A marca sobre forte alicerce

Negócios diversificados e especializados em construção civil

Focada na diversificação, a Eternit atua na oferta de matérias-primas, produtos e soluções para a construção civil, conforme segmentação abaixo.

MATÉRIA-PRIMA

A Eternit atua na fabricação de produtos e soluções para a construção civil, inclusive na extração do mineral crisotila, matéria-prima utilizada na produção do fibrocimento. Por meio da controlada SAMA, a Eternit participa ativamente desta parte do processo, agregando valor ao seu produto com a garantia de qualidade, segurança nas operações e respeito ao meio ambiente.

A extração, beneficiamento e comercialização do mineral crisotila, além da produção das telhas de fibrocimento com o crisotila, são as atividades do Grupo envolvendo a matéria-prima. Encontrada no solo e na água, essa fibra mineral é extraída e beneficiada sob um rígido padrão de segurança e com a mais alta tecnologia disponível, o que tornou a operação da SAMA referência no Brasil e no exterior. A SAMA está entre as três maiores produtoras de crisotila do mundo, juntamente com a Rússia e a China.

Sobre o crisotila

As vantajosas características desse mineral, como incombustibilidade, resistência, capacidade isolante, durabilidade e flexibilidade, garantem a boa relação custo-benefício de sua aplicação, sendo uma ótima opção para o consumidor final.


Um modelo a ser seguido

Considerada pelo quinto ano consecutivo como A Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil (categoria: Mineração), segundo o ranking publicado pela revista Você S/A, a mineradora SAMA, localizada em Minaçu (GO), opera desde 1967. No complexo residencial Vila da Sama, vivem cerca de 705 pessoas, entre colaboradores, ex-colaboradores e particulares. A Vila Residencial conta com uma estrutura completa composta de academia, praças, ciclovias, estabelecimentos comerciais, agência bancária e hospedagens. Há um hospital com atendimento 24 horas, uma clínica odontológica, centro de fisioterapia e escola de educação infantil, fundamental, médio e educação de jovens e adultos. A SAMA também é reconhecida pela excelência na gestão da qualidade (ISO 9001), ambiental (ISO 14001) e de saúde e segurança (OHSAS 18001). A mineradora é composta de 4.500 hectares, dos quais cerca de 20% são destinados à mineração, 10% a áreas de reflorestamento e 70% à reserva natural de vegetação nativa.

Fábrica Eternit Goiânia (GO)

Fábrica Companhia Sulamericana de Cerâmica (CE)



PRODUTOS

G4-4

Entre as principais vantagens competitivas do Grupo Eternit está a oferta de produtos de qualidade, duráveis e disponibilizados em um amplo portfólio – atendendo às necessidades dos diferentes perfis de clientes.

A Eternit está sempre atenta às melhores práticas de produção, visando a satisfação do seu público consumidor e a eficiência da operação. Em 2015, não houve registro de não conformidade relacionada a problemas com a embalagem e rotulagem e também à saúde e segurança dos clientes provocadas pelo uso do produto conforme estabelecido em regulamento.




Coberturas de fibrocimento

O fibrocimento é composto principalmente pelo cimento, além de outras matérias-primas como mineral crisotila, celulose, água. Segundo estudos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o fibrocimento com crisotila pode durar mais de 70 anos sem avarias. No Brasil, a Eternit é líder de mercado. Com capacidade de produção teórica de um milhão de toneladas por ano, a Companhia fabrica o produto em suas quatro unidades próprias e também na subsidiária Precon Goiás.




Coberturas de concreto

Fabricadas e comercializadas para obras residenciais, comerciais e industriais, as coberturas de concreto oferecem resistência e durabilidade. A fácil aplicabilidade e a economia são outros diferenciais, proporcionando à construção civil ótimos resultados estéticos, técnicos e financeiros. No Brasil, a Tégula é líder na fabricação de telhas de concreto, com capacidade de produção teórica de 105 milhões de peças por ano.




Louças sanitárias

Desde o final de 2008, a Eternit passou a ter em seu portfólio as louças sanitárias, composto de assentos sanitários, cubas e bacias. As linhas da Eternit possuem peças com design contemporâneo, com a qualidade e a durabilidade presentes em todos os produtos da empresa. Desde 2014, as louças sanitárias passaram a ser produzidas pela joint venture CSC, com importação de peças para complemento de portfólio.




Metais sanitários

A Eternit possui design diferenciado em linhas completas de metais sanitários, misturadores duplo e monocomando, torneiras, duchas e outros acessórios para banheiros e cozinhas. Entre seus diferenciais também estão qualidade, inovação e conforto. As duchas da Eternit possuem seis opções de jato de água, adequando o banho à necessidade ou preferência do consumidor. A produção dos metais sanitários ocorre por meio de utilização de capacidade de terceiros.





SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS

Com a estratégia de atender de forma diversificada e inovadora às necessidades do setor, a Eternit possui diversas soluções para a construção civil:




Placas cimentícias

Versatilidade é a principal característica das placas cimentícias da Eternit. Sua composição permite a facilidade no corte e proporciona melhor acabamento. A durabilidade e estabilidade do produto complementam a oferta diferenciada e feita sob medida para quem procura qualidade, rapidez e modernidade.




Painel wall

Solução para projeto que necessita de rapidez e racionalização de materiais. A qualidade é resultado do processo de industrialização especial, que inclui alta temperatura durante a prensagem. O produto é composto de miolo de madeira laminada ou sarrafeada, contraplacado em ambas as faces por lâminas de madeira, e externamente por placas cimentícias prensadas.




Engradamento metálico

Solução sustentável que substitui a madeira na estrutura do telhado. Assim, o projeto ganha em qualidade, custo, durabilidade e ainda preserva o meio ambiente.





ACESSÓRIOS PARA TELHADOS



A Tégula oferece portfólio com mais de 30 linhas de produtos, com destaque para o aquecedor solar a vácuo Sunmax, fácil de instalar e com maior absorção da radiação solar, e a telha Tégula Prime, produto premium que permite acabamento diferenciado, evita a formação de fungos e proporciona mais durabilidade ao telhado. A Tégula investe constantemente em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para oferecer soluções completas a seus clientes.




CAIXAS D’ÁGUA DE POLIETILENO



As caixas d'água de polietileno da Eternit e Precon Goiás têm capacidade entre 310 e 2000 litros. São leves e resistentes no manuseio e transporte. Possuem tampas com travas por pressão, o que dispensa acessórios como parafusos. Seu corpo possui superfíce lisa, o que facilita a limpeza e instalação.