Sobre este Relatório

Mensagem da Administração

G4-1 | G4-2

Nelson Pazikas - Diretor-Presidente e
Diretor de Relações com Investidores

O resultado OBTIDO EM 2015 SE DEVE AO ESPÍRITO TRANSFORMADOR
DOS 2,3 MIL COLABORADORES

Revisitamos processos em uma contínua busca por eficiência e aumento de sinergias que nos torna mais preparados para momentos de baixa demanda.

Se há um conceito fortemente enraizado na Eternit, devido a sua trajetória de mais de 75 anos de atuação, é o de que é preciso estar sempre preparado, tanto para maximizar os resultados em momentos de oportunidades, quanto para transpor com prudência e solidez os momentos desafiadores.

E é assim que temos lidado nos dois últimos anos – mais intensamente em 2015 – com o impacto da retração econômica, das incertezas políticas do Brasil e da dinâmica global da economia, que afetam os negócios em todo o setor da construção civil. Mesmo tendo sido um ano desfavorável, esse comportamento possibilitou avanços na Companhia, consolidando, inclusive, a estratégia de diversificação do portfólio. A Eternit está fundada sobre sólidos alicerces e eles nos permitem continuar a construir, sempre.

Focamos nossos negócios na busca da máxima eficiência para fazer frente aos ciclos de baixa da economia e seus efeitos. Por isso, fomos ainda mais criteriosos em relação à ineficiência, melhoramos os processos nas fábricas, ajustamos demanda versus produção e estoque, criamos mais sinergia entre as unidades com a criação do Centro de Serviços Compartilhados e aprimoramos a Governança e as formas de mitigação da gestão de riscos. Após os investimentos que foram realizados nos anos anteriores, o ano de 2015 foi um período de continuidade à consolidação destes, com melhoria dos processos buscando o aumento da eficiência operacional e o fortalecimento da cultura organizacional.

O ciclo de baixa que a economia brasileira tem apresentado afetou o segmento de materiais de construção, no qual a Companhia está inserida. A queda nas vendas do mineral crisotila no mercado interno, do fibrocimento e telhas de concreto foram consequência, principalmente, da desaceleração do setor, aumento do desemprego, queda na renda das famílias e restrições ao crédito, além da diminuição no ritmo de reformas. Já no mercado externo, as vendas do crisotila sofreram redução em função da competitividade dos concorrentes no mercado externo, além da redução das vendas para a Índia devido ao aumento de competitividade das telhas de aço face à disponibilidade de minério de ferro a preço baixo.

Em 2016, no segmento do fibrocimento, a Eternit usará da força da marca e da sua rede com mais de 15 mil revendas para minimizar os efeitos da crise e operar suas fábricas com uma utilização maximizada de capacidade. Para os demais segmentos, mineração do crisotila e telhas de concreto, as ocupações de capacidade acompanharão a demanda do mercado.

No segmento de louças sanitárias, no qual entramos com capacidade de terceiros e, a partir de 2014, por meio da joint venture Companhia Sulamericana de Cerâmica, alguns fatores impactaram os resultados em 2015, como a importação dos itens de baixo valor agregado para complemento da produção e atendimento a demanda e o atraso na conclusão pela concessionária da linha de gás natural para uso na produção do site e a evolução progressiva nos indicadores de produção, mas estes gargalos já foram superados. Em 2016, a atividade deverá disponibilizar um portfólio mais diversificado com o objetivo de melhorar a rentabilidade do negócio.

Em relação à unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para materiais de construção na cidade de Manaus (AM), em meados do segundo semestre de 2015, a Companhia iniciou os testes em seus equipamentos, realizando a produção e a comercialização dos primeiros lotes industriais experimentais de fios de polipropileno para os testes de aplicação em escala industrial no fibrocimento.

Com isso, encerramos o ano de 2015 com receita líquida de R$ 974,9 milhões, praticamente em linha com o ano de 2014. O desempenho em 2015 é resultado do espírito transformador dos mais de 2,3 mil colaboradores do Grupo, construído sob a força da marca e aliado à ética e ao profissionalismo dos nossos colaboradores.

Em 2016 continuaremos realizando nossas operações com rigor financeiro e mantendo o foco na sustentabilidade dos negócios, com o objetivo de consolidar a Eternit como uma provedora de matérias-primas, produtos e soluções para a construção civil.

Assim, a Companhia reafirma o compromisso com os dez princípios do Pacto Global, do qual somos signatários, desde 2007, e agradecemos aos nossos acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos reguladores, parceiros e todos aqueles que contribuíram para o desempenho da Eternit no ano de 2015, pelo apoio e confiança no futuro; confiando no comprometimento e dedicação constantes como base para a realização do nosso trabalho, sempre em linha com o desenvolvimento sustentável do País.