seu eficiente Sistema de Gestão Ambiental.

Por fim, as ações de sustentabilidade social estão focadas no desenvolvimento das comunidades em que a Algar Telecom atua por meio de projetos voltados à educação, realizados pelo Instituto Algar de Responsabilidade Social e, ainda, a promoção da cultura em algumas cidades de sua área de atuação, com apresentações que foram vistas por mais de 40.000 pessoas.

Sustentabilidade ambiental

A política ambiental da Algar Telecom vai muito além do empenho para diminuir os impactos ambientais de suas atividades. O propósito maior, totalmente alinhado com as crenças e valores da Companhia, é o de criar uma cadeia de estímulo às práticas ambientalmente sustentáveis, oferecendo condições e incentivo para que associados, clientes, fornecedores e comunidade também contribuam para o futuro do planeta. Internamente, o movimento para envolver todos os públicos neste pilar da sustentabilidade é chamado de Influência Verde.

O Programa Ambiental da Companhia, o Telecom Verde, agrega ações, campanhas e projetos diferenciados que, quando incorporados ao dia a dia das operações, têm potencial de reduzir a utilização de recursos ambientais e desperdícios. A busca por novas ideias com este propósito é permanente e motivada por diferentes ações junto aos associados. Desde 2011, o engajamento com causas ambientais é uma meta que está atrelada ao bônus que compõe a remuneração variável dos profissionais. No último ano, 100% dos associados atingiram a sua meta.

Ainda com o objetivo de acelerar a disseminação da cultura ambiental e o desenvolvimento de novas ideias, a Companhia mantém o Telefone Verde (4005- 9912), um portal de voz exclusivo criado para que clientes, fornecedores, comunidade e associados registrem sugestões de boas práticas, projetos ambientais, denúncias ou dúvidas voltadas à sustentabilidade ambiental. A chamada pode ser gerada de qualquer lugar do Brasil, com o custo de uma ligação local, e a Companhia se compromete a retornar o contato em até 48 horas úteis.

Ao mesmo tempo em que contribuem com o ecossistema, as práticas do Programa Ambiental fortalecem a cultura da Algar Telecom, uma vez que todo e qualquer ganho financeiro advindo de projetos com foco ambiental é, por determinação estratégica da presidência, considerado Dinheiro Verde, que deve ser 100% aplicado em treinamento e desenvolvimento de talentos.

Em 2012, a Algar Telecom destinou R$ 356,0 mil para ações ambientais. O valor foi divido em projetos de preservação do planeta, conscientização de pessoas, eficiência energética etc.

Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo.

 Discriminação da despesa Investimento %
Disposição de resíduos 8.000 2,25
Tratamento de emissões 30.000 8,43
Custos de remediações 28.000 7,87
Custos de prevenção 40.000 11,23
Gestão Ambiental 250.000 70,22
Total 356.000 100

O Programa Ambiental tem por objetivo, ainda, cumprir a legislação vigente e colaborar para que as empresas possam conquistar as certificações ambientais correspondentes a sua área de negócios. De 2009 a 2012, a Algar Telecom não sofreu multas e sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais.

Apresentadas a seguir, as principais práticas do Programa Ambiental da Algar Telecom que contribuíram para gerar uma economia de mais R$ 874 mil em 2012. As maiores conquistas, porém, são aquelas que não podem ser mensuradas em números, mas se traduzem na admiração que a Companhia desfruta no mercado, o que é essencial para a sua perenidade.

GRI: EN28; EN30

Natureza em conta

O consumo desnecessário e exagerado de papéis contribui com o desmatamento. Para evitar o desperdício de impressões em papel, a Algar Telecom incentiva a substituição da conta impressa pela fatura online disponibilizando um canal de web services, onde é possível obter o detalhamento da conta, segunda via, gerar boletos etc. A adesão à conta eletrônica é recompensada com 50 minutos de conversação mensais extras creditados na conta. Em 2012, o número de clientes que optou por receber suas faturas somente por email chegou a 113,7 mil.

Eco ponto

Ponto de coleta seletiva instalado no Centro Administrativo da Algar Telecom, destinado a receber os resíduos domésticos trazidos por associados e membros da comunidade, inclusive óleo de cozinha. A Companhia realiza diversas campanhas de conscientização e monitora diariamente as estações de coleta seletiva, premiando todos os meses as coordenações que fizeram a separação correta dos resíduos no período (Orgânico, Reciclável, Não Reciclável). Ao longo do último ano foram recolhidas 26,2 toneladas de resíduos, os quais foram destinados à Associação Brasileira de Reciclagem e Coleta Seletiva.

Dia mundial sem carro

No "Dia Mundial sem carro", 22 de setembro de 2012, a Companhia e outras empresas do Grupo Algar reuniram diversos associados em um passeio ciclístico com o objetivo de conscientizá-los dos impactos das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e da importância dos programas desenvolvidos pela Companhia para reduzir ou evitar essas emissões, como os Clubes de Carona.

Clubes de carona

Programa permanente que tem como foco diminuir os impactos da mobilidade dos associados, que é o segundo ofensor de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Algar Telecom. São doze clubes (cada qual com destino para uma região) compostos por associados que vão e voltam juntos do trabalho diariamente. No estacionamento do Centro Administrativo, uma área específica e devidamente sinalizada foi destinada aos participantes da campanha.

Projeto recicle na linha

Com o objetivo de dar um destino socioambiental às bolhas de Telefonia Pública que não tem mais condições de serem recuperadas, a Algar Telecom, juntamente com parceiros da comunidade, utilizam-nas na confecção de coletores de lixo e urnas para coletar pilhas e baterias. Em 2012, foram também utilizadas como mobiliários na Feira Futurecom.

Semana eficiência energética e do meio ambiente

A Semana Eficiência Energética e do Meio Ambiente é realizada pelo Sistema de Gestão Ambiental da Algar Telecom e tem como objetivo promover a mudança de cultura, incentivando o consumo consciente e práticas ambientais sustentáveis. O evento aconteceu no período de 28 de maio a 1° junho, no Centro Administrativo e contou com diversas palestras, mostras de produtos e estandes sobre eficiência energética e meio ambiente.

Concurso cultural iniciativa verde

Em sua segunda edição, o concurso de caráter educativo sobre práticas de sustentabilidade ambiental contou com duas categorias. Uma delas, aberta ao público por meio de um aplicativo na rede social Facebook, reuniu 127 participantes. A outra categoria, com 48 inscrições, foi destinada a jornalistas, que puderam inscrever reportagens publicadas em meio impresso ou eletrônico entre 1º de janeiro e 23 de novembro de 2012. Nos dois casos, os vencedores ganharam uma viagem à Zurique, na Suíça.

Plantio de árvores

A ação visa uma contrapartida para zerar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Em 2012, a meta foi atingida pela regional de Franca (SP), por meio do plantio de 2.000 árvores. No consolidado, a Algar Telecom encerrou o ano com 4.000 árvores plantadas por seus associados (ante 4.236 de 2011) em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás. A importância desta ação é reforçada no Programa de Integração de Novos Talentos (PINT), uma vez que, ao ingressar em uma das empresas da Companhia, todo novo associado planta uma árvore e compromete-se com o seu crescimento.

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

Eficiência energética

A Companhia realiza sólidas ações e projetos de eficiência energética e campanhas de redução do consumo por meio da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE). Um dos pilares deste trabalho é a gestão de novas tecnologias, com o propósito de manter uma rede de telecomunicações ecologicamente correta.

Ao final de 2012, 22,34% da rede da Companhia estava baseada na tecnologia NGN (Next Generation Network), o que possibilitou a desativação de sites e centrais. A desocupação de espaços físicos diminui a demanda por refrigeração e, consequentemente, o gasto de energia. Além disso, as novas centrais não possuem geradores, o que trouxe ainda uma economia no consumo de diesel, evitando a geração de CO2.

Reunidas, todas as ações permitiram a redução de 4% no consumo de energia, o equivalente a 2,2 milhões de kWh, superando a meta estabelecida de 2,1 milhões de kWh.

Consumo de Energia Indireta por Fonte

Em 2012, a Algar Telecom consumiu 280.136 Gj de energia hidrelétrica (renovável). No ano anterior, o consumo foi de 220.028 Gj. O maior volume é explicado pelo crescimento das atividades da Algar Telecom.

Contudo, detalhadamente, os números comprovam que as diferentes ações de eficiência energética colaboraram positivamente para a redução total da economia de energia em 2012. Entre as quais, podemos destacar o projeto Aumento de Temperatura, que prevê a padronização das temperaturas do sistema de climatização dos sites em 25 °C, a troca de centrais compactas, chillers e aparelhos de ar condicionado por equipamentos novos de tecnologia superior e a instalação de lead lag (equipamento de gerenciamento automático de climatizadores). Outras iniciativas envolvem a modernização da climatização do site de Ibiraci (MG), a desativação das Centrais de CDMA e de equipamentos de comutação subutilizados e a troca de equipamentos de TV a cabo analógicos por digitais.

O comparativo a seguir, demonstra os impactos positivos dos projetos de melhoria em conservação e eficiência. Em 2011, a Algar Telecom encerrou o ano com redução de 4.555 Gj e, em 2012, alcançou 8.068 Gj de redução.

Ações 2011
Projeto Aumento de Temperatura 708
Troca de Centrais Compactas 994
Troca de Chiller 1.361
Projeto Lead Lag 932
Projeto Autopower off 21
Projeto Cdma 288
Interruptores das Salas de Reuniões 6
Reforma da Loja de Franca 74
Climatização no Site de Ibiraci 25
Projeto EcoComutação 35
Projeto Verde Unix 111
Total geral economizado* 4.555
Ações 2012
Projeto Aumento de Temperatura 1.117
Troca de Centrais Compactas 1.359
Troca de Chiller 1.981
Projeto Lead Lag 2.458
Projeto CDMA 308
Troca de Interruptores 7
Ganhos Loja de Franca 12
Ganhos de Ibiraci 8
Projeto Eco Comutação 75
Projeto Verde Unix 90
Headend Araguari 53
Troca de Fontes - 236 533
Troca de Equipamentos de Ar Condicionado 66
Total geral economizado* 8.068

* energia em Gigajoules

GRI: EN4; EN5; EN7

Consumo de água

O consumo total de água em 2012 atingiu 128.888 metros cúbicos. O aumento na comparação com 2011 é explicado pelo reporte da Algar Tecnologia no último exercício, dados esses que não constavam no mapeamento de 2011. A soma considera água subterrânea e a oriunda das empresas de abastecimento. As fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água – sete de captação subterrânea – não são consideradas protegidas. Não há levantamento pela Algar Telecom do tamanho das bacias utilizadas.

2010 2011 2012
Água de superfície, incluindo áreas úmidas, rios, lagos e oceanos - - -
Água subterrânea 8.648 16.982 14.586
Água de chuva - - -
Efluentes de outra organização - - -
Abastecimento municipal de água ou outras empresas de abastecimento 15.663 29.160 114.302
TOTAL 24.311 46.142 128.888

GRI: EN8; EN9

Utilização de áreas

A Companhia não está presente em áreas de proteção permanente ou unidade de conservação, mas possui programas de conservação da biodiversidade, com a recuperação de áreas degradadas e plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado. Além disso, desenvolve programas de educação ambiental para colaboradores, fornecedores e parceiros. Em 2012, foram recuperados 14 hectares de áreas degradadas por meio do plantio de aproximadamente 3.500 mudas de espécies nativas – o plantio superou a meta para o período, que era de cerca de 3.000 mudas.

O plantio de árvores - ação que contribui para as metas ousadas de redução e compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) estabelecidas pela Companhia para os próximos anos - faz parte do Programa de Integração da Empresa. Cada novo talento e os demais associados são incentivados a plantar uma árvore, comprometendo-se com o seu crescimento.

GRI: EN11

Emissão de gases de efeito estufa (GEE)

O comprometimento da Algar Telecom com a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa pode ser conferido em uma série de ações relatadas anteriormente, entre elas o plantio de árvores e o incentivo ao Clube de Carona. Em 2012, a Companhia emitiu 48,7% a mais de CO2 se comparado ao ano base de 2010, em virtude, principalmente, da abertura de uma nova regional em Divinópolis. Retirando este fator, o conjunto de esforços da Companhia e dos associados possibilitou a redução de 7,0% na emissão de CO2. Foram consideradas as seguintes fontes de emissões: gases refrigerantes, combustão estacionária e frota própria de veículos (escopo 1), energia elétrica (escopo 2) e viagens aéreas (escopo 3).


Total de Emissões Diretas e Indiretas de Gases Causadores do Efeito Estufa, por Peso.


Emissões diretas

Substância 2010 2011 2012
Geração de Eletricidade, Calor ou Vapor 2.339 1.309 3.660
Outros Processos de Combustão - - -
Beneficiamento Físico-Químico - - -
Transportes de Materiais, Produtos ou Resíduos - - -
Abertura de Respiradouros - - -
Emissões Fugitivas - - -
TOTAL 2.339 1.309 3.660

Emissões indiretas

Substância 2010 2011 2012
Transporte Terrestre 476 675 963
Resíduos Sólidos 2 7 6
Transporte Aéreo 338 233 500
Consumo de Papel de Escritório e Propaganda 22 22 23
Consumo de Energia Elétrica - - -
Combustão Estacionário – Compartilhado - - -
TOTAL 838 937 1.492

Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa

Substância 2010 2011 2012
Combustão Estacionária (ton CO2e) 148 140 180
Transporte Terrestre - Frota Própria (ton CO2e) 562 473 481
Uso de Gases Refrigerantes (ton CO2e) 21 21 N/A
TOTAL 731 635 661

GRI: EN3; EN4; EN16; EN17; EN18; EN19

Gestão de resíduos

O descarte incorreto de materiais como baterias, celulares e carregadores prejudica o meio ambiente. Esses produtos contêm metais pesados altamente tóxicos que, quando jogados nos lixos, podem vazar e atingir os lençóis freáticos e plantações de alimentos. Para minimizar esse impacto, a Algar Telecom mantém ponto de coletas de pilhas, celulares, baterias, carregadores e cartões indutivos em todas as suas lojas e escritórios. No ano de 2012, foram recolhidos 450 quilos de material, além de 1.000 lâmpadas. Depois de realizar o processo de separação e devolver à indústria os materiais que podem ser reaproveitados, o projeto de reciclagem destina corretamente os componentes potencialmente perigosos.

A tabela a seguir demonstra a gestão total dos resíduos da Algar Telecom em 2012. O aumento significativo de 2010 para 2011 é explicado pela Algar Tecnologia, que passou a acompanhar estes números. Não houve derramamentos significativos na Companhia nos últimos três anos. A meta para 2013 é manter o número de zero de derramamentos.

Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição.

  Tipo Peso Método de disposição
2010 Compostagem 3.955 Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) e uma empresa prestadora de tal serviço faz o transporte e o descarte no aterro sanitário.
Reciclagem 9.864 Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) e posteriormente é encaminhado para uma empresa que recicla tais itens.
Total 13.819  
2011 Compostagem 148.885 Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos). Uma empresa prestadora de tal serviço faz o transporte e o descarte no aterro sanitario.
Reciclagem 106.905 Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) e posteriormente é encaminhado para uma empresa que recicla tais itens.
Total 255.790  
2012 Resíduos Recicláveis 30.931 A Companhia disponibiliza urnas nas lojas próprias, shopping, escola, hospital municipal e rádio Cultura HD para recolher os resíduos tecnológicos e posteriormente os destina para empresas de reciclagem.
Não Recicláveis 206.409 Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos). Uma empresa prestadora de tal serviço faz o transporte e o descarte no aterro sanitário.
Compostagem 6.465 Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos). Uma empresa prestadora de tal serviço faz o transporte e o descarte no aterro sanitário.
Lâmpadas 8.891 Há um armazenamento temporário em um Ecoponto (local dentro da empresa para armazenamento de resíduos) e posteriormente é encaminhado para uma empresa que recicla tais itens.
Total 252.696  

GRI: EN22

Descarte de resíduos perigosos

Também fazem parte das iniciativas para mitigar os impactos de produtos e serviços ações como o Programa Natureza em Conta da Algar Telecom, já citado anteriormente e que visa diminuir o uso de toneladas de papel incentivando os clientes à adesão da conta eletrônica.

Na Algar Mídia, para a impressão de jornais, listas e guias, é empregado apenas papel proveniente de floresta renovável e a compra é feita em quantidades significativas, visando diminuir o impacto do transporte do material. Além disso, a matéria-prima é armazenada em local específico e próximo da produção, o que evita perda de tempo no processo produtivo, e todo papel não utilizado ou retornado é reaproveitado por uma empresa de reciclagem. Também são destinadas para a reciclagem as chapas utilizadas no processo de impressão.

A entrega do jornal é feita por motoboy e segue uma rota definida com o propósito de agilizar a entrega e evitar desperdícios com combustível. Para a distribuição de listas e guias, são contratados fornecedores de acordo com a política da Companhia. Importante frisar que a Algar Mídia tem investido bastante em produtos digitais (mídia Out of Home, Netsabe, jornal Correio de Uberlândia on- line), que são tendência atual e têm menor impacto ambiental.


GRI: EN26

Em 2012, o descarte de resíduos classe I (perigosos) da Algar Telecom foi de cerca de 180 toneladas, entre equipamentos eletrônicos, bolhas de telefones públicos e ar condicionado. No ano anterior, o volume foi de 160 toneladas.


GRI: EN24

Recuperação de produtos e embalagens

A Algar Telecom mantém uma campanha de conscientização dos clientes, para que os mesmos devolvam os aparelhos celulares que não utilizam mais. Como estes equipamentos são caracterizados como potencialmente perigosos, a Companhia assume a logística reversa, fazendo a destinação adequada para cada tipo de equipamento, todas com fluxo de destinação e certificação.

Em 2012, 450 kg de aparelhos celulares e seus componentes foram destinados às empresas de reciclagem especializada. Em 2013, a Companhia irá manter as urnas de coleta desses materiais nas lojas próprias, shopping, escolas e outros pontos da cidade com o objetivo de recolher e recuperar os resíduos adequadamente.

GRI: EN27

Qualificação dos fornecedores

A Algar Telecom busca estabelecer parceria com fornecedores também comprometidos com a sustentabilidade. Para tanto, mantém desde 2010 uma cláusula ambiental nos contratos, que também aborda questões como documentação e mão de obra infantil ou escrava. Além disso, com o propósito de maior aderência ao tema, todo fornecedor precisa realizar um treinamento de educação à distância (EAD), no qual são apresentados a Companhia e seus projetos ambientais.

Sustentabilidade social

A Algar Telecom acredita que a atuação e a crescente expansão de seus negócios devem estar aliadas ao desenvolvimento social das comunidades em que está presente. Em busca de atitudes transformadoras, capazes de mudar para sempre a vida das pessoas, a Companhia elegeu a educação como modo mais eficaz para se envolver no aprimoramento do potencial humano.

Promovidas há dezoito anos pela Empresa, as ações educacionais junto à comunidade são viabilizadas, desde 2002, pelo Instituto Algar, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que recebe doações de todas as empresas do Grupo Algar para desenvolver atividades de formação continuada de educadores e alunos, com o objetivo pedagógico de melhorar a leitura, a escrita e promover inclusão digital. Associados da Empresa também são motivados a participar como voluntários do programa.

Em 2012, a Algar Telecom contribuiu com R$ 2,2 milhões dos R$ 3 milhões de arrecadação total. O valor permitiu ampliar a abrangência do programa, que passou de 11 para 16 cidades em quatro Estados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Maranhão) e envolveram cerca de 350 educadores e 6,7 mil alunos. As novas localidades contempladas estão na área de expansão da Companhia, o que comprova que o crescimento da Empresa e as ações de sustentabilidade social andam juntos.