Relatório de Sustentabilidade 2012

Mensagem da
Administração
Todos os dias, em todas as nove empresas
do Grupo Algar, colocamos nosso conhecimento
acumulado a serviço da sociedade.
É “Gente servindo Gente”.
O ano de 2012 foi um ano de grandes conquistas para a Algar Agro. Apesar do cenário mundial desfavorável, em função da grande volatilidade do mercado, tivemos um faturamento líquido de R$ 1,6 bilhão, um aumento em torno de 40% em relação a 2011.
Isso só foi possível graças ao nosso modelo de gestão e à nossa agilidade para administrar a oscilação do preço da soja e a capacidade para buscar o financiamento para os nossos negócios. Nossa proximidade com o produtor nos manteve na frente e garantiu o fluxo de recebimento da soja que chegou a 1,3 milhão de toneladas.
Os grãos foram comprados em nossas regiões de atuação, que também são as principais produtoras do País: Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e MAPITOPA, que abrange Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará. Também contribuíram para o volume originado os nossos 28 armazéns estrategicamente localizados e mais dois foram inaugurados para esta safra, totalizando assim mais de 1 milhão de toneladas de capacidade de armazenagem de grãos.
Outro importante ativo físico inaugurado em 2012 foi a planta de refino e envase na Unidade Porto Franco, no Maranhão. Além dos investimentos, na ordem de R$ 60 milhões, a nova planta exigiu uma força-trabalho extra da nossa área de Talentos Humanos para a capacitação dos associados. Contratamos com antecedência, trouxemos os novos profissionais até a refinaria de Uberlândia e também levamos nossa equipe mineira até a nova fábrica. O objetivo, mais do que transmitir conhecimentos técnicos para o desempenho das funções, foi integrar os recém-chegados à cultura Algar, ao nosso jeito de trabalhar e de servir.
Imediatamente após o start up desafiador, começamos a colher os bons frutos – o que, sem dúvida, será intensificado nos próximos anos. Nos setes primeiros meses de atividade, a produção da refinaria maranhense chegou a 1,5 milhão de caixas do óleo de soja ABC. Consequentemente, respaldada por um consistente trabalho comercial, a participação da marca nas regiões Norte e Nordeste, que até então era simbólica, atingiu 4%. Ainda na fábrica do Maranhão, aumentamos significativamente a produção de farelo de soja, que saltou de 150 mil toneladas em 2011 para 215 mil toneladas no último ano, e de óleo degomado, que atingiu mais de 40 mil toneladas no mesmo período.
Na Unidade Uberlândia (MG), onde está localizada a sede administrativa da Companhia, iniciamos um processo de modernização tecnológica para manter a eficiência da planta, que foi inaugurada há três décadas. Ali, o volume óleo de soja ABC fabricado chegou próximo a 6 milhões de caixas e, mais uma vez, o produto manteve-se à frente da concorrência com market share de 26% em Minas Gerais.
Também merece ser comemorado o desempenho da Algar Agro no mercado externo. Registramos um crescimento nominal em torno de 20% nas operações internacionais, que abrangem as exportações de soja em grãos e do farelo de soja, que é utilizado na alimentação animal. Em valores absolutos, as operações atingiram em torno de US$ 370 milhões.
Além da qualidade dos produtos, somos valorizados pela maneira diferenciada com que nos relacionamos com nossos públicos, especialmente nossos associados. O nosso jeito para crescer de maneira sustentável passa pela crença de que cada um dos nossos associados é um talento-chave no cumprimento de sua missão e um fomentador de ideias inovadoras. Por isso, oferecemos uma trilha de carreira baseada na meritocracia, no qual recompensamos a dedicação e o bom desempenho, investimos na formação de novas lideranças e mantemos um trabalho permanente para a valorização humana, a educação e o bem-estar de nossa equipe.
Em 2012, a Algar Agro destinou cerca de R$ 1,2 milhão para treinamento e capacitação de seus profissionais e o Programa de Desenvolvimento Individualizado da Saúde, que nos últimos dez anos melhoraram de maneira expressiva a qualidade de vida dos executivos da Companhia, passou a ser disponibilizado para todos os associados.
A Algar Agro está comprometida com a sustentabilidade. Em Porto Franco, iniciamos a troca da matriz energética por madeira de eucalipto. Esta iniciativa irá gerar uma redução de cerca de 80% na emissão de CO2. Em Uberlândia, a mudança começou ainda antes, em 2008, quando o combustível fóssil (óleo BPF) passou a dar lugar, gradativamente, ao bagaço de cana.
Outro compromisso da Companhia, que foi reafirmado ao longo do último ano, é com a comunidade. Por meio do Instituto Algar, que completou dez anos em 2012, destinamos mais de R$ 500 mil para programas sociais dedicados ao desenvolvimento de educadores e crianças de escolas públicas nas cidades em que atuamos.
Repassar os avanços do último ano nos dá a certeza de que a Algar Agro inicia 2013 com uma estrutura bastante competitiva, tanto no que se refere aos ativos físicos modernos e estrategicamente localizados como ao seu qualificado e motivado time de associados. Enxergamos, portanto, excelentes perspectivas de crescimento. Os planos para o próximo exercício envolvem a inauguração de três novos armazéns, o que dará suporte ao aumento da originação de grãos, o crescimento das exportações e a produção de 3 milhões de caixas adicionais de óleo de soja ABC – a nossa proposta é aumentar a participação da marca nas regiões Norte e Nordeste para que, até o final do ano, o produto seja consumido por cerca de 2,5 milhões de famílias brasileiras.
Aproveitamos a oportunidade para ressaltar que a Algar Agro é uma companhia de capital fechado e, portanto, não tem obrigações de divulgar suas informações periódicas. Mesmo assim, decidimos publicar no ano passado o nosso primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade. Nesse ano, ao elaborar a segunda edição do documento, avançamos ainda mais, elevando-o ao nível B do Global Reporting Initiative (GRI) - Versão G3.
A publicação desse documento, portanto, ratifica o compromisso de ser uma Companhia responsável e transparente, que aplica as melhores práticas de governança corporativa e trabalha para gerar valor a todos os seus públicos - produtores, clientes e consumidores finais, fornecedores, acionistas e associados, aos quais expressamos a nossa gratidão pela parceria e confiança ao longo do último ano.
Luiz Alberto Garcia
Presidente do Conselho de Administração
Leonardo Freitas
Diretor-Superintendente


