O jeito Eternit de construir

Cultura comercial

A Eternit entende que construir relações duradouras só é possível se houver um compromisso com a excelência, a agilidade e foco no cliente. Por isso, a Companhia possui uma operação que garante esses atributos em sua plenitude.

Excelência: nos últimos anos, a Eternit investiu em tecnologia para oferecer aos seus consumidores produtos inovadores, duráveis e com características que possibilitem praticidade, conforto e design atrativo. O resultado disso é que Companhia é líder de mercado no segmento de coberturas. A excelência também faz parte do processo de extração do mineral crisotila, que é feito pela SAMA e que é reconhecida como a melhor mineradora para se trabalhar do Brasil, segundo a revista Você S/A.

Agilidade: com unidades industriais localizadas em todas as regiões do Brasil, sendo que muitas delas atuam como centro de distribuição, a Eternit tem uma logística diferenciada. Os pedidos são entregues em um prazo médio de 72 horas (após a emissão da nota fiscal).

Foco no cliente: atender a demanda com produtos adequados à necessidade do cliente ou da região é a principal preocupação da Companhia. A Eternit investe na fabricação de materiais para construções de diversos tipos, que vão desde padrões econômicos até os padrões mais sofisticados, mantendo sempre a qualidade e durabilidade dos seus produtos.



Aplicação de louças sanitárias - modelos Darus e Labasa



FORÇA DE VENDAS

Com uma ampla rede de revendas e parceiros no Brasil, é preciso muita dedicação para manter a força de vendas atualizada e treinada para proporcionar ao cliente a melhor experiência com os produtos Eternit.

A Companhia acredita que faz parte da qualidade oferecer ao consumidor informações completas sobre os produtos – em alguns casos, até mesmo sob forma de consultoria. Para isso, investe constantemente em treinamentos, principalmente dos revendedores. Em 2015, a empresa realizou a capacitação de mais de 5 mil profissionais em todas as regiões brasileiras.

A Eternit possui mais de 20 consultores técnicos responsáveis pela especificação de produtos, atendimento ao cliente, consultoria em projetos e capacitação profissional, ministrando cursos de mão de obra. As ações com atendimento presencial e personalizado têm foco principal para engenheiros, arquitetos e construtoras, mas se estende também aos pontos de revenda, fidelizando clientes e conquistando novos.

Campanhas e patrocínios de 2015
Em 2015, a Eternit intensificou seus investimentos em patrocínio esportivo com a intenção de fortalecer o relacionamento com a sociedade, ampliando a divulgação da marca e do portfólio de produtos. Patrocinadora oficial da Copa do Brasil, a Companhia também possui cota de visibilidade nos campeonatos estaduais: paulista, carioca, mineiro e gaúcho. O retorno superou a expectativa, estreitando o relacionamento entre os consumidores e a marca e criando grande exposição na mídia convencional. Nos 10 meses de patrocínio, mais de 150 milhões de pessoas foram abrangidas.

Relacionamento com clientes
O relacionamento da Eternit vai muito além do momento da compra, destacando-se por usar o conhecimento da empresa no setor de construção civil para agregar valor à marca. Em 2015, a Companhia ofereceu 300 treinamentos gratuitos para os revendedores e 80 cursos de qualificação de mão de obra profissional. Outra forma de comunicação bastante utilizada em 2015 foi o envio de e-mail marketing informativo, com dicas úteis sobre os produtos, instalação e decoração.



INOVAÇÃO

A inovação para a Eternit sempre esteve atrelada ao objetivo de criar produtos e soluções que facilitem a vida dos clientes, usando a tecnologia para agregar mais qualidade e valor aos seus produtos. Foi assim que a Companhia criou os produtos para soluções construtivas como a Eterplac e o Painel Wall, além das soluções de engradamento metálico, que substituem a madeira na estrutura do telhado.

A Companhia entende que a inovação é um dos principais eixos na diversificação dos seus negócios – estratégia adotada pelo Grupo para o crescimento sustentável – atuando em segmentos que abrangem parte da cadeia de valor da construção civil (matéria prima, produtos e soluções). Hoje, a Companhia possui uma área de desenvolvimento de produtos e novos negócios e uma unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção, em Manaus (AM).

Calculando a construção: O Etercalc, ferramenta de cálculo de coberturas em fibrocimento, exclusividade da Eternit, é o único software do mercado que, com poucas informações é capaz de dizer qual o tipo de telha de fibrocimento é mais adequado ao projeto, além de quantificar todo o material que será necessário na execução.

Área administrativa da fábrica Eternit Simões Filho (BA)