Algar - Gente servindo Gente

Relatório de Sustentabilidade 2012

Ativos Intangíveis

Os ativos intangíveis representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da empresa.

São considerados ativos intangíveis os bens que não podem ser mensurados em números e, portanto, não estão presentes nos demonstrativos econômico-financeiros. Tais ativos representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da empresa. Dentre os ativos intangíveis do Grupo Algar se destacam:

Força da marca

Trata-se de uma Companhia familiar, empreendedora e sólida, orgulhosamente nacional, cujas empresas se destacam em suas áreas de atuação.

Governança Corporativa

As práticas adotadas pelo Grupo Algar, como detalhado no capítulo correspondente, reforçam a sustentabilidade dos negócios e a perenidade da companhia, equilibrando os interesses das partes interessadas, dentro de uma visão multigeracional. Além disso, a Companhia tornou-se uma referência em gestão de empresas familiares no Brasil e no exterior.

Capital humano e intelectual

A crença na capacidade transformadora e no envolvimento das pessoas que dão vida à Companhia, traduzida na Visão “Gente servindo Gente”, resulta em uma política de valorização de talentos bastante estruturada, que tem como principal catalisadora uma universidade corporativa. A UniAlgar está presente em todo o processo de desenvolvimento humano e intelectual de cada um dos associados e também faz a gestão do conhecimento acumulado, multiplicando-o por todas as empresas Algar.

Clima de trabalho

A sustentabilidade de uma empresa também depende da satisfação de seus Talentos Humanos. O Grupo Algar empenha-se permanentemente para propiciar aos seus associados um ambiente saudável, do qual todos tenham orgulho de pertencer. A efetividade de suas ações – bem como o desenvolvimento de novas estratégias que visam aprimorar o ambiente de todas as suas unidades - é medida por uma Pesquisa de Clima Organizacional quantitativa, realizada anualmente, e qualitativa, realizada a cada dois anos. Em 2012, o índice geral de satisfação consolidado do Grupo Algar ficou em 74%.