Algar - Gente servindo Gente

Relatório de Sustentabilidade 2012

Modelo Operacional

Em 2012, cerca de 2 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todo o País, utilizaram os produtos ou serviços oferecidos pelas nove subsidiárias do grupo.

Setores de Negócios

As empresas Algar estão organizadas em quatro setores distintos: TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo. Em 2012, cerca de 2 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todo o País, utilizaram os produtos ou serviços oferecidos pelas nove subsidiárias do grupo.

Setores de Negócios

Setor TI/Telecom

Algar Telecom

Diferenciada pelo atendimento eficaz e uso de tecnologias inovadoras, a empresa de capital aberto iniciou suas atividades em 1954 e possui, atualmente, cerca de 896 mil clientes. Seu desafio para os próximos anos é crescer de maneira sustentável, mantendo os valores e a qualidade dos serviços, tanto no mercado corporativo como no varejo.

Na área de concessão, a Algar Telecom atua em 87 municípios, distribuídos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Seu portfólio de serviços para tais cidades compreende telefonia fixa e celular, internet banda larga (3G e ADSL), comunicação de dados, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 de longa distância nacional e internacional aos segmentos residencial e empresarial.

Os esforços para a expansão da rede também inclui as dezenove cidades de Minas Gerais (DDD 34, 35 e 37) que compõem a Banda H, faixa de frequência para a prestação de serviços de telecomunicações na plataforma 3G que a empresa adquiriu em leilão há dois anos.

A Algar Telecom tem, ainda, autorização para prestar serviços de voz, dados e TV em todo o País. A expansão geográfica neste segmento considera as regiões de maior potencial comercial em torno do backbone da empresa e tem como foco o mercado corporativo, sobretudo as médias e grandes empresas.

O principal foco, contudo, é o crescimento no segmento empresas, por meio dos serviços de voz e dados, em uma área que reúne algumas das principais cidades do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, incluindo São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Curitiba. Neste sentido, inaugurou em 2012 a sede em São Paulo e Belo Horizonte, somadas com os esforços de marketing, reforçando a presença da marca nas principais mídias.
Para concretizar sua estratégia, a Algar Telecom investe fortemente em formação de pessoas e infraestrutura. Em 2012, foram abertas 32 localidades para tráfego de voz, incluindo rede própria em todas as capitais do Nordeste. Isto evidencia o comprometimento da empresa com o crescimento do País e o seu empenho para atender os clientes em todo o território nacional.

A entrega de resultados bastante positivos em 2012 comprova a assertividade das estratégias da Algar Telecom, mas ainda há outras duas conquistas que a posicionam como uma empresa diferenciada: a excelente resposta do mercado a emissão de debêntures realizada no último exercício, com demanda de 63% acima do esperado, e suas práticas sustentáveis em permanente evolução, o que permitiu à empresa elevar a divulgação de seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2012 ao nível B da versão G3 do Global Reporting Initiative (GRI).


Algar Tecnologia

A empresa atua no mercado corporativo desde 1998 oferecendo soluções tecnológicas para processos de negócio por meio de Business Process Outsourcing (BPO). Ao final de 2012, contava com mais de 9 mil associados e uma carteira de clientes diversificada, com cerca de 200 clientes representantes de segmentos como saúde, financeiro, educação, indústria, utilities, mídia e entretenimento e governo. A Algar Telecom, parceira e também seu principal cliente individual, representava cerca de 30% da carteira total.

O portfólio de serviços da Algar Tecnologia está dividido em quatro especialidades:

Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI)
Serviços que visam proporcionar ganho de produtividade e oferecer a melhor relação entre os custos de TI e o desempenho dos negócios dos clientes. Para tanto, a empresa possui três data centers estrategicamente localizados – dois na cidade de Uberlândia/MG e um em Campinas/SP – interligados por fibra ótica e que servem a todo o Brasil e exterior.

Serviços gerenciados
A empresa faz o suporte e a gestão de serviços de TI e Telecom. Profissionais experientes e especializados nas principais tecnologias e práticas do mercado trabalham para proporcionar mais segurança às operações dos clientes e garantir que as funções de TI estejam disponíveis para todos os usuários da organização.

Aplicações de negócios
Com know how e uma equipe de profissionais certificados pelos principais players de mercado, a Algar Tecnologia oferece aplicações de negócios com soluções completas. Por meio de fábricas de software própria ou de parcerias estratégicas com os maiores fabricantes de software do mercado, o serviço compreende o desenvolvimento, o desenvolvimento e a sustentação de soluções apropriadas ao perfil dos negócios dos clientes. A metodologia da empresa é baseada nas melhores práticas de engenharia de software, gerenciamento de projetos e modelos de maturidade.

Relacionamento com o cliente
A Algar Tecnologia tem soluções de qualidade para que as empresas cuidem de um de seus maiores bens, que são os clientes. Sua equipe faz uso de tecnologias avançadas de suporte e das melhores práticas de mercado para aprimorar relações por meio de contact centers e também da web. Atualmente, a empresa mantém cerca de nove mil posições de trabalho para operações de atendimento ao cliente, gestão de risco de crédito, televendas, back-office de negócios e gestão de experiência do cliente.

A Algar Tecnologia fechou o ano de 2012 como o primeiro contact center do Brasil com 100% do nível de gestão de relacionamento com clientes formados no 1° nível Six Sigma em Yellow Belt. Isso significa que 100% dos supervisores de atendimento estão preparados para aplicar o método DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Implementar e Controlar) e as ferramentas Lean Six Sigma básicas, possibilitando o pleno suporte a projetos de melhoria contínua, o que gera resultados rápidos que contribuem para os ganhos das operações dos clientes.

O relacionamento é um importante fator para o crescimento e a Algar Tecnologia mantém a proximidade com os seus clientes para entender profundamente as suas necessidades, visando desenvolver em conjunto soluções customizadas para dar mais eficiência e eficácia aos processos críticos criando valor aos seus contratantes. A atual estratégia de crescimento direciona esforços para o fortalecimento da imagem de sua marca com o aumento da participação de eventos e publicações do setor, relacionamento com a imprensa, uso de novos ferramentas de mídia social e fortalecimento do relacionamento com sua base de clientes.

Para suportar o crescimento foram desenvolvidos programas internos que garantam a qualidade do serviço prestado. O representativo deles é o Top Performance, que objetiva melhorar a produtividade e a qualidade nos serviços de contact center. Os resultados obtidos com esse programa mudaram a forma de gestão da Algar Tecnologia e o programa ganhou ramificações para os demais produtos, além de todas as áreas de suporte.


Engeset

Possui expertise para soluções completas de infraestrutura de tecnologia da informação e telecomunicação, o que abrande serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos, desenvolvimento e manutenção de redes. Desde que foi fundada, em 1991, a empresa já lançou mais de 20 mil quilômetros de rotas de fibra óptica e conta atualmente com 23 mil quilômetros sob sua manutenção.

Embora desempenhe função estratégica para o desenvolvimento da Algar Telecom, a Engeset tem um mercado endereçável em expansão. Atualmente, sua diversificada carteira de clientes é atendida por profissionais altamente qualificados em 23 unidades de negócios espalhadas pelo País, incluindo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Campinas, Recife, Fortaleza, Brasília, Macaé, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Uberlândia, Uberaba e Franca.


Algar Mídia

No mercado há mais de quadro décadas, a Algar Mídia se posiciona como uma empresa transmídia, que proporciona soluções convergentes de interação entre seus clientes – sobretudo pequenas e médias empresas – e o público por meio de diferentes plataformas de informação, que estão distribuídas em três segmentos:

Mídia de atualização
Inclui o Correio de Uberlândia, jornal fundado em 1938, com tiragem média de 12 mil exemplares e público leitor prospectado em torno de 50 mil pessoas/dia, e seus produtos derivados: a versão on-line, que recebe em média 30 mil visitas únicas por dia, e as revistas encartadas nos exemplares ao longo do ano.

Mídia de consulta
Principal negócio da empresa, o segmento agrega a lista telefônica Sabe, com tiragem anual de 1.250 milhão, os guias Sei e Viver e o Netsabe (site de buscas com os conteúdos da lista e guias). Os produtos chegam a cerca de 250 cidades localizadas nos estados de Minais Gerais, São Paulo e Goiás.

Mídia de exposição
Frente de negócios mais recente, criada em 2011 para atender as novas demandas por soluções em meios digitais, e que demonstra grande potencial de crescimento nos próximos anos. Disponível para as mesmas cidades do segmento de mídia de consulta, a chamada de Mídia Digital Out of Home consiste em ferramentas off-line (voz) e on-line (monitores de informação com tela) instalados em áreas de grande circulação e concentração de pessoas, como supermercados, terminais de ônibus, academias, clínicas e hospitais. Ao final de 2012, a Rede Alooh contava com 640 telas digitais e, incluindo os serviços off-line, alcançava cerca de 4,5 milhões de pessoas/dia.

Em um ano difícil, sobretudo para mídias impressas, a Algar Mídia promoveu mudanças significativas, focadas no crescimento da mídia digital. Além de atualizações tecnológicas, com o lançamento de novas versões do site de buscas Netsabe e do site do Correio de Uberlândia, a empresa investiu em mudanças na sua força de vendas, que foi unificada. Assim, 95% dos clientes passaram a ter um atendimento único, feito por um consultor da Algar Mídia capacitado nas mídias impressas e digitais. Para 2013, o desafio da empresa é continuar a ser um importante elo entre as pequenas e médias empresas e seu público alvo, contribuindo para o crescimento dos negócios.

Setor Agro

Algar Agro

A empresa atua no mercado de soja desde 1978. Além da produção, do processamento e da comercialização de soja nos mercados interno e externo, tem como produtos-âncora, de fabricação própria, o óleo de soja ABC, líder de vendas no estado de Minas Gerais, e o farelo de soja RaçaFort. O mix de produtos alimentícios voltado ao varejo também contempla azeite de oliva, óleo composto, extrato e molho de tomate, todos da marca ABC de Minas. Em menor escala, atua nos segmentos de agricultura (plantio de soja e milho), e pecuária (corte e leite), por meio da ABC Agricultura e Pecuária SA.
No ano de 2012, a principal conquista da Algar Agro foi a inauguração da segunda refinaria da empresa, localizada em Porto Franco, no Maranhão. Assim como a de Uberlândia, a nova refinaria é um dos mais avançados complexos industriais do País para esmagamento, refino e envase de óleo de soja. Juntas, as duas plantas produziram 7,5 milhões de caixa de óleo de soja ABC de Minas. No Triângulo Mineiro, o produto mais uma vez manteve-se a frente da concorrência, com market share de 26%. Nas regiões Norte e Nordeste, a empresa alcançou o market share inicial de 4%.

Na originação, a quebra da safra elevou o preço da soja e exigiu um esforço ainda maior na gestão financeira dos negócios. Ainda assim, a empresa conseguiu manter o excelente volume dos últimos anos, com 1,3 milhão de tonelada de soja originada em suas três regiões de atuação: Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás e no MAPITOPA, região que abrange os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará. As operações internacionais, bastante sensíveis aos desdobramentos macroeconômicos, atingiram US$ 367 milhões com soja em grãos e com farelo de soja.

Setor Serviços

Algar Aviation

No mercado da aviação executiva desde 1976, atua nos segmentos de venda de aeronaves (é representante exclusiva no Brasil do monomotor TBM 850, da fabricante francesa Daher-Socatae, o do bimotor P180 Avanti II, da italiana Piaggio Aero), manutenção e fretamento (transporte de passageiros e cargas leves, como malotes, valores e materiais de laboratório), além de prestar atendimento aeroportuário e hangaragem.

As boas perspectivas para o mercado da aviação executiva no País - com a entrada de novas aeronaves nos últimos anos e o grande número de pistas de pouso que ainda não são atendidas pelas rotas comerciais - levou a empresa a promover uma reestruturação em 2012, com o propósito de reforçar ainda mais a sua posição no mercado de manutenção de aeronaves. Neste sentido, a Algar Aviation adquiriu um novo hangar no aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, que será ampliado e reformado, e investiu R$ 500 mil na capacitação de seus profissionais.

O segmento de manutenção de aeronaves, que é o principal negócio da empresa, cresceu 14% em 2012, quando comparado com o ano anterior, com receita de R$ 27 milhões.  Foi significativo para o resultado o contrato para a recuperação de aeronaves Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB). Além do Bandeirante, a Algar Aviation está apta a atender os principais modelos de aeronaves executivas (turboélices e jatos), como King Air, Xingu, TBM, Citation e Learjet, e atua como Centro de Serviço Autorizado Embraer para as aeronaves Phenom 100 e Phenom 300.

Outra conquista da Algar Aviation no último ano, que está alinhada com seus esforços para contribuir para o desenvolvimento do País encurtando a distância entre pessoas e negócios, foi a venda de três aeronaves. Dois TBM 850 e um Piaggio P180 Avanti.

Para os próximos anos, tendo em vista o aquecimento do mercado interno de aviação executiva, a estratégia para a ampliação dos negócios é abrir uma base de atendimento no Nordeste, região onde o Brasil mais cresce atualmente, e buscar homologações para atender aeronaves de maior porte.


Comtec

Pertencente ao Grupo Algar e à Andrade Gutierrez, a Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais (Comtec) é a concessionária administradora dos terminais do SIT – Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Uberlândia. Em 2012, o contrato para exploração comercial dos terminais administrados pela Comtec foi prorrogado pela prefeitura de Uberlândia por mais 15 anos, até 2017.

Os cinco terminais de ônibus administrados pela Comtec - Central, Industrial, Planalto, Santa Luzia e Umuarama – transportam quase 5 milhões de passageiros por mês. Além de permitir a conexão de uma linha para outra, os terminais propiciam um ambiente confortável e seguro para realizar compras no Pratic Shopping e utilizar lojas de serviços como Correios, farmácias, caixas eletrônicos e loterias.

O aumento do poder de consumo nas classes C e D impulsionou positivamente os negócios em 2012 em 15%.


Algar Segurança

No mercado há 14 anos, a Algar Segurança alia alta tecnologia e profissionais capacitados para oferecer, de forma inovadora e sustentável, soluções personalizadas de segurança para empresas de diferentes setores e residências. Seu portfólio de serviços inclui segurança patrimonial, segurança eletrônica e gestão documental.

A área de atuação da empresa, em constante expansão, chegou a seis Estados em 2012: Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Estrategicamente localizadas, as bases operacionais da Algar Segurança atendem uma carteira de clientes diversificada, que inclui empresas de agronegócios, logística e educação, indústrias, condomínios horizontais e shopping centers.

No último ano, para suportar o crescimento de suas atividades, a empresa investiu cerca de R$ 4 milhões.

Setor de Turismo

Rio Quente Resorts

Pertencente aos grupos Algar e Gebepar, de Goiânia, o maior completo turístico de águas quentes da América do Sul foi inaugurado em 1964, em meio ao Cerrado brasileiro. O empreendimento mantém atividades em quatro segmentos de lazer: hospitalidade, entretenimento, operação turística e vacation ownership (clube de férias). Sua infraestrutura abrange o parque aquático e sete hotéis – o Rio Quente Vacation Club, com 196 apartamentos, iniciou o atendimento ao público em 2012 e destina-se exclusivamente para uso dos mais de 17 mil clientes fidelizados no time share do grupo. Com o propósito de oferecer mais serviços e potencializar os resultados, os demais atuam sob o modelo mixed use.

Ao longo do último ano, o grupo Rio Quente Resorts recebeu cerca de 1,3 milhão de hóspedes e visitantes e gerou mais de 660 empregos diretos. Todos os conceitos de sustentabilidade defendidos pelas políticas do Grupo Algar fazem parte do dia a dia dos hotéis. O empreendimento mantém programas de controle racional de recursos naturais, monitoramento da qualidade das águas, controle de resíduos sólidos, combate a incêndios florestais e ações de sensibilização e conscientização ambiental que envolvem associados, visitantes, clientes, fornecedores e comunidade. A preocupação permanente com a preservação da natureza do Cerrado permitiu a renovação, pela 11ª vez, do certificado internacional ISO 14.001 de responsabilidade ambiental.

Também no último ano teve início a construção de um moderno Centro de Produção e Distribuição de Alimentos, que ocupará uma área de 5.000 metros quadrados, dividida em departamentos de pré-preparo, cozinha, panificação, embalagens e expedição. No local, irão trabalhar cerca de 100 associados e serão preparadas até 15 mil refeições por dia. O centro tem como diferencial novas técnicas de resfriamento, cocção e manutenção dos alimentos, o que permitirá programar a produção das refeições com antecedência de sete dias mantendo a qualidade do sabor. A conclusão da obra, que recebeu investimentos de R$ 15,0 milhões, está prevista para junho de 2013.

GRI: 2.2; 2.7; 2.9