Algar Agro

Relatório de Sustentabilidade 2012

Gestão de Riscos

O Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos,
órgão vinculado ao Conselho de Administração,
é responsável por assegurar o processo de
identificação, avaliação, mitigação e o monitoramento
da exposição dos riscos estratégicos frente aos limites aprovados pelo Conselho de Administração.

O gerenciamento de riscos corporativos é parte integrante de todos os processos estratégicos e operacionais e visa preservar e criar valor para a Algar Agro, seus acionistas e demais stakeholders. Alinhada com as melhores práticas de governança corporativa e também com as diretrizes do Grupo Algar, a Companhia considera o gerenciamento de riscos corporativos parte integrante de seus processos estratégicos e operacionais. Para tanto, mantém um comitê, que responde diretamente ao Conselho de Administração, e uma política de gestão de riscos estruturada e compartilhada com todas as partes envolvidas.

Para identificar, avaliar, classificar e elaborar os planos de ação para a mitigação dos riscos intrínsecos aos negócios do grupo, o Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos emprega a metodologia Enterprise Risk Management (ERM) ou, em português, Gerenciamento do Risco Corporativo, adotado pelo Committee of Sponsoring Organizations (COSO), organização internacional dedicada ao estabelecimento e disseminação de melhores práticas em gestão de riscos, controles internos e detecção de fraudes.

Cabe ao comitê monitorar o cumprimento das normas do Sistema de Gestão de Riscos do Grupo Algar, sempre reforçando os princípios do modelo de gestão – entre eles "Autonomia com Responsabilidade". Os conflitos de interesse devem ser identificados, avaliados e tratados de acordo com as boas práticas de governança corporativa.

O processo de identificação dos riscos partiu de uma série de entrevistas com os principais executivos, por meio das quais se chegou ao conjunto de eventos que podem impactar os objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo da Companhia, dando origem a riscos regulatórios, de mercado, ambientais, dentre outras categorias. A Algar Agro está exposta a 13 riscos estratégicos, que são:


A cada foi atribuído um impacto e uma probabilidade, de acordo com uma escala pré-definida e, a partir daí, determinado o seu grau de exposição, seguindo as etapas:

1. Identificação dos fatores de risco com os executivos e elaboração da matriz de riscos brutos (risco inerente);
2. Mapeamento dos controles e indicadores e elaboração da matriz de riscos residuais (exposição considerando os controles existentes);
3. Mapeamento dos planos de ação e elaboração da matriz de riscos target (exposição desejada após a implementação dos planos de ações);


Cada risco fica sob a responsabilidade de um "dono", um executivo com amplo conhecimento acerca do assunto, ao qual cabe sugerir e desenvolver o melhor conjunto de ações em resposta ao risco e coordenar as ações com os demais executivos. Trimestralmente, o Diretor-Superintendente da Algar Agro reporta para o Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos o andamento das ações e as exposições.

Por ser um dos principais componentes do modelo de gestão corporativa dos riscos, a matriz demanda atualizações, de tempos em tempos, para garantir o reflexo, nos níveis adequados, das operações da Companhia e das ameaças ao seu valor e às partes interessadas. Pela análise periódica das estratégias, considerando mudanças significantes nos processos e no contexto dos negócios, o mapa é revisitado buscando refletir sempre o melhor conjunto de incertezas.

Para apoiar esse processo e aprimorar as práticas de governança corporativa, o Conselho de Administração estabeleceu, em março de 2011, uma Política Corporativa de Gestão de Riscos, definindo os papéis, atribuições e responsabilidades para todos os níveis da gestão.

O Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, órgão vinculado ao Conselho de Administração, é responsável por assegurar o processo de identificação, avaliação, mitigação e o monitoramento da exposição dos riscos estratégicos frente aos limites aprovados pelo Conselho de Administração.

Ao longo do ano de 2012, conforme o planejamento previsto, a Algar Agro iniciou os trabalhos para mensuração dos riscos de mercado (preço das commodities e câmbio) e a construção de uma Política de Gestão de Riscos de Mercado específica para o setor de agronegócio.

Para o ano de 2013, o planejamento do Comitê prevê: (i) a consolidação dos riscos dos negócios em uma matriz corporativa, respeitando as especificidades e a representatividade do setor; (ii) a definição de uma metodologia corporativa de mensuração de riscos; (iii) a realização dos testes de efetividade sobre os controles dos riscos mapeados; (v) a revisão da matriz de riscos estratégicos da Companhia; e (vi) a execução dos planos de mitigação inicialmente traçados. Em cumprimento às atribuições definidas para a área de Gestão de Riscos e ao aprimoramento do processo, também está prevista a primeira atualização da versão da Política de Gestão de Riscos Corporativa do Grupo Algar, que foi aprovada em 2011.