O jeito Eternit de construir

Perspectivas

G4-DMA Desempenho econômico

A Administração permanece atenta aos desdobramentos e impactos que poderão ocorrer
em função do atual quadro da economia brasileira e do setor no qual está inserida.

Em linha com o cenário econômico de incertezas, queda da confiança do consumidor e da atividade industrial, as projeções sobre o desempenho da economia no que se refere ao PIB 2016, em comparação com o ano de 2015, é de -3,6%, segundo relatório FOCUS de 18/03/2016, e o PIB da construção civil de -5,0%, conforme relatório de Inflação de dezembro de 2015 do Banco Central (BACEN), reflexo da dinâmica negativa do segmento residencial, impactado por restrições ao financiamento e altos estoques de imóveis.

O déficit habitacional no Brasil, estimado em 5,4 milhões de lares (Fundação João Pinheiro 2011-2012), é composto por famílias que são oneradas excessivamente com aluguel e pela coabitação familiar que representam mais de 75% do déficit, seguidos da habitação precária e adensamento excessivo em domicílios alugados. Embora o programa “Minha Casa Minha Vida” tenha impulsionado a redução do déficit, segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2014, a estimativa é que em 2024, com o crescimento da população, o País terá aproximadamente 16,4 milhões de novas famílias, sendo 10 milhões com renda familiar de até três salários mínimos.

A geração de emprego, a melhora na distribuição de renda, o aumento dos financiamentos, dos investimentos em infraestrutura e das unidades habitacionais a serem construídas para o “Minha Casa Minha Vida”, contribuirão para minimizar o problema das moradias, os quais impactarão positivamente os negócios da Companhia, pois haverá aumento da demanda por produtos de nosso portfólio, destinados, principalmente, à construção autogerida.

Para o setor de materiais de construção, condições como o medo do desemprego, da perda de renda pelas famílias e a falta de confiança dos empresários permanecem no início de 2016, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), além dos meses de janeiro e fevereiro serem períodos onde muitas despesas se acumulam para as famílias (como IPTU, IPVA, entre outros). Diante deste cenário, a ABRAMAT acredita que somente a partir dos meses de abril ou maio poderá haver um início de reação no mercado, desde que medidas como mais crédito ao setor, obras de infraestrutura e a retomada do Minha Casa Minha Vida (Fase 3) sejam implementadas e, portanto, projeta uma retração de -4,5% no faturamento real para o ano de 2016 frente a 2015.

Aplicação da telha de fibrocimento Olinda



Ainda de acordo com a associação, também poderá contribuir para um cenário mais positivo que 2015 a substituição de importações e aumento das exportações, impulsionadas pelo câmbio. No entanto, aponta que a situação é preocupante e exige medidas urgentes de retomada do crescimento da economia.

A Eternit considera importante levar em consideração os seguintes desafios para o País e setor em que está inserida: as condições de competitividade da indústria nacional frente aos gargalos de infraestrutura, aspectos tributários e valorização do câmbio, manutenção do emprego e renda, políticas econômicas sustentáveis, além do aumento do nível de confiança dos empresários e consumidores.

Para o segmento do fibrocimento, a Eternit usará da força da marca e da sua rede com mais de 15 mil revendas para minimizar os efeitos da crise e operar as suas fábricas com uma utilização maximizada de sua capacidade. Para os demais segmentos, mineração do crisotila e telhas de concreto, as ocupações de capacidade acompanharão a demanda do mercado. Os esforços estarão centrados na redução de custos e despesas de operação, na otimização da logística de distribuição e no aumento da competitividade necessários para o enfrentamento de concorrência acirrada em momentos de baixa ocupação das capacidades de produção instaladas.

De acordo com a estratégia de crescimento orgânico diversificado, a Companhia iniciou, em meados do segundo semestre de 2015, os testes nos equipamentos da unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção na cidade de Manaus (AM) e realizou a produção e a comercialização dos primeiros lotes industriais experimentais de fios de polipropileno para os testes de aplicação em escala industrial no fibrocimento.

Já a unidade de louças, no Estado do Ceará, superou importantes gargalos ao longo do ano de 2015, como por exemplo, a redução dos itens importados de baixo valor agregado para complemento da produção e atendimento a demanda, a conclusão pela concessionaria com a entrada em operação da linha de gás natural para uso na produção do site e a evolução progressiva nos indicadores de produção. Em 2016, a atividade deverá disponibilizar um portfólio mais diversificado com o objetivo de melhorar a rentabilidade do negócio.

Com relação ao aspecto jurídico do mineral crisotila, a Companhia espera que sejam consideradas as evidências técnicas e científicas no julgamento das ações em curso, e se necessário, tomará as medidas legais cabíveis perante os Tribunais.

A Administração permanece atenta aos desdobramentos e impactos que poderão ocorrer em função do atual quadro da economia brasileira e do setor no qual está inserida, realizando suas operações com rigor financeiro e mantendo o foco na sustentabilidade dos negócios, com o objetivo de consolidar a Eternit como uma provedora de matérias-primas, produtos e soluções para a construção civil.

A Companhia, independente dos desafios citados acima, acredita na retomada do crescimento da economia brasileira e, principalmente, do setor em que atua.