Algar - Gente servindo Gente

Relatório de Sustentabilidade 2012

Estratégia

A diversificação é uma decisão estratégica: o Grupo está sempre atento às oportunidades e regiões com potencial de crescimento, com as quais acredita que pode contribuir de maneira diferenciada devido a sua expertise.

A diversificação geográfica e de negócios é parte da história do Grupo Algar, que hoje atua em todo o território nacional. Baseada em sua Visão, “Gente servindo Gente”, a Companhia busca, todos os dias, em diferentes frentes de negócio, colocar a serviço da comunidade o conhecimento acumulado em mais de oito décadas e, como consequência, garantir sua perenidade de forma sustentável.

A diversificação é, portanto, uma decisão estratégica: o Grupo está sempre atento às oportunidades e regiões com potencial de crescimento, com as quais acredita que pode contribuir de maneira diferenciada devido a sua expertise. Foi assim, por exemplo, que a Algar Agro chegou ao Maranhão. Ali estão a maior fronteira agrícola do Brasil e o melhor porto de escoamento, o de Itaqui, além do fato da região apresentar excelentes perspectivas de crescimento. Da mesma forma, em Telecom, o principal foco de investimento está no segmento empresas, em especial, na região Sudeste, que concentra 70% do tráfego de telecomunicações do país. Atualmente, a maior parte dos investimentos é destinada a estes dois drivers de crescimento - Telecom/TI e Agro. Para as demais empresas, a Algar direciona o foco para a consolidação da atual posição bem como expansão regional da atuação.

Conversas de Cultura

Com o propósito de fortalecer sua identidade, o Grupo Algar mantém um calendário de encontros que reúne os associados, Luiz Alberto Garcia, presidente do Conselho de Administração, e o presidente executivo Luiz Alexandre Garcia. O programa contempla duas ações - visitas às regionais e convenções - promovidas em anos alternados nos escritórios das empresas.

Nas duas situações, os executivos reforçam as crenças e o modelo de gestão da organização, disseminando sua cultura, ouvem sugestões e respondem às perguntas dos associados independentemente do seu nível hierárquico. Tal proximidade cria a sensação de pertencimento e contribui positivamente para o clima de trabalho.

Em 2012, o chairman e o CEO do Grupo Algar dedicaram-se à participação em convenções. Foram nove eventos no total, em localidades como Uberlândia, São Paulo e Porto Franco/MA.

GRI: 4.3

Algar 2100

Trata-se de um encontro anual, realizado há 18 anos, que oferece aos participantes uma pausa para colocarem em prática o pensar estratégico por meio da análise de cenários e tendências. Coordenado pela Vice-presidência Corporativa de Estratégia e operacionalizado pela UniAlgar, o evento reúne a alta gestão da holding e das empresas e profissionais especialmente convidados. O objetivo é ampliar a visão de futuro da Companhia, criando um ambiente em que os profissionais possam identificar novas áreas de oportunidades e compreender o seu papel na organização.

GRI: 4.3

Empresa-Rede

O Grupo Algar acredita que as conquistas são decorrentes do empenho e da capacidade de inovação de cada um dos seus associados. Esta crença levou ao desafio de promover uma gestão participativa dos negócios em todas as esferas. Surgiu assim um modelo de gestão próprio, chamado Empresa-Rede, que a Algar Telecom adota desde 1990.

Com processos claros, amplamente divulgados e que envolvem todos os associados, independentemente do nível hierárquico que eles ocupam, o modelo conta com ferramentas para estimular o comprometimento e a autonomia com responsabilidade, o que permite a cada profissional acompanhar e ter participação significativa nas decisões que guiam a empresa.

Na prática, cada empresa do grupo é considerada um Centro de Resultado, com orçamentos e metas independentes. A diretoria da holding administra todos estrategicamente, alinhando-os às metas estabelecidas em concordância com o Conselho de Administração. Porém, após a aprovação dos orçamentos, as subsidiárias têm autonomia para executar seus planejamentos, o que permite a maior agilidade na tomada de decisões. O mesmo conceito é replicado internamente em cada uma das empresas – ou seja, suas diferentes áreas também são Centros de Resultado que, de maneira autônoma e responsável, têm orçamentos e metas a cumprir.

Aplicado há mais de duas décadas, este modelo de gestão tem-se mostrado bastante eficiente na motivação dos associados, uma vez que promove uma cultura em que todos estão a postos para dar sugestões, ouvir críticas e, principalmente, aprender.  Além de ampliar o comprometimento, o processo participativo reforça a sensação de pertencimento e o orgulho pelos resultados conquistados em equipe. 

Princípios da Empresa-Rede

Cultura Comercial

Apesar de áreas de atuação distintas, as empresas do Grupo Algar têm, em comum, um jeito único de tratar os seus clientes. A Companhia cultiva o relacionamento próximo e ético, baseado em princípios como respeito, valorização e real interesse pelas necessidades das pessoas físicas ou empresas que atende.

O jeito de fazer negócios do Grupo Algar, totalmente alinhado com a Visão “Gente servindo Gente”, é um diferencial competitivo e também uma das razões de sua sustentabilidade. Com o propósito de aprimorá-lo permanentemente, a Companhia adota uma Cultura Comercial única, baseada em sete pilares, que visa estimular a troca de experiência e a sinergia entre os consultores de vendas que atuam nos setores de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo.

Fazem parte da Cultura Comercial do Grupo Algar a Academia de Vendas, cuja finalidade é realizar a gestão do conhecimento da área comercial e desenvolver a força de vendas, o Clube de Vendas, voltado à busca de sinergia entre as empresas, e a Comunidade de Negócios, uma rede social que facilita o contato entre os profissionais da área.

Em 2012, a Companhia passou a contar com mais uma ferramenta comercial unificada, o Clube Corporativo Prime, dedicado a estreitar o relacionamento com clientes do mercado B2B. No programa, as empresas Algar Telecom, Algar Tecnologia, Algar Segurança e Engeset se uniram com o intuito de compreender melhor seus clientes, identificar necessidades e propor as melhores soluções.

Em um primeiro momento, passaram a integrar a carteira do Clube Corporativo Prime dezoito clientes que já têm uma importância dentro do Grupo Algar e/ou apresentam potencial de consumo para mais de um serviço. Tal grupo de clientes, que representa 10% do faturamento do Grupo Algar, é atendido pelos consultores Key Account Manager (KAM), profissionais de vendas que receberam, por meio da Academia de Vendas, uma capacitação diferenciada desenvolvida pela UniAlgar. Em 2012, a atuação do Clube Corporativo Prime colaborou para ampliar o faturamento deste grupo de contas em cerca de 60%.

Pilares da Cultura Comercial

Inovação

O Grupo Algar considera a inovação como uma ferramenta para o crescimento sustentável empresarial e desenvolvimento do País - e isto pode ser comprovado na trajetória de suas subsidiárias. Em 1984, por exemplo, a CTBC (atual Algar Telecom) implantou em Uberlândia o primeiro sistema brasileiro de comunicação óptica. A mesma empresa lançou, em 1992, a telefonia móvel celular antes mesmo que o serviço estivesse disponível em várias capitais brasileiras e, seis anos depois, em 1998, apresentou ao Brasil o telefone pré-pago, que hoje predomina no sistema de telefonia celular nacional. O histórico de ações inovadoras - pequenas ou grandes, mas sempre capazes de gerar valor – também é realidade nas outras empresas da holding. Portanto, natural que atualmente a inovação esteja totalmente atrelada ao pensamento estratégico da Companhia, com orçamento e programa específicos para o tema.

No Programa Algar Inovação, cada uma das empresas da Companhia possui o seu Comitê de Inovação, responsável por avaliar e coordenar a implantação de projetos que possam resultar em melhorias, economias ou novas receitas e disseminar a cultura que motiva o comprometimento dos associados com a geração de ideias.  Tais comitês estão ligados à Assessoria de Inovação da holding, que responde ao vice-presidente corporativo de Finanças e tem acesso aos demais diretores para discussão e estabelecimento de objetivos e metas.

Há mais de uma década, o estímulo para a inovação é realizado pelas metodologias PGP (Programa de Gestão de Processos) e o PGI (Programa de Gestão de Ideias), voltadas a projetos de melhoria em todas as áreas. Quando aprovadas, as ideias dos associados são desenvolvidas e rendem gratificações financeiras aos idealizadores. Além disso, as melhores iniciativas participam da Mostra Algar Inovação.

A 12ª edição do evento – a primeira fora da cidade de Uberlândia – aconteceu em julho de 2012, na sede da Algar Tecnologia de Campinas e contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, entre associados, clientes, fornecedores e convidados. Durante o evento, foram apresentados doze projetos de inovação do Grupo Algar e os clientes também tiveram a oportunidade de exibir seus produtos e serviços inovadores. Palestras com especialistas do tema e debates com executivos da Companhia completaram a programação.

A crença de que inovação é uma estratégia para o crescimento dos negócios do Grupo Algar resultou em diversos avanços em 2012. Com o envolvimento da UniAlgar, a Assessoria de Inovação treinou cerca de setenta associados na metodologia Innovatrix™, método prático para inovação empresarial que foca a geração de novas receitas e a construção do conhecimento em inovação por meio da execução de protótipos. Paralelamente, criou uma incubadora de empresas e uma escola de negócios.

Alinhada com a política de valorização de talentos internos, a Incubadora Algar oferece aporte financeiro e apoio técnico para ideias inovadoras propostas pelos associados da Companhia. As mesmas, que devem estar em fase de protótipos e ter condições de gerar novos negócios, são inscritas por meio de um portal e submetidas, primeiramente, ao Comitê de Inovação da empresa diretamente ligada ao associado.

Uma vez aprovada, a ideia segue para análise do Comitê Corporativo de Inovação da holding, onde será lapidada e, na sequência, apresentada à Diretora Executiva. Todo o processo de seleção é apoiado no Business Model Generation - Canvas (BMG), um método prático que visa analisar a viabilidade das propostas considerando potencial e risco, resultados financeiros e qualitativos e a capacidade técnica e gerencial. Tais critérios permitem à Incubadora Algar captar os melhores projetos e selecionar os empreendedores mais aptos. Após ser aprovado em todas as etapas, o projeto é incorporado ao portfólio da Companhia e também pode constituir uma nova empresa, da qual a Algar se tornará sócia.

Em 2012, as empresas do Grupo Algar desenvolveram 56 projetos inovadores e 95 ideias, que resultaram em ganhos financeiros de R$ 19,7 milhões. O investimento financeiro em tais projetos consumiu R$ 4,5 milhões. No acumulado desde 2001, quando a inovação começou a ser mensurada, os ganhos somam R$ 291,6 milhões ante R$ 51,1 milhões investidos em 810 projetos e 558 ideias.

Na Algar Segurança, o projeto Gestão Online automatizou todos os processos relacionados a controle de ponto, ronda realizada pelos seguranças e relatórios utilizando o smartphone, o que proporcionará redução de custos e maior produtividade, facilitando para a área de Talentos Humanos a gestão dos associados que trabalham na área de segurança patrimonial. Na Algar Telecom, a solução Recarga Web, desenvolvida e customizada de acordo com as características dos planos oferecidos pela empresa, permitiu que os clientes pudessem comprar créditos pelo portal da empresa via internet.
A promoção do Open Innovation (Inovação Aberta) com entidades nacionais e internacionais também faz parte da política de inovação do Grupo Algar. Desde 2010, a Companhia mantém um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no valor total de R$ 15,0 milhões, por meio do qual 50% dos investimentos em projetos elegíveis são disponibilizados de forma subvencionada. Há ainda acordos formalizados com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Uberlândia e a Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.

A Algar também é membro da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e do Centro de Referência em Inovação Nacional da Fundação Dom Cabral e, com o propósito de promover intercâmbio com estudantes e recém-formados dedicados à inovação, mantém um convênio com a AIESEC, organização reconhecida pela Unesco, que reúne jovens universitários de todo o mundo.

Para os próximos anos, os desafios da área de inovação são fortalecer a Algar Incubadora, ampliar o Open Innovation com entidades nacionais e internacionais, utilizar mais ativamente os incentivos fiscais para a inovação por meio da Lei do Bem (Lei nº 11.196) e estabelecer parcerias com clientes e fornecedores para a co-criação. Em 2013, o Grupo Algar investirá (CAPEX e OPEX) mais de R$ 20 milhões em inovação.