A marca sobre forte alicerce

Processo de extração e produção



Extração, beneficiamento e distribuição do crisotila

1 - Plano de produção e lavra: define os locais de atividade na mina, analisa demandas de mercado, escala de produção, frota de equipamentos e condições geológicas e climáticas da região.

2 - Perfuração e desmonte: furos de 15 metros de profundidade são realizados por máquinas e por meio deles é liberada uma emulsão à base de nitrato de amônia, preparada no próprio local. Por meio de boosters são acionados os explosivos.

3 - Carregamento e transporte: minério e estéril são carregados por escavadeiras e/ou pás mecânicas em caminhões com capacidade individual de 25 a 32 toneladas. Dali, seguem para o britador primário, pilhas de disposição ou carga circulante.

4 - Tratamento e classificação: o concentrado de minério passa por novas etapas de peneiramento, separação por aspiração e impactação para a separação da fibra de crisotila, que passa então por circuitos de limpeza de areia e pedriscos. Depois, a fibra é classificada por tamanho, acondicionada em silos e testada de forma amostral para o controle de qualidade.

5 - Silo de minério seco: nesse local, o concentrado de minério seco é mantido de forma segura até que seja enviado para a planta de tratamento.

6 - Britagem, concentração e secagem: todo o material é fragmentado, peneirado e separado. Nesse momento, separa-se o minério e o estéril. O primeiro é enriquecido, tornando-se concentrado de minério, e seco em fornos até atingir umidade abaixo de 5%. Enquanto isso, o estéril é separado e transportado por caminhões para bancas de deposição que serão posteriormente recuperadas.

7 - Embalagem: as fibras são compactadas em sacos de 50 quilos feitos de polipropileno e polietileno. Totalmente impermeáveis, os sacos impedem o escape de fibras e a umidificação do mineral. Depois de identificados, os sacos são acondicionados em paletes e envolvidos com películas retráteis. Todo esse processo é automatizado, oferecendo maior segurança aos colaboradores.

8 - Logística de distribuição: diariamente, carretas com capacidade individual de 38 toneladas saem da mineradora. Para atender os clientes na América do Sul são utilizados predominantemente o transporte rodoviário. Já a exportação para outros continentes é realizada por meio dos portos de Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).



Produção e distribuição das telhas de fibrocimento



Produção e distribuição de telhas de concreto