Algar - Gente servindo Gente

Relatório de Sustentabilidade 2012

Governança Corporativa

A harmonia entre os interesses da família e as necessidades empresariais é um dos principais pilares da governança no Grupo Algar.

O Grupo Algar alinha suas atuações com as melhores práticas de responsabilidade empresarial, mesmo sem ser uma companhia de capital aberto com ações listadas em bolsa, se tornando, inclusive, referência entre empresas de controle familiar. Princípios como ética, transparência e compromisso com o futuro, herdados de seu fundador, o comendador Alexandrino Garcia, sempre fizeram parte de seu DNA. Em 1989, durante o processo de reestruturação que profissionalizou a gestão da organização, tal legado resultou em um modelo evolutivo de governança corporativa moderno, bem estruturado, que atualmente desfruta de elevado nível de confiabilidade e é referência para outras empresas no Brasil e no exterior.

A harmonia entre os interesses da família e as necessidades empresariais é um dos principais pilares da governança no Grupo Algar, que também conta com ferramentas para garantir a tomada segura de decisões, controlar e gerir os riscos corporativos, promover a sinergia entre todas as suas empresas, valorizar os associados, disseminar a cultura interna e buscar melhorias que o levem a um patamar ainda maior de comprometimento e transparência com seus stakeholders. Atualmente, a Companhia não possui processo formal estruturado de engajamento ou de definição de stakeholder, mas procura compreender as suas necessidades por meio de constantes diálogos.

A eficiência deste modelo evolutivo e dinâmico credenciou o Grupo Algar a participar, desde 2010, do Companies Circle of Latin American Corporate Governance, grupo que reúne quinze companhias latino-americanas que tem demonstrado liderança na adoção de boas práticas de governança corporativa. Sob o patrocínio do International Finance Corporation (IFC/Banco Mundial) e do Global Corporate Governance Forum (GCGF) e com o suporte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), tais empresas se reúnem com o propósito de promover a melhoria da governança na América Latina através do compartilhamento de experiências.

Não obstante o reconhecimento e as ferramentas já desenvolvidas, a governança corporativa é tratada no Grupo Algar como um organismo vivo, num contínuo processo de evolução e aprimoramento, dentro dos melhores padrões e alinhados às práticas de excelência.

GRI: 4.1; 4.13

Estrutura Societária

Estrutura Societária
GRI: 2.3; 2.9

Estrutura de Governança Corporativa

Estrutura de Governança Corporativa
GRI: 4.1

Conselho de Família

Fórum essencial para a perenidade dos negócios do Grupo Algar, o Conselho de Família foi instituído em 2002. Sua função é gerenciar os interesses comuns dos acionistas descendentes - bem como de seus cônjuges e herdeiros – do fundador Alexandrino Garcia. Este conselho é formado por nove membros, três representantes de cada uma das holdings familiares (Elgar, Lagar e Walgar), e presidido por Eleusa Maria Garcia Melgaço, que também é atualmente presidente do Capítulo Brasil do Family Business Network (FBN), entidade internacional que agrega mais de 5.600 famílias empresariais associadas de 56 países, com a finalidade de troca de experiências, desenvolvimento de futuras gerações e disseminação de boas práticas.

O Conselho de Família atualmente representa 45 familiares, dentre os quais 32 descendentes diretos. Suas reuniões bimestrais, abertas a todos os acionistas, têm como objetivo validar e praticar a Constituição da Família. É este documento que norteia os três papéis fundamentais dos descendentes (a família como família, a família como proprietária e a família como trabalhadora), suas relações com o Conselho de Administração e os executivos da Companhia, a política de dividendos e os processos de sucessão, entre outros temas.

Também cabe ao Conselho promover eventos para a integração da família e aprimorar as ferramentas de governança familiar. Assim, ao longo dos anos, surgiu o Programa de Formação de Acionistas, Cônjuges e Herdeiros. Custeado pelas holdings familiares, o programa tem como objetivo preparar todos os membros da família para o papel de acionista e contribuir para o desenvolvimento do plano de vida dos mesmos. É dividido em módulos e vai da formação básica, da qual fazem parte o conhecimento sobre a cultura e os negócios Algar, à formação específica e individualizada, que inclui cursos em renomadas instituições no exterior. Em 2012, 14 familiares da terceira e quarta gerações participaram do curso Family Business: from generation to generation na Business School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Para integrar os acionistas, alinhar informações e promover demais assuntos, o Conselho realiza anualmente, desde 2002, o Encontro de Família, reunião de dois a três dias, com todos os seus membros. O Conselho de Família conta também com o Portal da Família para comunicação e informação contínua e de forma ampla e organizada.

Este modelo de gestão dos interesses dos familiares, com regras formais, claras e estabelecidas, o que minimiza potenciais conflitos, evita desgastes e previne o envolvimento emocional nas questões corporativas, mantendo um clima interno saudável e valorizado pelo mercado. Prova disso é que o Grupo Algar ganhou o prêmio de governança corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em 2009, tornou-se um case no livro Governança Corporativa em Empresas Familiares, publicado pelo mesmo instituto em 2011.

Conselho de Administração

Criado em 1999, o Conselho de Administração estabelece as diretrizes estratégicas do Grupo Algar com a missão de zelar pela sustentabilidade de seus negócios, preservar suas crenças e valores e também garantir a harmonia entre os interesses familiares e de todos os demais stakeholders. Fazem parte de suas atribuições analisar e aprovar o orçamento anual e os planos estratégicos propostos pela Diretoria Executiva e fiscalizar o desempenho das empresas a longo prazo.

O Conselho de Administração da Algar é formado por nove membros, com maioria independente, eleitos por Assembleia Geral para mandato de um ano, podendo ser reeleitos. Em dezembro de 2012, o Conselho de Administração era composto por oito membros eleitos, sendo cinco deles independentes – ou seja, que não têm vínculo emocional ou relação comercial com o Grupo Algar ou com a família que detém o controle. Mesmo não tendo suas ações negociadas em bolsa de valores, a empresa decidiu voluntariamente não só ter membros independentes, mas que compusessem a maioria do colegiado. Em 2013, a Companhia pretende preencher a vaga existente. A eleição do novo conselheiro será votada na próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO), no dia 29 de abril de 2013. O novo integrante a ser indicado é Sérgio Alair Barroso, que já integra o Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos desde agosto/2012. A escolha do novo integrante segue as recomendações do Conselho de Administração na sua última avaliação anual e considera, entre outros fatores, a vivência executiva, o conhecimento em agronegócios e a ausência de conflito de interesse, reforçando o time, composto por profissionais com trajetórias e perfis variados no ambiente corporativo.

O Conselho se reúne ordinariamente seis vezes ao ano, de acordo com um calendário temático preestabelecido, e extraordinariamente, sempre que necessário. Em 2012, foram realizadas oito reuniões, sendo duas delas fora da sede do Grupo no desejo de realizar reuniões também em suas unidades nas áreas de expansão.

Para auxiliar em suas atividades, os conselheiros contam com o Portal de Governança, um canal on-line de acesso restrito e exclusivo, que reúne documentos e informações necessárias ao seu trabalho. Todas as atividades do Conselho estão normatizadas no regimento interno, elaborado de acordo com Lei das Sociedades por Ações, com o Estatuto Social e com base nas recomendações contidas no Código de Boas Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Desde 2005, é realizada anualmente a auto avaliação do conselho e avaliação individual de seus membros. O processo envolve três etapas, entrevistas, questionários e planos de melhoria.


Composição do Conselho de Administração em 31/12/2012

Luiz Alberto Garcia Presidente
Alexandrino Garcia Neto Conselheiro e membro do Comitê de Governança Corporativa
Hélio Marcos Machado Graciosa Conselheiro e membro do Comitê de Governança Corporativa
Darc Antônio da Luz Costa Conselheiro independente
Eduardo Moreira da Costa Conselheiro independente
Geraldo Sardinha Pinto Filho Conselheiro independente e membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos
Ozires Silva Conselheiro independente
Walter Fontana Filho Conselheiro independente e membro do Comitê de Governança Corporativa

Luiz Alberto Garcia
(presidente do Conselho)
Acionista, membro da 2ª geração da família controladora do Grupo Algar. Engenheiro eletrônico formado pela Escola Federal de Itajubá/MG, possui especialização em Global Business Leadership pela Georgetown University, em Washington/DC (EUA), Leading the Family Business pelo IMD, Lausanne (Suíça); e Owner/President Management Program pela Harvard University (EUA). Foi presidente da Associação Nacional dos Prestadores de Serviço Móvel Celular (ACEL), do Conselho Consultivo da Anatel, da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), da Telebrasil e do SindiTelebrasil. Foi também conselheiro da Fundação Orsa. Além de chairman no Grupo Algar, é membro do Conselho Curador da Fundação CPqD, membro do Conselho da FIEMG, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e da Fundação de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (Fundap).

Alexandrino Garcia Neto
(conselheiro)
É empresário no ramo de agronegócios e acionista, membro da 3ª. geração do grupo de controle do Grupo Algar.

Hélio Marcos Machado Graciosa
(conselheiro)
Engenheiro de Telecomunicações e mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento das Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebrás, presidente da Sociedade de Telecomunicações (SBrT) e presidente do Conselho de Administração da Telesc e Telebahia. Atualmente é o Presidente do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, em Campinas/SP, e do CPqD Technologies & Systems Inc., em Fort Lauderdale, Flórida (EUA) É também diretor da TELEBRASIL, Presidente do Conselho de Administração da PADTEC, membro do Conselho de Administração da CLEARTECH e da TELEBRASIL e membro do Conselho Curador da Fundação Forum de Campinas/SP.

Darc Antônio da Luiz Costa
(membro externo)
Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), mestre em Engenharia de Produção pela mesma universidade e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Foi Vice-Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. É membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos - CEBRES, conselheiro do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra, onde foi coordenador, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela no Rio de Janeiro e presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul - FEBRASUR, membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas e sócio-administrador da DLC – Desenvolvimento, Logística e Cenários Simples Ltda.

Eduardo Moreira da Costa
(membro externo)
Ph.D em eletrônica pela Universidade de Southampton, UK. Foi diretor de Inovação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e diretor e pesquisador do CPqD. Atualmente é diretor geral da ÁgoraLab – Laboratório Internacional Multi-institucional sobre Cidades Inteligentes e Inovação. É professor em tempo parcial da UFSC e da PUC-Rio. É membro do Conselho de Administração da SENIOR Sistemas e membro da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico do Brasil.

Geraldo Sardinha Pinto Filho
(membro externo)
Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University (EUA) e pelo INSEAD – The Business School for the World (França). É diretor da Sardinha & Sant’Ana Consultoria Empresarial, onde atua como consultor de finanças corporativas para empresas de grande porte com foco na implantação da gestão para geração de valor. É professor visitante da Sauder School of Business – University of British Columbia (Canadá) e do INSEAD – The Business School for the World, além de professor associado da Fundação Dom Cabral – Brasil. Além da Algar, é membro do Conselho de Administração do Grupo Seculus, do Grupo Raimundo da Fonte, do Hospital Mater Dai e do Grupo Kyli.

Ozires Silva
(membro externo)
Engenheiro da Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) com pós-graduação em Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA). Liderou o grupo que promoveu a criação da Embraer, a qual dirigiu desde sua fundação, em 1970, até 1986 e, posteriormente, entre 1991 e 1995, quando conduziu o processo de privatização da empresa. Foi presidente da Petrobras, ministro de Estado da Infraestrutura e presidente da Varig S.A. Atualmente, é reitor do Centro Universitário Unimonte (Santos/SP) e participa de diversas associações de classe e de representação pública e do Conselho de Administração de renomadas empresas.

Walter Fontana Filho
(membro externo)
Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-graduação em Economia pela mesma universidade e especialização em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração da Sadia. É membro do Conselho de Administração da BRF Brasil Foods, da Repom S/A e membro do Conselho Consultivo do Jornal O Estado de São Paulo.

GRI: 4.3

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração

São órgãos de apoio, que subsidiam as decisões do Conselho de Administração encaminhando, sem caráter deliberativo, recomendações embasadas em análise especializada de temas específicos, com o propósito de conferir maior assertividade e agilidade às resoluções. Constituídos em 2005, os três Comitês de Assessoramento são formados por membros independentes do Conselho de Administração e especialistas externos e da própria Empresa, nomeados anualmente pelo Conselho, ao qual se reportam. Os papéis, responsabilidades básicas e regras de funcionamento dos Comitês são também estabelecimentos por um regimento interno.

Auditoria e Gestão de Riscos:

Visa garantir a qualidade, a integridade, a transparência e a credibilidade das demonstrações financeiras e disseminar a cultura de gestão de riscos por todos os níveis do Grupo Algar. Cabe ao comitê avaliar e orientar sobre a efetividade dos processos das auditorias interna e independente, dos controles internos e do cumprimento da legislação aplicável e também zelar pela identificação e gestão adequada dos riscos corporativos. É formado por cinco membros, sendo quatro especialistas, que se reúnem trimestralmente.

Talentos Humanos:

Cabe a este comitê assegurar o exercício de uma política de valorização e desenvolvimento de Talentos Humanos, dentro das melhores práticas de gestão estratégica de pessoas, em consonância com os diferentes negócios do Grupo Algar. O clima organizacional, os programas de potenciais sucessores e de desenvolvimento de novas lideranças, a remuneração, a disseminação dos valores da Companhia e o cenário trabalhista do País integram a pauta do grupo formado por quatro membros, dos quais um conselheiro e um especialista externo, que se reúnem anualmente.

Governança Corporativa:

É composto por cinco membros, sendo dois conselheiros independentes e os demais, membros de cada um dos três ramos da família controladora, que se reúnem uma vez por ano. Com base nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade empresarial, tem a missão de discutir, propor e avaliar a efetividade e o aprimoramento contínuo das práticas de governança corporativa. Também analisa as avaliações do Conselho e propõe ações de melhoria.

GRI: 4.3

Governança Executiva

Comitê Executivo

O Comitê Executivo é a principal instância executiva e tem o papel de acompanhar, discutir e compartilhar com todos os gestores de negócios do Grupo os seus desafios no de­senvolvimento do Planejamento Estratégico e dos Projetos Estratégicos das unidades operacionais, tendo em vista os direcionamentos e objetivos negociados e compromissados.
O Comitê Executivo é composto por doze membros, sendo a Diretoria Executiva da holding e os gestores de negócios, e reúnem se quinzenalmente.

Diretoria Executiva

A diretoria executiva da holding é responsável por exercer a liderança estratégica e controle corporativos, preservando a unidade cultural e valores, instituindo as políticas de gestão, gerindo os riscos corporativos, promovendo sinergias, a formação de lideranças e as relações institucionais, de acordo com as diretrizes do Conselho de Administração. É composta por cinco membros, sendo um presidente executivo (CEO) e quatro vice-presidentes corporativos com foco em áreas específicas. Reúnem-se semanalmente, ou sempre que necessário, para alinhamento e tomada de decisão de assuntos estratégicos corporativos.

Composição da Diretoria Executiva em 31/12/2012

Luiz Alexandre Garcia Presidente executivo
Cícero Domingos Penha Vice-presidente corporativo de Talentos Humanos
Eliane Garcia Melgaço Vice-presidente corporativo de Marketing e Sustentabilidade
Marcelo Mafra Bicalho Vice-presidente corporativo de Finanças
Mauri Seiji Ono Vice-presidente corporativo de Estratégia

Luiz Alexandre Garcia
(presidente executivo – CEO)
Economista, possui especialização em Marketing pela American University of Paris (França), MBA pela Catholic University of America em Washington DC (EUA) Leading the Family Business pelo IMD, em Lausanne (Suíssa) e Program for Executive Development, pela mesma instituição. Atuou no IFC/Banco Mundial – Washington DC, na Ericsson, em Dallas (EUA) e em São Paulo e no Groupe Bull (França). Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub, por dois mandatos, e presidente da Associação Nacional das Operadoras de Celular (Acel). É membro da 3ª geração da família controladora do Grupo Algar. Desde 2006 é o presidente executivo do Grupo Algar. Atua também como membro do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Presidente do Companies Circle of the Latin American Corporate Governance.

Cícero Domingos Penha
(vice-presidente Corporativo de Talentos Humanos)
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, com formação executiva em Gestão Estratégica de Pessoas, pelo INSEAD (França), e em Liderança de Recursos Humanos pelo IMD (Suíça). Possui mais de 35 anos de experiência em Gestão de Talentos Humanos. Tem vários artigos publicados sobre gestão de pessoas e é autor dos livros Atitude É Querer (Editora Qualitymark) e Empresa Rede-Talento Nota 10 (Editora Cultura).

Eliane Garcia Melgaço
(vice-presidente Corporativo de Marketing e Sustentabilidade)
Administradora de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), possui MBA pela Catholic University, em Washington DC (EUA), Leading the Family Business pelo IMD (Suíça), Family Business: from generation to generation pela Harvard Business School (EUA) e PGA – Programa de Gestão Avançada pela FDC/INSEAD (França). Atuou no Banco Nacional, Cartão Unibanco e ATL nas áreas de marketing de relacionamento e comercial. É membro da 3ª geração da família controladora do Grupo Algar. Desde 2010 exerce a função de vice-presidente corporativa de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Algar.

Marcelo Mafra Bicalho
(vice-presidente Corporativo de Finanças)
Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação João Pinheiro/MG e PGA – Programa de Gestão Avançada pela FDC/INSEAD. Possui mais de 26 anos de experiência na área de controladoria e finanças, sendo os últimos 14 anos na posição de CFO em grandes grupos multinacionais e nacionais, como SAP, SKY, MetroRed, Proceda, Lucent e o Grupo Sharp. Desde 2009 exerce a função de vice-presidente corporativo de Finanças do Grupo Algar.

Mauri Seiji Ono
(diretor Corporativo de Estratégia)
Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Possui 22 anos de experiência profissional nas áreas de telecomunicações e tecnologia, com destaque para a área comercial e de desenvolvimento de novos negócios. Atuando desde 2002 em diversas empresas do Grupo Algar, a partir de 2010 exerce a função de vice-presidente Corporativo de Estratégia. É também diretor do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).


Avaliação da Gestão

O processo de avaliação anual 360º de todos os executivos da Companhia foi instituído há mais de vinte anos. Por meio dele, são avaliadas as competências essenciais Algar e as específicas de cada cargo e de seu ocupante, mediante análise realizada pelos pares, subordinados e superiores. Dessa avaliação, são explicitados os pontos positivos e a melhorar, definem-se o plano de ação, incluindo a formação de cada executivo.

Auditoria

O Grupo Algar conta, desde 1988, com duas auditorias que se reportam hierarquicamente ao Conselho de Administração, por meio do seu Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, e funcionalmente à holding, de modo a garantir autonomia em relação às operações.

Formada por um grupo de dez pessoas, a Auditoria Interna tem como objetivo promover a avaliação independente dos controles internos e da performance do Grupo, auxiliando a administração no cumprimento dos objetivos organizacionais e na maximização do retorno ao acionista.

Para avaliar os padrões de informação e de conformidade contábil segundo a legislação vigente, trimestralmente o Grupo Algar faz uso de uma Auditoria Externa, função que desde 2009 é desempenhada pela KPMG Auditores Independentes.

Código de Conduta

As companhias, dentro de um cenário global, são partes muito importantes no processo de crescimento sustentável, fortalecendo uma conduta ética dos negócios.

O Código de Conduta da Algar estabelece os princípios éticos e as normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas de todos os associados do Grupo Algar, independentemente de suas atribuições e responsabilidades e dentro de um conceito de Sustentabilidade, integrando as dimensões econômica, social e ambiental e busca utilizar com responsabilidade os recursos disponíveis a fim de preservá-los para as futuras gerações. Disponível a todos os interessados no site da Companhia, o Código de Conduta foi aprovado oficialmente nas diversas instâncias, incluindo Comitê de Associados, Encontro de Executivos e Conselho de Administração.

Para o Grupo Algar, ser uma Companhia responsável significa comportar eticamente em todos os aspectos do negócio, respeitar o meio ambiente e estabelecer bons exemplos de como nos relacionamos com todas as partes interessadas, sempre respeitando as leis e regulamentos onde atuamos.

GRI: 4.8