Relatório de Sustentabilidade 2012

Ativos Intangíveis
Os ativos intangíveis representam importantes
fatores de diferenciação, que fortalecem os
negócios e contribuem significativamente para
a criação de valor da empresa.
São considerados ativos intangíveis os bens que não podem ser mensurados em números e, portanto, não estão presentes nos demonstrativos econômicofinanceiros. Tais ativos representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da Companhia. Dentre os ativos intangíveis que a Algar Agro consolidou ao longo de mais de trinta anos de atuação se destacam:
Força da marca
A Algar Agro é uma Companhia orgulhosamente brasileira, reconhecida por valorizar relacionamentos e potencializar o talento humano, detentora de duas marcas fortes. No setor alimentício, a marca ABC tem como carro-chefe o óleo de soja mais vendido no Estado de Minas Gerais há mais de cinco anos. Na área de agronegócios, o farelo de soja RaçaFort é considerado um produto de excelente qualidade nos mercados interno e externo. Além disso, a Companhia faz parte de um grupo empreendedor e sólido, o Grupo Algar, igualmente admirado no mundo corporativo.
Capital humano e intelectual
A Algar Agro conta com profissionais qualificados e comprometidos com os seus clientes, que refletem a Visão da Companhia e de todo o Grupo Algar, "Gente Servindo Gente". Para a valorização dos talentos, conta com uma política bastante estruturada, que tem como principal catalisadora uma universidade corporativa. A UniAlgar está presente em todo o processo de desenvolvimento humano e intelectual de cada associado e também faz a gestão do conhecimento acumulado, multiplicando-o por todas as Companhias Algar.
Clima de trabalho
A sustentabilidade de uma Companhia também depende da satisfação de seus Talentos Humanos. Alinhada com os valores do Grupo Algar, a Companhia empenhase permanentemente para propiciar aos seus associados um ambiente saudável, do qual todos tenham orgulho de pertencer. A efetividade de suas ações – bem como o desenvolvimento de novas estratégias que visam aprimorar o ambiente de todas as suas unidades - é medida por uma Pesquisa de Clima e Engajamento quantitativa, realizada anualmente, e qualitativa, realizada a cada dois anos. Em 2012, a pesquisa contou com 81 afirmações e foi endereçada a todos os associados. No total, 383 pessoas responderam às questões, o que representa 84% de adesão.


