Algar Agro

Relatório de Sustentabilidade 2012

Estratégia

Os resultados são consequência do empenho
para proporcionar uma experiência agradável
entre a Companhia, seus clientes e fornecedores,
com seus associados e, também, com a comunidade.

Consolidada como um player de larga escala no mercado de trading e processamento de soja, a Algar Agro acredita que os resultados são consequência do empenho para proporcionar uma experiência agradável entre a Companhia, seus clientes e fornecedores, com seus associados e, também, com a comunidade.

A capacidade para criar valor a partir de bons relacionamentos concretiza-se, em grande parte, por conta dos investimentos permanentes no desenvolvimento dos talentos humanos e na disseminação da cultura estabelecida pelo fundador do Grupo Algar, Alexandre Garcia, cujas palavras estão perpetuadas no Valor "Cliente Nossa Razão de Existir" e também na Visão de todo o grupo, "Gente Servindo Gente".

O planejamento estratégico da Companhia passa, ainda, pelas ações de sustentabilidade, pela evolução nas práticas de governança corporativa, pela cultura de inovação e pelo diferenciado modelo de gestão, que propicia a concretização das metas envolvendo cada um dos associados.

Modelo de Gestão Empresa-Rede

O Grupo Algar acredita que as conquistas são decorrentes do empenho e da capacidade de inovação de cada um dos seus associados. Esta crença levou ao desafio de promover uma gestão participativa dos negócios em todas as esferas. Surgiu, assim, um modelo de gestão próprio, chamado Empresa-Rede, que a Algar Agro adota desde 1990.

Com processos claros, amplamente divulgados e que envolvem todos os associados, independentemente do nível hierárquico que eles ocupam, o modelo conta com ferramentas para estimular o comprometimento e a autonomia com responsabilidade, o que permite a cada profissional acompanhar e ter participação significativa nas decisões que guiam a Companhia.

Na prática, cada área de negócio da Algar Agro é considerada um Centro de Resultado, com orçamentos e metas independentes. A Diretoria Executiva administra todos estrategicamente, alinhando-os às metas estabelecidas em concordância com o Conselho de Administração. Porém, após a aprovação dos orçamentos, cada Centro de Resultado tem autonomia para executar seus planejamentos, o que resulta em maior agilidade na tomada de decisões.

Aplicado há mais de duas décadas, este modelo de gestão tem-se mostrado bastante eficiente na motivação dos associados, uma vez que promove uma cultura em que todos estão a postos para dar sugestões, ouvir críticas e, principalmente, aprender. Além de ampliar o comprometimento, o processo participativo reforça a sensação de pertencimento e, principalmente, o orgulho pelos resultados conquistados em equipe.

Inovação

A inovação, parte da estratégia de crescimento da Algar Agro, está no DNA da Companhia desde a sua fundação e é cultivada nos mais diferentes processos. A Companhia mantém um programa com orçamento próprio, do qual faz parte o Comitê de Inovação. Cabe ao grupo formado por profissionais de diferentes áreas da Companhia avaliar e coordenar a implantação de projetos que possam resultar em melhorias, economias ou novas receitas e disseminar a cultura que motiva o comprometimento dos associados com a geração de ideias. Este Comitê trabalha em sintonia com a Assessoria de Inovação do Grupo Algar, responsável pela política de inovação difundida por todas as Empresas do Grupo.

Há mais de uma década, o incentivo para a inovação é realizado pelas metodologias PGP (Programa de Gestão de Processos) e o PGI (Programa de Gestão de Ideias), voltadas a projetos de melhoria em todas as áreas. A partir de 2012, a Companhia (e todo o Grupo Algar) passou a oferecer, ainda, estímulo para protótipos com potencial de gerar novos negócios, que recebem aporte financeiro e apoio técnico por meio da Incubadora Algar. Quando aprovadas, as ideias dos associados são desenvolvidas e rendem gratificações financeiras aos idealizadores. Já os projetos captados pela incubadora são incorporados ao portfólio da Companhia e também pode constituir uma nova Companhia, que terá o associado como sócio da Algar.

As melhores iniciativas apresentadas ao longo do ano participam da Mostra Algar Inovação, realizada pela Holding. A 12ª edição do evento aconteceu em julho de 2012, na sede da Algar Tecnologia de Campinas, e contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, entre associados, clientes, fornecedores e convidados.

Para alavancar ainda mais este pilar nos processos e na cultura da Companhia, a Comissão de Inovação da Companhia criou, em 2011, a campanha Safra de Ideias, com o objetivo de incentivar, valorizar e premiar a colaboração de todos os associados na descoberta de soluções inovadoras que mudem para melhor o dia a dia da Companhia. O processo recebeu mais de 200 inscrições e, ao final, quatro ideias foram colocadas em prática ao longo de 2012, o que gerou ganhos de R$ 400 mil reais.

A segunda edição da campanha, no último ano, teve a redução de custos como tema. Das 117 ideias levantadas com a participação de 68 associados, três foram consideradas como grande potencial de retorno não somente financeiro para a Algar Agro, mas também com ganhos para o meio ambiente por se tratarem de melhorias nos processos produtivos com redução de consumo de insumos. As ideias vencedoras serão implementadas em 2013.

Tais ações inovadoras juntam-se a outras que vêm sendo incorporadas ao longo dos últimos anos. Na área industrial, por exemplo, foi significativa a redução de peso das embalagens PET utilizadas no envase do óleo de soja (de 20 gramas para 17,5 gramas por embalagem) na unidade de processamento de Uberlândia. Já na unidade de Porto Franco/MA, a troca da matriz energética está em andamento com conclusão prevista para 2013 e entrada em operação em 2014; prevê redução significativa de custos com a geração de vapor, substituindo o combustível fóssil por madeira de reflorestamento.

Além da geração de valor mensurável, os avanços da cultura de inovação da Algar Agro se refletem na admiração que a Companhia desfruta no mercado, o que contribui para a construção de relacionamentos duradouros com fornecedores, clientes e sociedade.

Estratégias de Crescimento

Em um mercado de commodities como o da soja e considerando as dimensões do País, a localização dos ativos físicos de uma Companhia torna-se um diferencial que impacta diretamente nos resultados. Focada em manter uma logística competitiva para os mercados interno e externo, a estratégica de crescimento da Algar Agro, portanto, tem como um de seus pilares a escolha geográfica acertada para a instalação de armazéns e plantas.

Para armazenar o volume de soja originado a cada safra, a Companhia conta atualmente com 30 armazéns – dois deles em construção em 2012 e inauguração em 2013 - espalhados pelos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e no MAPITOPA (região geográfica que agrega os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará), próximas aos locais em que estão os produtores rurais da sua carteira de fornecedores.

Da mesma forma, as duas unidades de beneficiamento estão próximas aos produtores e em localização que facilita o escoamento da produção. A região do Triângulo Mineiro, onde fica a Unidade Uberlândia (que absorve os grãos originados nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás), oferece mão de obra qualificada e fácil acesso aos principais centros consumidores, uma vez que está próxima ao centro geográfico do Brasil e é local de entroncamento de diferentes rodovias. A logística para os mercados de exportação, por sua vez, é favorecida pela proximidade de um terminal ferroviário, que dá acesso aos Portos de Tubarão (ES) e de Santos (SP).

A localização da refinaria no Triângulo mineiro também contribui para um preço final mais competitivo do óleo de soja ABC - que é líder de vendas na região - e outros produtos da marca, uma vez que o custo do frete corresponde a uma parcela significativa do preço. Isso porque, considerando que a qualidade dos produtos dos concorrentes é grande, a decisão final do consumidor, muitas vezes, é tomada no momento da compra, diante do preço do produto nas prateleiras.

A Unidade Porto Franco, por sua vez, recebe a soja originada no MAPITOPA e facilita o escoamento da produção para o mercado internacional via Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA). A instalação de uma nova planta para refino e envase no local, que começou a funcionar em junho, mostrou-se essencial para a estratégia de ampliar a participação do óleo de soja ABC nas regiões Norte e Nordeste. O potencial deste mercado de varejo é comprovado pelos resultados de 2012. Com apenas seis meses de funcionamento, a marca alcançou 4% de market share. Nesta primeira etapa, a distribuição focou apenas dez estados da região Nordeste.

Outro pilar importante da estratégia de crescimento apoia-se em uma cultura comercial, cujos princípios são compartilhados por todas as Companhias do Grupo Algar. A Visão "Gente Servindo Gente", que estimula as relações de parceria com os clientes, norteia tanto as grandes operações de exportação como a venda dos produtos ABC nas prateleiras.

Em qualquer situação, a Algar Agro se posiciona como uma Companhia sustentável, que valoriza os produtores rurais e a mão de obra dos locais em que atua e que possui uma equipe altamente qualificada, responsável por ofertar produtos da mais alta qualidade. No varejo, ao invés de lidar com grandes redes varejistas cujo arrojado poder de compra poderia afetar sua margem, a Companhia ainda diferencia-se ao adotar, como ponto de venda ideal, pequenos e médios estabelecimentos.

GRI: 2.9