Algar - Gente servindo Gente

Relatório de Sustentabilidade 2012

Talentos Humanos

Para manter a motivação e a paixão por atender bem traduzidas na Visão “Gente servindo Gente”, a área de Talentos Humanos atua, juntamente com a universidade corporativa do Grupo Algar, na busca de ferramentas capazes de valorizar cada integrante da organização nos aspectos pessoal e profissional, promovendo qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento de carreira.

Os profissionais do Grupo Algar são chamados de associados e a área que trata das políticas voltadas ao público interno é a área de Talentos Humanos. Mais do que simples palavras, as designações escolhidas exprimem o profundo respeito com que são tratadas as pessoas que dão alma a todas as empresas da Companhia. Além disso, está alinhada ao modelo de gestão Empresa-Rede.

O fundador do grupo, o comendador Alexandre Garcia, sempre considerou cada trabalhador como um agente de transformação de fundamental importância para a perenidade dos negócios. Afinal, a disposição para desempenhar suas funções da melhor forma e o carinho e dedicação na hora de atender o cliente são atributos bastante pessoais. A partir deste conceito, com o propósito de fazer despertar o talento nato de cada um, desenvolveu-se de maneira muito espontânea uma cultura de valorização das pessoas que fazem a Companhia acontecer.

Para manter a motivação e a paixão por atender bem traduzidas na Visão “Gente servindo Gente”, a área de Talentos Humanos atua, juntamente com a universidade corporativa do Grupo Algar, na busca de ferramentas capazes de valorizar cada integrante da organização nos aspectos pessoal e profissional, promovendo qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento de carreira.

Em 2012, a política de valorização de talentos da Algar Telecom foi novamente reconhecida por meio de prêmios. A Companhia foi listada no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil elaborado pela revista Época e entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil em TI e Telecom da revista Computerworld.

A Companhia mantém bom relacionamento com os sindicatos. Em 2012, 99% dos associados foram abrangidos por acordos de negociação coletiva. Apenas os profissionais que desempenham função executiva, por terem políticas específicas de remuneração, não são contemplados pelos acordos.

GRI: LA4

Perfil dos Associados

Orientado pela Visão “Gente servindo Gente”, o Grupo Algar valoriza pessoas que gostam de desenvolver relacionamentos, demonstram prazer em ajudar, sabem trabalhar em equipe e apresentam um talento nato para inovação. Tais critérios permitiram à Companhia e às empresas controladas constituírem equipes eficientes, voltadas para a geração e implantação de soluções inovadoras, com foco no cliente, na qualidade e preocupadas com a sustentabilidade.

O Grupo Algar encerrou o ano de 2012 com 20.714 associados, sendo que a maior parte (84%) está alocada na região Sudeste, onde teve início a história da Companhia.

A diversidade é uma das características do time de talentos do Grupo Algar, formado de maneira equilibrada por pessoas de ambos os sexos (54% homens e 46% mulheres) e de diferentes faixas etárias. Quando analisados os dados consolidados de todas as empresas, o contingente de jovens entre 18 e 25 anos, alocado principalmente na Algar Tecnologia, representa 52,5% do total, mas as outras faixas etárias também têm boa representatividade – 42,7% entre 30 e 50 anos; 4,9% acima de 50 anos.

Empregados em tempo integral

Empregados PRÓPRIOS (relativo a 31/dez)
  Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
  2010 2011 2012 2010 2011 2012
Total 11.014 12.340 12.759 31 22 8
 
Terceiros (relativo a 31/dez)
  Contrato de Terceiro Permanente Contrato de Terceiros por Prazo
Determinado ou Temporário
  2010 2011 2012 2010 2011 2012
Total     1 24 21 40
 
        2010 2011 2012
 TOTAL de empregados em tempo integral 11.069 12.383 12.808

Empregados em meio período

Empregados PRÓPRIOS (relativo a 31/dez)
  Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
  2010 2011 2012 2010 2011 2012
Total 8.921 8.812 7.955 1 2 3
  
TERCEIROS (relativo a 31/dez)
  Contrato de Terceiro Permanente Contrato de Terceiros por Prazo
Determinado ou Temporário
  2010 2011 2012 2010 2011 2012
Total       31 52 93
 
        2010 2011 2012
 TOTAL de empregados em meio período 8.953 8.866 8.051
 TOTAL (Empregados Próprios+Terceiros) 20.022 21.249 20.859

Faixa Etária

EMPREGADOS PRÓPRIOS (relativo a 31/dez)
  Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
Faixa Etária 2010 2011 2012 2010 2011 2012
>50 1.662 1.763 1.009     1
30 a 50 11.065 11.740 8.842 8 7 4
<30 7.208 7.649 10.863 23 17 6
Total 19.935 21.152 20.714 31 24 11
 
TERCEIROS (relativo a 31/dez)
  Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
Faixa Etária 2010 2011 2012 2010 2011 2012
>50       1    
30 a 50       2 2 3
<30       7 2  
Total       10 4 3

Gênero

EMPREGADOS PRÓPRIOS (relativo a 31/dez)
  Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
Gênero 2010 2011 2012 2010 2011 2012
Masculino 9.914 10.994 11.236 19 14 6
Feminino 10.021 10.158 9.478 13 10 5
Total 19.935 21.152 20.714 32 24 11
 
TERCEIROS (relativo a 31/dez)
  Contrato por Prazo
Indeterminado ou Permanente
Contrato por Prazo
Determinado ou Temporário
Gênero 2010 2011 2012 2010 2011 2012
Masculino     1     3
Feminino            
Total     1     3

Categoria Funcional

Categoria Funcional TOTAL
Executivos 245
Não executivos 20.469
Total 20.714


GRI: LA4

Remuneração

O sistema de remuneração procura alinhar e convergir esforços para melhorar o desempenho da Companhia. É composto por uma parcela fixa e outra variável, além do pacote de benefícios. A parcela fixa é composta do salário base mensal, o valor relativo às férias e adicionais e o valor relativo ao 13º salário anual.

A remuneração variável, cada vez mais representativa, tem como objetivo incentivar e proporcionar recompensa financeira a todos os associados executivos e não executivos e é composta de duas partes. Uma parte denominada Participação nos Resultados, que se caracteriza pela compensação financeira individual ao associado pelos resultados adicionais atingidos que extrapolem suas responsabilidades normais do dia a dia. Além desta parte, a Companhia distribui para todos os associados um percentual do seu Lucro Líquido apurado anualmente. Esta parte denomina-se Participação nos Lucros e se limita ao percentual de 12% do resultado líquido.

Ainda em observância aos princípios de coerência e equilíbrio, o Sistema de Remuneração Variável estabelece como condicionantes deflatores indicadores anuais de crescimento, rentabilidade e saúde financeira previamente definidos.


GRI: 4.2

Rotatividade

Empregados PRÓPRIOS (relativos a 31/dez/2011)

  Contrato por Prazo Indeterminado ou Permanente Contrato por Prazo Determinado ou Temporário Contrato por Prazo Indeterminado ou Permanente Contrato por Prazo  Determinado ou Temporário
GÊNERO Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados %
Masculino 2.700 24,56 3 21,43 3.226 28,71 2 33,33
Feminino 6.819 67,13 8 0,00 1.607 16,96 2 40,00
Total 9.519 45,00 11 45,83 4.833 23,33 4 36,36
Faixa ETÁRIA Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados %
>50 164 9,3 1 0 181 17,94    
30 a 50 2.320 19,76 2 28,57 2.053 23,22    
<30 7.035 91,97 8 47,06 2.599 23,93 4 66,67
Total 9.519 45 11 45,83 4.833 23,33 4 36,36

TERCEIROS (RELATIVOS A 31/DEZ/2012)

  Contrato de Terceiro Permanente Contrato de Terceiros por
Prazo Determinado ou Temporário
Contrato de Terceiro Permanente Contrato de Terceiros por
Prazo Determinado ou Temporário
GÊNERO Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados %
Masculino     254 12.700        
Feminino     25 833,33        
Total     279 5.580        
Faixa ETÁRIA Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados % Total de Desligados %
>50                
30 a 50     279 13.950        
<30                
Total     279 5.580        
  Contrato de Terceiro Permanente Contrato de Terceiros por
Prazo Determinado ou Temporário
Contrato de Terceiro Permanente Contrato de Terceiros por
Prazo Determinado ou Temporário
GÊNERO TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS % TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS % TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS % TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS %
Masculino         2 200 3 100,00
Feminino         2 0 0 0
Total         4 400 3 100,00
Faixa ETÁRIA TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS % TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS % TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS % TOTAL DE NOVOS CONTRATADOS %
>50                
30 a 50                
<30         4   3  
Total         4   3 100,00


GRI: LA2

Relacionamento com o Público Interno

O Grupo Algar acredita que a educação continuada é a melhor maneira de desenvolver seus profissionais, tornando-os aptos a enfrentar os futuros desafios. Desta crença nasceu, em 1998, a UniAlgar. Com a missão de “Promover o desenvolvimento dos talentos para aumentar a competitividade dos negócios Algar", a universidade corporativa se tornou uma ferramenta estratégica de todos os segmentos de negócios, contribuindo para que a qualificação de suas equipes seja um diferencial de mercado.

Localizada em Uberlândia (MG), em uma área verde de 32.600 m2, a UniAlgar conta com excelente infraestrutura física. Por três edifícios estão distribuídos 17 salas de treinamento e outras cinco destinadas a reuniões, auditório com capacidade para 600 pessoas, biblioteca com mais de 4,5 mil títulos, restaurante, cybercafé e livraria. Todo o ambiente é climatizado e, na área externa, o estacionamento pode abrigar até 200 veículos.

A UniAlgar se diferencia das universidades convencionais por basear seu currículo em conceitos e práticas empresariais reais, com foco nas necessidades das empresas Algar. Além de treinamentos estruturados em cursos presenciais, o aprendizado é disseminado por ferramentas como cursos on-line, chats, fóruns de discussões, hot sites de conteúdo e rede social.

A UniAlgar dedica-se, ainda, a temas como disseminação da cultura empresarial, avaliação de desempenho, pesquisas de clima, gestão da saúde integral dos associados, além do desenvolvimento pessoal e profissional. Em outras palavras, funciona como a catalisadora de todas as ações voltadas à valorização dos talentos humanos, o que inclui a promoção de um clima de trabalho agradável e com reais perspectivas para a construção de uma carreira de sucesso. Consequentemente, é também a detentora do conhecimento acumulado pelas empresas que integram o Grupo.

Também estão entre as atribuições da UniAlgar a promoção de cursos, workshops e encontros, como o que reúne os Comitês de Associados de cada empresa Algar, e o Prodex (Programa de Desenvolvimento de Executivos), evento anual para que a visão de negócio, os resultados anuais, objetivos e metas futuras sejam compartilhadas entre os gestores das empresas. O Algar 2100 também é outro exemplo de workshop que marca o  início do ciclo de planejamento estratégico do Grupo e que tem o objetivo de acompanhar a evolução  das estratégias das empresas, além da dimensão disruptiva de pensar e criar o futuro dos negócios. 

O trabalho desenvolvido pela universidade corporativa contribui para o reconhecimento que os profissionais do Grupo Algar desfrutam no mercado e, também, resulta em prêmios. Em 2012, a UniAlgar foi eleita a melhor Universidade Corporativa do Brasil pelo IQPC, uma organização internacional de informação empresarial, que avaliou outras corporações que atuam no País.


Treinamento e Capacitação

A UniAlgar conta com um amplo portfólio de cursos e programas de treinamento e desenvolvimento presenciais e a distância, que são colocados em prática no decorrer do ano com finalidades e públicos específicos. Esses programas educacionais são revistos anualmente e têm como objetivo a adequação dos conhecimentos, habilidades e atitudes do participante às atribuições e responsabilidades específicas dos cargos e às necessidades estratégicas das empresas Algar.

Em 2012, por exemplo, atendendo à demanda da Assessoria de Inovação do Grupo, a UniAlgar treinou cerca de setenta multiplicadores de inovação na metodologia Innovatrix™. Para a Algar Agro, desenvolveu um programa específico para capacitar os associados da empresa no Maranhão, chamado de Safra de Conhecimentos e cujo material didático, composto de três apostilas e DVDs, reflete a preocupação para que o mesmo pudesse ser usado em qualquer lugar e, inclusive, por aqueles associados que não têm acesso à internet no seu dia a dia. Já para a Algar Telecom, a UniAlgar criou no último ano o Integrar, um programa de educação continuada, com ciclos de até 36 meses, que, além de desenvolver talentos para alavancar os resultados da Empresa, visa promover a retenção, a transferência do conhecimento-chave e, ainda, fornecer indicadores para o acompanhamento das metas.

Entre os programas de educação continuada que atendem a todas as empresas Algar, uma parcela significativa destina-se ao desenvolvimento de líderes em diferentes níveis da organização, o que é essencial para a perenidade do Grupo Algar.

Para o aprimoramento das competências dos líderes atuais, existem o programa Essencial, que atende executivos recém-chegados do mercado ou promovidos recentemente, e o programa AVAN, destinado à atualização de profissionais com mais de dois anos na função. As empresas também investem nas Médias Lideranças, para formação de supervisores.  Ao final de 2011 foi lançado este programa para os supervisores da Algar Tecnologia que, somente  no  último ano, contabilizou 85 turmas de treinamento, contemplando um total de 620 participantes das cidades de Uberlândia, Belo Horizonte, Campinas e Brasília.

Simultaneamente, a UniAlgar, além de desenvolver os atuais líderes,  mantém vários programas dedicados à formação de um banco de talentos capazes de assumir posições de liderança no futuro. Chamado Jovem Empreendedor, o programa de trainee do Grupo Algar envolveu 62 profissionais em 2012. Já o programa Talentos em Desenvolvimento é focado em identificar e desenvolver as habilidades gerenciais dos associados que demonstram muito potencial e que poderão, no futuro, ocupar cargos de liderança. O programa começou em 2010 na Algar Telecom, em 2011 chegou à Algar Tecnologia e, no último ano, foi estendido para a Engeset. Ao final de 2012, somava a participação de 131 associados, dos quais quinze haviam sido promovidos (onze na Algar Telecom e quatro na Algar Tecnologia).

Entre os executivos, a formação de back-up de talentos é promovida por meio do programa Potencial Sucessor, dividido em dois níveis. No D1, durante três anos, os participantes desenvolvem suas competências, por meio de diversas ações que vão muito além da sala de aula;  acompanhamento individualizado, vivências, coaching, fóruns de aprendizagem, desenvolvimento do idioma inglês e acompanhamento de um outro executivo, que irá orientar a sua formação, atuando como conselheiro e mentor. Ao longo de 2012, 78 executivos participaram do Potencial Sucessor D1. Completado o primeiro ciclo, os profissionais com maior nível de prontidão passam a fazer parte de um banco de talentos e alguns continuam no programa para consolidar a formação em algumas competências. Na dimensão D1 os participantes são preparados, segundo o pipeline de lideranças e competências essenciais da liderança Algar, para ocupar posições estratégicas nos negócios. Já na dimensão D2 os participantes são preparados para ocupar, no futuro, cargos de direção dos negócios e recebem um desenvolvimento mais direcionado, tendo como parâmetro, além das competências Algar, os requisitos do cargo para o qual  foi indicado.

As ações da UniAlgar também abrangem o programa de integração corporativa, que contempla a história, os negócios e a cultura do Grupo Algar, os princípios do modelo de gestão (Empresa-Rede) e da cultura comercial adotados, as políticas de Talentos Humanos e o Código de Conduta. Em 2012, 294 novos contratados participaram da ação, em um total de 2656 horas de treinamento.

Em 2012, somados, os treinamentos internos e externos, os investimentos chegaram a R$ 11,042 milhões. O montante atendeu a 20.668 profissionais – 52 diretores, 161 coordenadores, 28 consultores e 20.427 associados não-executivos. O índice de investimento sobre a folha de salário-base ficou em 3,34%.


Saúde e Bem-Estar

No Grupo Algar, a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais se traduz em uma série de práticas que vão muito além das exigidas por lei. Neste sentido, o maior avanço de 2012 foi a ampliação do PDI (Programa de Desenvolvimento Individualizado) da Saúde - um programa para a promoção da qualidade de vida que inicialmente era destinado aos executivos - para os associados das empresas Algar.

No programa, depois de avaliados nas dimensões clínica, física, nutricional e emocional, os associados passam a receber orientações e motivação constante para a adoção de práticas saudáveis capazes de combater o sedentarismo, o estresse, além de rever hábitos alimentares. No caso dos executivos o alcance das metas de saúde está atrelada ao bônus anual. Em 2012, dos 297 executivos avaliados pelo PDI de Saúde, 282 cumpriram suas metas.

Ainda na área de saúde, as equipes multidisciplinares do Grupo Algar realizaram 260 atendimentos psicológicos, 400 atendimentos médicos, 60 avaliações de dimensão física e 40 atendimentos de orientação nutricional. A UniAlgar também promoveu o curso de Saúde Segurança do Trabalho e Ergonomia para profissionais da área.

Também com o foco em saúde, bem-estar e segurança, o Grupo Algar mantém o Comitê de Saúde e Segurança Corporativa. Sediado em Uberlândia e com reuniões bimestrais, a comissão estabelece e coordena a realização de várias atividades.

GRI: LA6


Construção de Carreira

Para se destacar em seus mercados de atuação, diferenciando-se por sua equipe qualificada e comprometida, o Grupo Algar conta com um sistema de remuneração justo, atrelado à meritocracia, e cada uma das empresas Algar possui trilhas específicas de carreira e participam da avaliação de desempenho que é aplicada formalmente a todos os associados da holding ao menos uma vez por ano. A análise, ao mesmo tempo em que mede o desempenho individual, resulta em um plano de desenvolvimento com metas para que cada associado possa conquistar seus objetivos.

Em abril de 2012, o Grupo Algar distribuiu R$ 24 milhões referente à participação nos lucros paga anualmente e que corresponde ao rateio de 12% do lucro líquido das empresas Algar. O bônus compõe a remuneração variável ao lado de bônus que consideram as metas individuais do profissional e as de sua área de trabalho.

Outra maneira de valorizar o capital humano é buscar, na própria base de associados, pessoas qualificadas para assumir as novas vagas que surgem antes de divulgá-las mercado. Em 2012, 3.946 associados foram promovidos nas empresas Algar. Boa parte das promoções foi possível graças aos programas de desenvolvimento citados no tópico Treinamento e Capacitação.


Canais de Comunicação

O Grupo Algar mantém diferentes canais de comunicação para interagir com seus associados. Um deles é a TV Algar, programa de TV corporativo e exclusivo, que pode ser acessado pelo computador, celular ou por meio das televisões dispostas nos escritórios regionais. As empresas Algar têm espaço no canal para divulgar seus assuntos específicos.
Os principais acontecimentos do Grupo Algar também são noticiados pelo Toda Hora, que consistem em frames com texto curto e informativo, acessados pelo computador e também divulgados pelas televisões instaladas nos locais de convivência.
Outros meios de comunicação disponíveis são o Algar Net, canal de comunicação corporativo que inclui os serviços relacionados à solicitação de férias, extratos de remuneração e informes de rendimentos, e o Conect@, que é o canal de treinamento de Ensino à Distância (EAD), com cursos e treinamentos dirigidos e personalizados para cada associado.


Direitos Humanos

O Grupo Algar é contra todo e qualquer tipo de discriminação e adota todas as medidas cabíveis para evitar este tipo de conduta em seu negócio. Em 2012, as únicas denúncias de discriminação ocorreram na Algar Tecnologia, que presta, dentre outros, serviços de contact center. Foram registrados dois casos de discriminação e que foram apurados como procedentes, e em seguida as medidas disciplinares foram tomadas. Os dois casos referem-se à discriminação sexual, para ambos, a área de Ouvidoria apurou as denúncias e recomendou a demissão dos líderes que cometeram esses atos. A empresa processou e executou as demissões. Como medida de melhoria, foram realizados Workshop´s para todos os líderes abordando o tema danos morais, assedio moral e sexual, ainda no primeiro semestre de 2013. 

O Código de Conduta, válido para todas as empresas do Grupo Algar, estabelece como regra a não utilização e não aceitação de parceiros e fornecedores que atuam com trabalho escravo e/ou força de trabalho infantil. Para tanto, todos os contratos firmados pelas empresas Algar possuem cláusulas atestando os mesmos não empregam menores, exceto na condição de aprendiz e não mantêm trabalhadores em locais insalubres, que possam causar prejuízo à sua saúde, ou em situação análoga à escravidão. Em 2012, não foram identificadas ocorrências do gênero nas atividades do Grupo.

GRI: HR4; HR6; HR7