Busca pela excelência

Recursos Humanos

G4 - DMA Emprego | G4-LA12 | G4-EC3 | G4-EC6


Somos mais
de 2,3 mil colaboradores comprometidos
com a qualidade

Na Eternit os colaboradores são ativos estratégicos para a condução de uma gestão baseada em práticas sustentáveis.

Os colaboradores da Eternit têm desempenhado papel fundamental no êxito que a Companhia tem alcançado em termos de eficiência em seus processos e na rotina diária. A predisposição dos colaboradores em apoiar as iniciativas de melhoria contínua – sugerindo alternativas, criando novos mecanismos e outras formas para contornar a atual conjuntura econômica do Brasil e do setor –, é resultado da confiança transmitida pela Eternit, que valoriza e preserva seus talentos.

Diferentemente de outras empresas do setor, que tiveram um ano marcado pelo alto índice de desligamentos (416 mil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged), a Eternit buscou alternativas, entre elas, redução de jornada e contenção de horas extras, gerando positivismo dentro da organização. O resultado desse trabalho reflete-se na conquista, pelo quarto ano consecutivo, do prêmio “Melhores Empresas para você Trabalhar no Brasil”, prêmio concedido pela revista Você S/A. A SAMA também é a melhor no setor há oito anos consecutivos, segundo levantamento feito pela mesma revista.

Colaboradores

A Eternit entende ainda que faz parte da valorização dos colaboradores oferecer a eles condições de desenvolvimento pleno, atrelando seu desempenho aos resultados diretos para o negócio e ampliando a visão sistêmica de cada um.

Os programas PLACAR (Plano de Carreira do Grupo Eternit) e GoLíder (Saiba mais em GoLíder) são os principais promotores dessa cultura. A gestão da carreira dos colaboradores é feita por um sistema de gestão integrado que é referência no mercado e foi criado há três anos com o propósito de unificar todos os processos.

Por meio do software Yourlife é possível atualizar o mini currículo, conhecimentos, competências e habilidades, além de consultar todos os processos de avaliação e desenvolvimento. Para complementar a visão do colaborador em relação ao seu futuro, a Eternit criou o PLACAR, que é um programa de carreira que mapeia e identifica colaboradores para futuras posições dentro do Grupo Eternit, de forma clara e transparente. O principal objetivo é permitir ao colaborador buscar novos desafios na sua área ou em outras áreas da Companhia e estabelecer seu próprio plano de desenvolvimento profissional.

O PLACAR abrange 100% dos colaboradores, desde o primeiro cargo da empresa até a Diretoria, diferenciados pela complexidade das avaliações, posição mapeada por meio da qualificação obtida e pelo plano de desenvolvimento. Durante o processo de análise da avaliação, a área de Recursos Humanos orienta o colaborador sobre ações de desenvolvimento para a carreira conforme sua devolutiva.

Até mesmo quem acabou de ser contratado pode acessar o PLACAR e saber quais são as oportunidades de crescimento. A ideia é ser mais transparente e integrar a avaliação de desempenho com o plano de meta estabelecido pelo colaborador e os feedbacks pontuais. Assim todos sabem o que precisam fazer se quiserem evoluir na carreira. Com o programa, aproximadamente 13% dos colaboradores que aderiram ao PLACAR foram promovidos nos últimos três anos.

A Eternit valoriza colaboradores que têm uma atitude protagonista em relação às mudanças, que promovam transformação, sejam dedicados e gostem de contribuir com a sociedade. Esse conjunto de competências é essencial para a estratégia de diversificação traçada pelo Grupo.

O comprometimento da Eternit com a sustentabilidade também está presente de forma acentuada nas decisões e estratégia de Recursos Humanos. Além do conjunto de competências citadas acima, a Companhia acredita que é importante que as lideranças tenham afinidade com a cultura e rotina das suas equipes, por isso, privilegia a contratação de profissionais que pertençam às comunidades locais, no caso das unidades operacionais.


Colaboradores por categoria funcional, de acordo com gênero e faixa etária em 2015*

Quantidade por categoria Abaixo de 30 anos De 31 a 50 anos Acima de 51 anos
Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino
Trabalhadores CLT 601 101 1165 161 215 17
Aprendizes 47 30 - - - -
Estagiários 19 16 - - - -

* Dados de terceiros não incluídos


Proporção de membros da alta gerência* provenientes da comunidade local (%)

  2013 2014 2015
Diretoria 60% 83% 83%
Gerência Eternit+ Precon Goiás 64% 77% 67%
Gerência SAMA 17% 17% 20%
Gerência Tégula 38% 50% 67%
TOTAL (Gerência + Diretoria) 52% 67% 63%

*A Companhia entende por membros da alta direção: colaboradores de nível gerencial e diretoria, comunidade local: nascidos no mesmo estado da unidade em que trabalha, unidades operacionais importantes: sede e unidades fabris.



A alta taxa de retorno dos colaboradores após a licença maternidade-paternidade demonstra o apoio da Eternit durante este processo.

Taxa de retorno ao trabalho e retenção após licença-maternidade/ paternidade

Quantidade por categoria 2013 2014 2015
Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino
Tiveram direito a licença 12 67 29 61 16 87
Saíram em licença 12 67 29 61 16 87
Retornaram ao trabalho após o
término da licença
10 67 28 61 15 87
Ainda estavam empregados 12 meses
após o seu regresso ao trabalho
10 63 28 57 13 85
Retorno ao trabalho após o término
da licença (em %)
83% 100% 97% 100% 94% 100%
Retenção 12 meses após o término
da licença (em %)
100% 94% 100% 93% 87% 98%



REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

G4- DMA Presença no mercado | G4-DMA-Igualdade de Remuneração entre Mulheres e Homens | G4-LA3

Os salários da Eternit são competitivos no mercado, mas, em muitos casos, a vantagem competitiva se dá por meio dos inúmeros benefícios.

A política de remuneração é estabelecida com base na Metodologia Hay, composta pela soma de todos os valores pagos pela Companhia ao colaborador, considerando o salário fixo (salário-base ou nominal), remuneração variável (Participação nos Lucros e Resultados – PLRE) e benefícios, aplicáveis a todos os níveis. Seu posicionamento é manter a remuneração dentro da média de mercado, comparada por meio de pesquisas salariais periódicas. A PLRE abrange 100% dos colaboradores e é uma maneira formal de reconhecer o desempenho, de acordo com o resultado obtido por meio de metas condensadas entre empresa e colaboradores.

É comum a oferta de proposta de mercado aos colaboradores da Companhia, porém o atrativo pacote de benefícios afasta qualquer intenção de deixar a empresa. Além dos tradicionais, como plano de saúde e previdência privada, a Eternit oferece incentivos, como kit nascimento para quem se torna pai ou mãe, presente de casamento, e ações de saúde e bem estar. Já a participação nos lucros é ligada ao cumprimento das metas gerais.

O Grupo mantém ainda um plano de previdência complementar aberto com uma entidade de previdência privada devidamente autorizada. A contribuição é destinada a todos os colaboradores e administradores na modalidade de Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Contribuições para custeio dos planos de benefícios (R$ mil)

2013 2014 2015
3.864 4.081 3.846



ATRAÇÃO E RETENÇÃO
DE TALENTOS

13,9%
é o índice de rotatividade DO GRUPO ETERNIT ante 88,1% na construção civil e 21,1% na extração mineral

G4-LA10

Com um dos mais baixos índices de rotatividade do setor, 13,9% – a média de mercado é de 88,1% na Construção Civil e 21,1% na Extrativa Mineral, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego – a Eternit foca seus esforços na contratação assertiva dos profissionais, sendo bastante criteriosa em relação ao perfil do candidato e se o mesmo é aderente à cultura da empresa, o que contribui para a longevidade do colaborador.

Apesar de ter uma estrutura organizacional composta por colaboradores com longa trajetória dentro da organização, a Eternit sempre “mede a temperatura” da produtividade e do comodismo em áreas específicas. Quando há necessidade, a empresa remaneja colaboradores ou faz a contratação de um novo profissional alinhado ao perfil da posição e necessidades da empresa. Esta ação visa manter e garantir a alta produtividade.

Outra iniciativa da Companhia é a preferência por talentos internos, quando há uma oportunidade dentro da empresa. Esses são os primeiros candidatos avaliados e a contratação externa é feita somente se não houver ninguém com o perfil e as competências exigidas para a função.

Não há política formal de recolocação, mas quando necessário é subsidiado pela empresa uma Consultoria. Em 2015, 100% dos colaboradores desligados e que ocuparam cargo de liderança receberam programa de recolocação, subsidiado integralmente pela empresa.




RELAÇÃO COM SINDICATOS, LIVRE ASSOCIAÇÃO E ACORDOS COLETIVOS

G4-DMA-Relações Trabalhistas

Assim como acontece em todos os relacionamentos do Grupo, a transparência e a ética são as premissas da interação com os sindicatos. Os acordos de negociação coletiva abrangem 100% dos colaboradores que estão no regime CLT.

A Eternit e a Tégula têm como prática notificar formalmente a todos os colaboradores e com antecedência, através dos meios de comunicação formal existentes na empresa. Na SAMA, no caso de transferência do colaborador para outras unidades, os colaboradores são comunicados com antecedência de no mínimo 30 dias, conforme acordo coletivo.

 



EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

G4-DMA-Treinamento e Educação | G4-11 | G4-LA4 | G4-LA9 | G4-LA11

Cada colaborador é um agente de transformação de vital importância para a perenidade dos negócios da Eternit e sucesso da sua estratégia de crescimento sustentável, por isso, a empresa oferece plano de treinamento estruturado para as necessidades apontadas nas posições atuais e futuras, geradas a partir do processo de avaliação de desempenho e do PLACAR (saiba mais em Colaboradores). Este programa é atualizado anualmente e abrange 100% dos colaboradores de todos os níveis e em todas as unidades do Grupo.

Para as lideranças há um programa específico, chamado GoLíder (saiba mais em GoLíder). A expectativa da Companhia com o programa, que já dura três anos, é aumentar a capacidade de comunicação das lideranças, assim como as competências necessárias para o alcance de resultados. É fundamental que o líder saiba desdobrar os objetivos estratégicos da Eternit para sua equipe, fazendo com que todos os colaboradores, independentemente da função, saibam exatamente qual é o seu papel e sua contribuição nos resultados da empresa. Na última pesquisa de Clima Organizacional, as lideranças tiveram um aumento de 2 p.p. na avaliação, o que demonstra a assertividade do programa.

Total de horas de treinamento por colaborador*

  2013 2014 2015*
Horas de treinamentos 90.053 92.068 58.207
Valor de treinamentos (R$) 1.530.818 1.156.593 1.164.418
Horas/colaborador 46 39 24
Valor/colaborador (R$) 642 485 515

* As informações não contemplam os dados da Tégula.



A Companhia conta com um sistema integrado para a programação de treinamentos de acordo com as necessidades dos colaboradores.

A Eternit, a SAMA e a Tégula, realizam o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) para dar suporte ao colaborador em relação ao desempenho das suas atividades. Esse levantamento é realizado anualmente por meio do Sistema Integrado de Recursos Humanos e tem como objetivo programar todos os treinamentos que cada colaborador necessita para realização do seu trabalho.

Avaliação de desempenho e plano de carreira

Na Eternit, 100% dos colaboradores participam do processo de análise de desempenho e desenvolvimento de carreira. Os colaboradores com cargo de liderança são avaliados por meio das ferramentas "360º" e pelo PLACAR. Já os demais colaboradores são avaliados de forma quantitativa, pelos objetivos da área e pela avaliação de desempenho “Cuidando do Meu Progresso”. A área de Recursos Humanos possui essas informações e os processos de forma integrada e informatizada, contendo ainda todo o histórico do profissional.

As avaliações de desempenho da SAMA são realizadas de maneira formal uma vez ao ano. O colaborador se auto avalia e é avaliado em conjunto com o superior imediato em temas como credibilidade e confiança, compartilhamento das atividades, trabalho em equipe, disponibilidade, comprometimento, flexibilidade, foco na atividade, entre outros. As lideranças são avaliadas pelo modelo “360º”, em que são analisados pelo seu superior imediato, por alguns de seus pares e por todos os seus liderados sobre diversos aspectos comportamentais, como comunicação, cooperação, ética, favoritismo, flexibilidade, gerenciamento de equipe, entre outros. Em 2015, 100% dos colaboradores ativos tiveram avaliação de desempenho.

Na SAMA, são os próprios colaboradores que planejam sua carreira. Para isso, a mineradora oferece todo suporte disponibilizando um sistema informatizado das possibilidades de ascensão profissional e as necessidades exigidas para o cargo desejado.

Na Tégula, os gerentes e supervisores recebem anualmente a análise de desempenho, que equivale a 5% do efetivo total. Deste total, 19% (4 ) são mulheres e 81% (17) homens.