Relatório de Sustentabilidade 2012

Perspectivas
As metas para 2013, assim como o plano de
expansão da Algar Agro para os próximos anos,
estão sustentadas pela crença na economia brasileira,
pela localização estratégica das operações da
Companhia, pelo eficiente modelo de gestão participativa
e, igualmente, pelas boas práticas de governança corporativa.
A Algar Agro mantém uma atuação direta no campo, junto ao produtor, o que permite uma avaliação bastante real do mercado de soja. Para 2013, espera-se um aumento de safra de 26% em relação ao último ano, que foi de 66,4 milhões de toneladas, segundo informação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A projeção está baseada no aumento da área de plantio no Brasil combinada com o aumento da produtividade, impulsionado pela crescente demanda por grãos e seus derivados no mercado internacional.
As estimativas positivas para o novo ciclo apontam boas oportunidades para todas as operações da Algar Agro. A maior produção permitirá à Companhia ampliar a originação de grãos – a meta para 2013 é crescer a originação em 5%, chegando a 1,4 milhão de toneladas. O volume demandará também uma maior capacidade de armazenagem. Para tanto, além dos dois armazéns que serão inaugurados em 2013, planejamos a inauguração de mais três no decorrer do próximo ano.
O maior volume de soja originado, consequentemente, permitirá alavancar as exportações de soja – a meta da Companhia é crescer 4% nesse sentido – e também expandir os negócios no mercado interno, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País, nas quais o principal foco é ampliar a participação no mercado de óleo de soja, de 4% em 2012 para 6,5% em 2013. Para isso, prospectamos produzir, apenas na Unidade Porto Franco/MA, 4,1 milhões de caixas de óleo em 2013. Na refinaria de Uberlândia/MG, a meta é atingir a produção de 6,4 milhões de caixas de óleo/ano, para atender o mercado não só de Minas Gerais, mas também os Estados do Espirito Santo, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
No que se refere aos investimentos, a projeção para o ano de 2013 é de R$ 84 milhões. Deste total, 36% serão destinados à manutenção e modernização dos ativos físicos, o que envolve a atualização da planta de Uberlândia/MG e o trabalho de conversão da matriz energética em Porto Franco/MA – neste ponto, além do retorno econômico, os esforços reforçam o compromisso com operações cada vez mais sustentáveis. Também terá grande participação no orçamento, na ordem de 52% os investimentos em unidades armazenadoras a fim de acomodar o plano de crescimento em originação de soja da Companhia.
As metas para 2013, assim como o plano de expansão da Algar Agro para os próximos anos, estão sustentadas pela crença na economia brasileira, pela localização estratégica das operações da Companhia, pelo eficiente modelo de gestão participativa e, igualmente, pelas boas práticas de governança corporativa.


